Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Hoje à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
21 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes

Tedi Ripper

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Ter 26 Fev 2013, 17:06

Bem pessoal eu estou usando a FPS Engine da yoyo games como base para meu jogo(link -> http://sandbox.yoyogames.com/make/tutorials (é o ultimo da lista)). E estava buscando uma maneira de fazer um sistema de mensagens estilo a do RPG Maker:



De maneira que essa caixa de mensagem fica-se aparecendo na tela até apertar enter.

Eu tentei alguns sistemas que ví por ai na web (http://gmbr.forumeiros.com/t6505-como-colocar-texto-2d-em-um-ambiente-3d-resolvido ) mas não funcionou.
Alguem pode me ajudar?
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por RafaelCazarotto em Ter 26 Fev 2013, 17:11

aqui tem uma engine feito pelo gonçalves
http://gmbr.forumeiros.com/t25182-engine-caixa-de-texto-simples?highlight=caixa+de+texto+simples
eu fiz um sistema assim no meu jogo o cornelio talvez eu possa fazer uma engine mas to sem tempo pq to participando do concurso das 3 teclas xD
boa sorte
avatar
RafaelCazarotto

Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Número de Mensagens : 564
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Ter 26 Fev 2013, 17:31

Eu fiz aqui, mas não sei se é bem o que você quer.

Spoiler:
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Ter 26 Fev 2013, 17:32

É nesse formato que quero.
Me passa a .GMK para eu testar aqui e ver se funciona?
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Ter 26 Fev 2013, 17:49

Consegui deixar a resolução melhor que essa da imagem acima.



DOWNLOAD

Aperta ESPAÇO pra abrir a mensagem. Se você quiser diminuir/melhorar a qualidade (igual em resoluções) só você ir no Draw do control_dialog e aumentar os valores do d3d_set_projection_ortho (onde estão agora 800 e 600) para mais, e aumente para o mesmo valor o tamanho da view. Isso não vai aumentar o tamanho da janela!
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por willcraft2 em Ter 26 Fev 2013, 19:17

Você que a mensagem em 2D ou 3D ?
avatar
willcraft2

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Número de Mensagens : 682
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Qua 27 Fev 2013, 20:52

@Gonçalves escreveu:Consegui deixar a resolução melhor que essa da imagem acima.



DOWNLOAD

Aperta ESPAÇO pra abrir a mensagem. Se você quiser diminuir/melhorar a qualidade (igual em resoluções) só você ir no Draw do control_dialog e aumentar os valores do d3d_set_projection_ortho (onde estão agora 800 e 600) para mais, e aumente para o mesmo valor o tamanho da view. Isso não vai aumentar o tamanho da janela!

Não consegui adaptar bem essa engine ao meu jogo.
Eu removi alguns códigos dela para não desenhar o chão e nem a camera(pois ambos ja tenho) e não estou conseguindo.
O erro que dá é na global.stop no evento Press Space.Ela diz que não encontrou o valor para o global.stop mas não achei esse valor em nenhum outro evento.
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Qua 27 Fev 2013, 20:56

É porquê eu uso Treat unintialized variables as 0. Tente definir a variável no Create do jogador:

Código:
global.stop = false
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Qui 28 Fev 2013, 14:14

@Gonçalves escreveu:É porquê eu uso Treat unintialized variables as 0. Tente definir a variável no Create do jogador:

Código:
global.stop = false

usar Treat unintialized variables as 0 funcionou.
Vou ajudar a resolução e se der tudo certo eu aviso.

EDIT:


Deu um Bug.
Ao a mensagem aparecer, os demais objetos com evento "draw" desaparecem(os monstros, e objetos em geral que usam draw(menos as paredes).Porém a arma, a Barra de vida,etc continuaram.

Alguem sabe por que?

EDIT2:
ja ajeitei.

EDIT3: porém agora aparece uma barrinha cinza(igual a que fica envolta da mensagem) no meio da tela,bugada.
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Qui 28 Fev 2013, 14:30

porém agora aparece uma barrinha cinza(igual a que fica envolta da mensagem) no meio da tela,bugada.

Screen?
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Qui 28 Fev 2013, 14:40

@Gonçalves escreveu:
porém agora aparece uma barrinha cinza(igual a que fica envolta da mensagem) no meio da tela,bugada.

Screen?

Desculpe a demora em responder, fui jogar cs2d e no server que entrei a quantidade de mortes por segundo estava tão alta( mais de 300 por SEGUNDO o_O) que meu PC quase travou por completo silent

avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Sex 01 Mar 2013, 15:51

Fazem 24hrs que postei.

Alguem sabe a resposta para corrigir esse bug acima?
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Sex 01 Mar 2013, 16:13

Talvez seja por causa do draw ortho, que esteja inteferindo em algum outro objeto, tenta desativar os draws da HUD quando o global.stop for true.
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Sex 01 Mar 2013, 20:09

Eu testei isso mas parece que o bug realmente está em algum código no draw da mensagem.


Alguem pode me ajudar a resolver logo isso para eu continuar meu game? ;-;
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 01 Mar 2013, 20:49

1-use esses codes:
Código:

d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);
d3d_set_hidden(false);
//faz suas acoes(como desenhar texto)
//e por ultimo:
d3d_set_hidden(true);
2-certigique-se de que tudo esta correto,como um depth altamente negativo no objeto q desenhara o texto,e se realmente nao ha nada de errado com seus codes

se nada resolver,vc pode passar a gmk que fica mais facil de nois te ajudarmos...
avatar
Adilson Thiago Vieira

Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Número de Mensagens : 367
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Sex 01 Mar 2013, 22:22

@Adilson Thiago Vieira escreveu:1-use esses codes:
Código:

d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);
d3d_set_hidden(false);
//faz suas acoes(como desenhar texto)
//e por ultimo:
d3d_set_hidden(true);
2-certigique-se de que tudo esta correto,como um depth altamente negativo no objeto q desenhara o texto,e se realmente nao ha nada de errado com seus codes

se nada resolver,vc pode passar a gmk que fica mais facil de nois te ajudarmos...

Vou passar a GMK mesmo.
Não estou conseguindo arrumar de forma alguma :\

https://mega.co.nz/#!M8RFXBxD!cpNPOXGpLKMA1664p8hfYAPIAK92NROFAE_jMezgyL8
Só não Plage-em minha idéia Razz (sério)
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Sab 02 Mar 2013, 20:58

Bom faz mais 24 horas que recebi uma resposta...

Alguem poderia me ajudar?Preciso muito corrigir esse bug para continuar a produzir meu jogo(e meu tempo diário para programar ele reduziu para 3 horas ou menos)
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por Gonçalves em Sab 02 Mar 2013, 21:12

Achei o erro. O control_dialog desenha o balãozinho em cima do ator, como você não definiu lá (e nem excluiu isso do código), o código tava desenhando a primeira sprite da gmk. Para consertar, basta remover essa parte do Draw do control_dialog:

Código:
// DESENHAR BALÃO

Até o d3d_set_hidden(true) (essa linha você não exclui!).

Até!
avatar
Gonçalves

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Número de Mensagens : 1013
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mensagem 2D Em Ambiente "3D"

Mensagem por peixoto em Sab 02 Mar 2013, 22:40

Funcionou.
Obrigado Gonçalvez!
avatar
peixoto

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Número de Mensagens : 911
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum