GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

+5
Adilson Thiago Vieira
NPH
PedroX
Thyago
Gonçalves
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qua 27 Fev 2013, 21:34

Navegando pela internet, reencontrei um artigo muito útil para os membros, que é exatamente como melhorar o desempenho dos seus jogos Game Maker. O artigo original é de autoria de Derek, e a fonte você encontra no fim do tópico. Seria ótimo se os membros também deixassem aqui suas dicas pra melhorar os jogos, aumente o conteúdo do tópico. Isso seria de extrema utilidade visto que o conteúdo é do ano de 2008 e muita coisa mudou de lá pra cá. Podem ter surgido novas formas de otimizar um jogo então é importante a participação dos membros em geral.

1. Desativar/Destruir Instâncias Não-Utilizadas

Instâncias retardam BASTANTE o Game Maker. Ouvi dizer que 50 instâncias é o máximo que você deve ter ativo de uma vez. E quanto mais trabalho um objeto está executando a cada Step, mais lento o mesmo será, então certifique-se de que não existam objetos ativos, caso não estejam sendo utilizados.

Para fazer isso, instance_destroy() e instance_deactivate() são seus amigos. Tente desativar qualquer coisa que está fora de vista do jogador, e destruir tudo o que está fora da sala.

Por exemplo, ponha isso no Step de um objeto invisível em uma room:

Código:
instance_deactivate_all(true);
instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true);

Certifique-se de que isso não desativará objetos importantes (como o objeto que executou o código!). Se você definir o argumento notme como true, o objeto irá ignorar a si próprio na desativação

2. Use Tiles Ao Invés de Objetos

Tiles são muito, mas muito mais rápidos que objetos, então você deve usá-los no lugar dos objetos sempre que puder. Você pode, na verdade, fazer um monte de coisas com os tiles, como criá-los e destruí-los, definir seu depth, achar sua posição, etc. Eles não são completamente estáticos.

Detalhes do fundo que você não interage são o materiais perfeitos para tiles.

3. Faça Menos Checagens de Colisão

Objetos com eventos de colisão são muito mais lentos do que os que não tem. Então coloque esses eventos nos objetos que terão menos instâncias. Um bom exemplo é um jogador contra 100 balas. Você óbviamente terá que fazer uma checagem de colisão entre eles... certifique-se de que o evento vá para o jogador ao invés da bala.

Funções de colisão (e cálculos de trigonometria) são, geralmente, muito pesadas, então é uma boa ideia ter, em menor quantidade possível. Certifique-se de que você não está fazendo a mesma checagem de colisão mais de uma vez num único frame/Step. Se você precisar você precisar saber o valor retornado de uma função lenta mais de uma vez, considere colocar o valor da colisão em uma variável e checar a variável.

Sempre que possível, desative o "Precise collision checking" das sprites, que é uma método de colisão por píxel.

4. Otimize O Uso Do Seu Evento Step

Eventos Step são executados a cada frame... então quanto mais você fizer no Step, mais lento o jogo será. Sempre que possível, reduza o tamanho dos seus eventos Step, e também a quantidade deles. Se você não precisa executar algo a cada Step, então não faça isso!

Uma alternativa é o uso de Alarms.

5. Desenhe Menos

Quanto menos usar o Draw, melhor.

Se você tem um background numa room, desative o background color
Tome cuidado com o uso de muitas views. Pra cada view, a room é redesenhada.
6. Reduza A Qualidade De Seus Sons/Músicas

Sons podem usar muito de sua memória e espaço, especialmente wavs e mp3s, então diminua sua qualidade se puder. Pergunte a si mesmo se a alta taxa de bits ou canal de aúdio duplo valem a pena.

Tenha em mente que o Game Maker não suporta mods e oggs, e mal suporta mp3s...

7. Use "Crop"/Corte suas sprites

Primeiro de tudo, olha cuidadosamente pras suas sprites e backgrounds. Sprites animadas tomam muito da memória e desenhar muitas sprites de uma vez então... Faça suas sprites o menor possível. Remova qualquer área inivsível em volta dela (Comando "crop" faz isso automaticamente). O mesmo se aplica à backgrounds.

8. Desative a sincronização

Em "Global Game Settings -> resolution" tem uma opção chamada "Use synchronization to avoid tearing"... certifique-se de que está desativada! Além de ajudar muito pouco nos problemas de tearing, isso pode reduzir e muito a velocidade do seu jogo.

9. Use Tiles Maiores, ao invés de mais Tiles

Enquanto tiles são mais leves que objetos, ter um monte deles ainda vai causar lentidão. Se você puder usar tiles grandes ao invés de pequenos, faça isso.

10. Desenhe os primitivos para a surface primeiro

Para funções como draw_circle, draw_rectangle, ou draw_line: Primeiro desenhe o primitivo a uma surface, e depois desenhe a surface na tela. É muito mais rápido assim.

11. Não use execute_string()

É muito lento.

---------------------------------

Essa é uma tradução livre. Fonte: http://forums.tigsource.com/index...topic=3747.0

---------------------------------

11. Use with's, switch's e else if's sempre que possível

Quando quiser se referir a um objeto por outro, use sempre with's, que são mais rápidos que objeto.variavel. Por exemplo, ao invés de:

Código:
bala = instance_create(x,y,obj_bala)
bala.speed = 10
bala.direction = 90
bala.dano = 8

Use:

Código:
bala = instance_create(x,y,obj_bala)
with(bala)
{
    speed = 10
    direction = 90
    dano = 8
}

O switch é muito mais rápido que o if, e pode substituí-lo em alguns casos. Exemplo, isso:

Código:
if laranjas = 1 {...}
if laranjas = 2 {...}
if laranjas = 3 {...}
if laranjas = 4 {...}
if laranjas = 5 {...}
if laranjas = 6 {...}

Pode ser substituído por isso:

Código:
switch(laranjas)
{
case 1: ...; break;
case 2: ...; break;
case 3: ...; break;
case 4: ...; break;
case 5: ...; break;
case 6: ...; break;
}

Nesse caso, o switch vai se encerrar caso uma das condições seja verdadeira por causa do break (economizando memória e "trabalho" do jogo).

O else if funciona como um break, mas no caso de if's. Por exemplo, nessas condições:

Código:
if laranjas = 0 {...}
if laranjas = 1 {...}
if laranjas = 2 {...}

O programa leria todas elas, mas agora nesse caso:

Código:
if laranjas = 0 {...}
else if laranjas = 1 {...}
else if laranjas = 2 {...}

O programa vai lendo de cima pra baixo e, se uma condição for verdadeira, ele dá o break e para de ler as condições (nesses casos é mais apropriado organizar as condições por ordem de probabilidade).

---------------------------------

Espero que seja útil pra alguém.

Até mais! elephant


Última edição por Gonçalves em Qui 28 Fev 2013, 00:02, editado 4 vez(es)
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Thyago Qua 27 Fev 2013, 21:40

.Cara essa parte acho que esta errado
instance_deactivate_region(view_xview[0], view_wview[0], view_hview[0], false, true);
instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true);

.Ele vai desativar o que esta sendo visto e depois ativa-los de novo

.O certo é desatival a room toda,e depois ativar o que esta sendo visto.

instance_deactivate_region(0, 0, room_width,room_heigth, false, true);
instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true);

.Muito boa sua iniciativa
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por PedroX Qua 27 Fev 2013, 21:46

Fiz um tutorial bem parecido. Na verdade, também se baseia em parte no tutorial do Derek.

Veja: https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qua 27 Fev 2013, 21:51

@Thyago:

Verdade, rs. Nem percebi (mas o erro foi do cara hein, haha)... Botei no exemplo o instance_deactivate_all(true).

@PedroX:

Eu nunca tinha visto esse seu tópico (e infelizmente muitos outros também, rs), mas acho que a gente pode aqui juntar todas as nossas artimanhas pra melhorar os jogos ainda mais nesse ponto.

Até! Razz
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por NPH Qua 27 Fev 2013, 21:59

cara, gostei de seu incentivo, e graças à ele, meu jogo ficou um pouquinho mais rápido (desativando o draw background das rooms que já tem background!)
Gonçalves escreveu:instance_deactivate_all(true);
instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true);
Você inverteu a situação! Era para estar assim:
PHProductions escreveu:instance_activate_all();//primeiro ativar tudo o que ta na area da view
instance_deactivate_region(view_xview,view_yview,view_wview,view_hview,false,true);//desativar tudo o que esta fora da view depois
Mas você foi um gênio ter feito esse tutorial, e ele também me ajudou com meu jogo!
Parabéns! cheers cheers cheers cheers
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Thyago Qua 27 Fev 2013, 22:05

PHPproductions
.errado cara primeiro desativa tudo depois ativa o que esta na view

Você ativou tudo e depois desativou o que esta dentro da view>
Não vai ver nada
O jeito que o gonçalves fez esta certo
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qua 27 Fev 2013, 22:07

@PHProductions:

Obrigado! [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker 916736

Mas o que está lá está certo. Analisemos:

instance_deactivate_all(true) desativa tudo que tem na room, exceto o objeto que usou a função (por causa do true). Depois, instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true) ativa tudo que está à sua vista.

O seu código também está certo, o que diferencia é que no meu o argumento inside está ativado, o que faz com que as instâncias dentro da área citada sejam ativadas. No seu, está como false, que faz com que a ação ocorra com instâncias fora da área.

Os códigos farão a mesma coisa, só que de forma contrária: No seu ele ativa tudo e desativa o que está fora, e no meu ele desativa tudo e ativa o que está dentro.

@Thyago:

O dele funcionaria também, rs. Very Happy

Valeu! Até mais!

EDIT: Adicionei uma dica minha ali. Me corrijam se tiver algo errado.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Qua 27 Fev 2013, 22:59

ficou bom seu tuto,alias tutos desse tipo sao muito importante,pois no gamemaker é facil para um jogo ficar lento...

ficou muito interessante,e tinha coisas que eu nao sabia ai.
eu tinha visto algo tambem em algum site,para melhorar algumas coisas de desempenho,mas ja faz muito tempo,e nao me recordo muito aonde era,mas se eu achar eu posto o link para ter mais sugestoes

flws ai \o
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Mestre Qua 27 Fev 2013, 23:33

Bom, vamos lá, eu uso o Game Maker a bastante tempo e aprendi na prática várias coisas..

9. Use resoluções de Tela Menores
Isso está errado, o que influencia na velocidade do jogo é o tamanho da ROOM e não a sua exibição para o jogador. Claro que um jogo executando 640x480 vai ser mais rápido que 1024x768, mas a diferença é insignificante, agora compara um jogo rodando a 640x480, mas a room é 5000x8000.

5. Desenhe Menos
Isso também não tem muita relação com velocidade, fazer 1 objeto desenhando 10 coisas na tela (exemplo) é MUITO mais rápido que 10 objetos responsáveis um por cada elemento!

6. Reduza A Qualidade De Seus Sons/Músicas
Isso está extremamente incorreto, a quantidade de sons e músicas influencia no TEMPO DE CARREGAMENTO do jogo e não na VELOCIDADE (taxa de execução, fps), a solução para isso seria colocar os sons externos e carregar dentro do jogo (após o início), por meio do sound_replace ou sound_add, dependendo do tamanho do arquivo de áudio demora um tempo para carregar, ai entra uma barrinha de loading ou algum feedback visual para mostrar ao jogador que alguma coisa está carregando. Se existir 1 música por exemplo, para cada cenário, o interessante é descartar (sound_delete) e carregar o novo.

O tutorial é bom, mas se aplica ao Game Maker 6 e 7..
Mestre
Mestre

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + A
Data de inscrição : 13/07/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 233
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gomferr.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qua 27 Fev 2013, 23:44

640x480 is fine for most games. I kind of regret making [Immortal Defense] 1024x768 -- it looks nice, but just the fill rate makes it much slower. Use dedicated resolutions, they work faster than windowed and much, much faster than stretched.

Esse é o conteúdo do nº9, fiquei meio cabreiro de postar porquê achei meio confuso. Ali diz que, uma resolução "decidada" é muito melhor que esticada, até mesmo que em janela. Creio que isso se aplique à fullscreen, acho que o que ele quis dizer é que, o Fixed Scale funciona melhor que o Full Scale e o próprio modo janela. Confere? scratch
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Mestre Qua 27 Fev 2013, 23:59

Isso não interfere em nada, o que acontece é que as sprites ficam com um aspecto um pouco estranho, por exemplo se você fizer o jogo na proporção (aspect ratio) 4:3 (padrão antigo) e esticar o jogo para mostrar em 16:9 (widescreen), vai causar um achatamento da imagem, mas com relação a velocidade, é outra mentira.

Inclusive, se você faz um jogo rodar em 2x, ele acaba ficando mais rápido do que se ele for feito na proporção 2x (nas sprites e tamanho da room), por exemplo.


Última edição por Mestre em Qui 28 Fev 2013, 00:09, editado 1 vez(es)
Mestre
Mestre

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + A
Data de inscrição : 13/07/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 233
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gomferr.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qui 28 Fev 2013, 00:06

Bom, removi essa parte do tutorial. Qualquer outro apontamento a fazer, faça-o.

Sobre o "Desenhe Menos", ele não chega a se referir Draw exatamente, mas as views e backgrounds. (Acho que ele escolheu o título dessa parte equivocadamente, o que pode confundir os leitores)

E reduzir a qualidade dos sons pode diminuir e muito o tamanho do projeto, mas quanto à velocidade, já não sei dizer.

Valeu!
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Mestre Qui 28 Fev 2013, 00:09

O que interfere no desempenho é o "Interpolate colors between pixels", quanto maior a room (com ele ativado), mais lento fica.. Mas dependendo do caso é imperceptível.

Porém é válido ressaltar, que o post é de 5 anos atrás, o desempenho dos equipamentos era menor (até para jogos comerciais), hoje eu acho desnecessário ficar restringindo a qualidade do jogo por questões de 1 ou 2 fps, obviamente que não é pra fazer um jogo 2D e as especificações mínimas de um jogo comercial, enfim essas limitações ERAM um problema, hoje em dia não são tão preocupantes..
Mestre
Mestre

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + A
Data de inscrição : 13/07/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 233
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gomferr.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por NPH Qui 28 Fev 2013, 10:57

Gente! Isso tá se tornando uma discussão! Calma! O cara quis apenas compartilhar sua experiência conosco! Não há tantos motivos assim para tal discussão! Tá certo que algumas coisas que o gonçalves postou não afetam o desempenho em quase nada, mas poxa, o cara está tentando nos ajudar e ajudar os iniciantes a serem cautelosos ao criar jogos grandes.
Eu sei que vão reclamar desse meu post, mas em algo eu devo ter alguma razão! Gonçalves quis ajudar e não gerar discussão.
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Mestre Qui 28 Fev 2013, 13:58

O objetivo de um fórum é justamente POSSIBILITAR discussões, eu não acho que isso seja algo ruim, muito pelo contrário, ele postou o tutorial, eu corrigi o que estava incorreto e todo mundo sai ganhando. Compreende onde eu quero chegar? Se não fosse pra discutir isso, aqui seria um BLOG e não fórum!
Mestre
Mestre

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + A
Data de inscrição : 13/07/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 233
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gomferr.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por TRFN Qui 28 Fev 2013, 14:21

Mestre escreveu:O objetivo de um fórum é justamente POSSIBILITAR discussões, eu não acho que isso seja algo ruim, muito pelo contrário, ele postou o tutorial, eu corrigi o que estava incorreto e todo mundo sai ganhando. Compreende onde eu quero chegar? Se não fosse pra discutir isso, aqui seria um BLOG e não fórum!
Concordo Plenamente. Se você compartilha de algo não deve esperar somente elogios ou agradecimentos, porque nem tudo é perfeito. Porem também confesso que esse tutorial é bem útil para optimização de um jogo. Uma dica que eu acho que seria muito boa e utilizar nomes de variáveis menores e fazer um mapeamento, porque nomes-curinga menores gastam menos memória. E claro que essa técnica visa melhorar o desempenho em jogos gigantescos com programações e sistemas impressionantes no GM, mas é sempre bom dar uma ressalva não é mesmo ? Outra dica também é ter organização, porque alem de ajudar a si mesmo, optimiza o código. Faça sempre uma releitura e veja o que pode melhorar, porque assim o jogo funciona melhor, evita bugs e etc. Ainda também apoio usar o AntiDec.exe com a opção remove errors code e compress runner, para melhorar o desempenho e diminuir o tamanho do executável principal.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por The Wizard Qui 28 Fev 2013, 14:34

Ótimo tutorial,há jogos aqui no fórum que são tão pesados que é desanimador baixar, não concordo com TRFN, a organização ajuda em alguns casos, porém na maioria das vezes guardar tudo em pastas ou nomear tudo certo não ajuda no desempenho do jogo, ajuda o criador do jogo mas não melhora nada, mas estou falando no sentido de sprites e objetos, óbvio que vai ficar mais rápido tirando espaços vazios de sprites ou tirando codes que são insignificantes por exemplo
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Gonçalves Qui 28 Fev 2013, 14:36

Se vocês tiverem alguma dica pra acrescentar ao tópico, manda aí! Eu postei uma lá já, rs.

Obrigado! elephant
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por TRFN Qui 28 Fev 2013, 15:02

The Wizard escreveu:não concordo com TRFN, a organização ajuda em alguns casoso
Não me referia a pastas, mas sim aos códigos. O tempo de execução é mais rápido. Em momento algum falei de recursos.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por The Wizard Qui 28 Fev 2013, 15:29

yooo... desculpe TRFN pensava que estava se referindo a recursos, imaginei que estava falando de codes, por isso disse
mas estou falando de sprites e objetos, é obvio que irá melhorar se retirar codes insignifcantes por exemplo
eu sei que não se referia as pastas, falei isso pois faz parte da organização Very Happy
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker Empty Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos