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[Trancado] Problema com colisões em Top-View
4 participantes
Página 1 de 1
[Trancado] Problema com colisões em Top-View
Bom , eu estou fazendo um jogo de Zombies em Top-View, mas estou com um problema com as colisões, eu invés de criar 1000 objetos, eu fiz o cenário em tiles e coloquei um quadradinho invisivel para colidir, mas quando os inimigos colidem com o quadradinho eles ficam invisiveis, mas depois q saem eles fica visiveis de novo! Ja tentei varias coisas e nada funcionou, queria pedir a ajuda de vocês, aqui a engine do meu jogo:
Última edição por iFaé em Sex 22 Fev 2013, 15:00, editado 1 vez(es)
Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
if instance_number(obj_player)>0{
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0)){
//seguindo shotter
if distance_to_object(obj_player)<400
{mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,sp,0)}
//IMAGEM
//Determinando angulos da imagem se estiver ou não vendo o shotter
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
{draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
else
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1)}}
.Cara repare ben o código,ele só vai desenhar a sprite caso o collision line seja falso;
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0)){
//seguindo shotter
if distance_to_object(obj_player)<400
{mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,sp,0)}
//IMAGEM
//Determinando angulos da imagem se estiver ou não vendo o shotter
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
{draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
else
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1)}}
.Cara repare ben o código,ele só vai desenhar a sprite caso o collision line seja falso;
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Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Thyago tem razão! ele só vai desenhar o zumbi se a colisão for falsa. Isso pode ser corrigido, mas é só você reparar bem aonde está o erro:Thyago escreveu:if instance_number(obj_player)>0{
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0)){
//seguindo shotter
if distance_to_object(obj_player)<400
{mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,sp,0)}
//IMAGEM
//Determinando angulos da imagem se estiver ou não vendo o shotter
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
{draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
else
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1)}}
.Cara repare ben o código,ele só vai desenhar a sprite caso o collision line seja falso;
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
{draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
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Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Não está funcionando, agr ele fica sumindo e aparecendo toda hora, onde eu ponho esses codigos? É no Draw, naquela parte n´, é la q eu to botando!
Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Cara, programar condições no DRAW é só em último caso, esses códigos só serão obedecidos se forem escritos no Step. Tente.
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Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Ainda ñ funciona, ela fica invisivel toda hora, vc pode corrigir na engine e ver se funfa ai me manda ela corrigida? Pq eu ja tentei esses codigos, e os outros, mas ñ funciona!
Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Vou ver o que posso fazer...
Baixando...
[edit]
Cara! Você vai ter que reprogramar a colisão e os movimentos no Step.
Sinto muito, mais não consegui entender seu código e porque ele está no draw, sendo que não há a necessidade de Draw quando você pode usar o image_angle com o point_direction e programar tudo isso no Step se você tem o sprite definido no objeto .
Desculpe não ter conseguido te ajudar...
Baixando...
[edit]
Cara! Você vai ter que reprogramar a colisão e os movimentos no Step.
Sinto muito, mais não consegui entender seu código e porque ele está no draw, sendo que não há a necessidade de Draw quando você pode usar o image_angle com o point_direction e programar tudo isso no Step se você tem o sprite definido no objeto .
Desculpe não ter conseguido te ajudar...
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Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
.Cara arrumei pra você,mas sinceramente você tem que melhorar muito,evite por esse monte de códigos em draw,o draw atualiza três veze por step.
.Seu personagem anda mais rápido nas diagonais,e você claramente copiou esse código e colou.
.O que eu mostrei na outra mensagem estava bem obvio,só desenha se não houvesse a collision_line era só colocar para desenhar depois da chave daquela condição.
https://www.dropbox.com/s/nfreouazkz5s2d8/Zombie%20Killer.gmk
assim:
//só vai acontecer quando inimigo ver o shotter, ver aula 2 sobre colisões:
//https://gmbr.forumeiros.com/game-maker-f36/tutorial-de-colisoes-parte-2-t3567.htm
if instance_number(obj_player)>0{
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0)){
//seguindo shotter
if distance_to_object(obj_player)<400
{mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,sp,0)}
}
//IMAGEM
//Determinando angulos da imagem se estiver ou não vendo o shotter
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
else
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1)}
.Seu personagem anda mais rápido nas diagonais,e você claramente copiou esse código e colou.
.O que eu mostrei na outra mensagem estava bem obvio,só desenha se não houvesse a collision_line era só colocar para desenhar depois da chave daquela condição.
https://www.dropbox.com/s/nfreouazkz5s2d8/Zombie%20Killer.gmk
assim:
//só vai acontecer quando inimigo ver o shotter, ver aula 2 sobre colisões:
//https://gmbr.forumeiros.com/game-maker-f36/tutorial-de-colisoes-parte-2-t3567.htm
if instance_number(obj_player)>0{
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0)){
//seguindo shotter
if distance_to_object(obj_player)<400
{mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,sp,0)}
}
//IMAGEM
//Determinando angulos da imagem se estiver ou não vendo o shotter
if not(collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_bloco,true,0))
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y),c_white,1)}
else
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1)}
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x 1 x 1 x 0
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Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Como eu diminuo a distancia para os zombies seguirem o player, pq eu me afasto um pouco e eles param!
Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Se você não quer que eles parem...
No create:
No step:
No create:
- Código:
seguir = false;
No step:
- Código:
if distance_bla_bla_bla<bla_bla {
seguir = true;
}
if seguir = true {
//código pro zumbi seguir aqui
}
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Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Trancado] Problema com colisões em Top-View
Mto Obrigado, consegui!!! Agradeço!
Pode trancar o topico!
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