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MULTI TOUCH PARA ANDROID

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MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 08:24

Pesquisei em vários lugares no forum mas não consegui acertar o local exato para colocar os códigos: EXPLICANDO:

Tenho na tela 4 objetos direcionais(lado direito inferior) e dois objetos botões (lado esquesdo infeiror) onde um atira flechas e o outro coloca escudo.

O QUE EU QUERIA: Que quando apertasse para cima e ao memso tempo tb tocasse o botao do tiro, o player fosse para cima e atirasse.
Isso não ocorre. Só uma ação d ecada vez.
Sei que o GMS SUPORTA ATÉ CINCO DEDOS SIMULTÂNEOS. Pelas minhas pesquisas tem 2 jeitos de se fazer isso:

1)Usando esse código:
// check all possible touches
for(btn_i=0; btn_i<=4; btn_i+=1) {
// if there is a touch
if (device_mouse_check_button(btn_i, mb_left)) {.......

2) Usando virtualkeys.

O QUE NÃO SEI É COMO USAR? Ponho objeto controle? Coloco no Step DE QUAL OBJETO?
Esse passo a passo que ainda não consegui elaborar?
Quem puder me ajudar fico imensamente grato.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por cascavelo em Dom 16 Dez 2012, 10:21

A melhor forma é usar virtual keys mesmo, use uma variável global pra adicionar as teclas, depois no controle do player faça normalmente como estivesse usando o teclado.
Exemplo de código no create:
global.Left=virtual_key_add(view_xview, view_yview+280, 100, 200, vk_left);
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 12:04

Bom, então eu faria um objcontrole e colocaria no seu create esse código...
(UM PARA CADA BOTÃO QUE EU QUISER)
Seria isso?

Depois uso os controles que já estão prontos para movimentar o player naturalmente. No tablet, quando eu tocar nessas áreas farão o memso efeito do teclado quando está no windows?

Como adicionar a área a um ojeto que já está na tela(como meus botoes?)
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por cascavelo em Dom 16 Dez 2012, 13:23

Sim, um código para cada tecla.
Pode colocar no create do player mesmo.
A área do toque de cada tecla você define nos parâmetros entre parenteses, assim:

virtual_key_add(x, y, largura,altura, tecla);
x e y seriam as coordenadas iniciais da área.

Existe um comando que desenha estas áreas na tela pra você poder ver e ajustar a área do toque, não me lembro qual é, procure no help do GMS que você encontra.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 15:12

Estou tentando, mas infelizmente nao consigo fazer funcionar.
Talvez nao esteja compreendendo:
Por exemplo: Tenho um unico botao na tela.
ele faz o player se mover pra cima.
Ele contem:
Qunado clico na seta direita:Right: if keyboard_check(vk_right){x+=5}}
Coloquei o global.RIGHT=virtual_key_add(view_xview+280, view_yview+280, 100, 200, vk_right) em seu create, mas quando testo no tablet nao acontece nada quando teclo a area referente na tela.

Agradeço muito por sua ajuda, desde já!!
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por cascavelo em Dom 16 Dez 2012, 17:07

Só funciona na tela do celular.

utilize os eventos para teclado para colocar os códigos de movimento.
vou testar seu código aqui e edito.

Edit:
Acabei de testar e está funcionando, a unica coisa que está errado é que tem uma chave a mais no if.
você colocou o if no step? Fiz uma bolinha como sprite e quando clico mais ou menos no meio da tela do celular a bolinha anda.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 19:04

Eu realmente devo estar fazendo algo errado.
EXPLICANDO, já pedindo desculpas pela ignorância:

////Tenho um objeto botaoup/////

em seu create coloquei:
global.UP=virtual_key_add(view_xview+280, view_yview+280, 100, 200, vk_up)
No seu Evento keyboard up:
if keyboard_check(vk_up){x-=5} (marquei objeto player no bloco de notas- para que tocando o botao o player se movimente para cima)

VC DISSE QUE TEM QUE COLOCAR NO STEP DELE?

Esse botão eu coloquei na room em cima da área de contato da virtualkey.
Mas quando instalo no tablet e aperto esse botao nada acontece.

Que estou errando?
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por cascavelo em Dom 16 Dez 2012, 19:16

A função keybord_check deve ser usada no step.

pra mover o player usado o evento Key_Press / press
use apenas x-=5, sem o if.

Mude que vai funcionar.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 19:43

Agradeco sua ajuda....
Mas não estou tendo sucesso...
Se puder fazer um mini projeto no GMS para que eu possa baixar... Aí talvez consiga entender melhor.

O QUE FIZ:
OBJETO BOTAOUP
em seu create coloquei:
global.UP=virtual_key_add(view_xview+280, view_yview+280, 100, 200, vk_up)
EVENT KEY PRESS UP: x-=5

COLOQUEI ESSE BOTAO EM CIMA DA AREA DO VIRTUALKEY
MAS QUANDO CLICO NELE NO TABLET NADA!!


Memso assim muito grato.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por cascavelo em Dom 16 Dez 2012, 20:29

Mas o que é o objeto botaup?
ele é o player?
porque se colocar o controle nele é ele que vai andar.
Não precisa colocar o botão na área definida, pode definir todos os botões em um controle.
Acho que você pode ter esquecido de ativar o uso de views na room.

vou te passar o teste.
https://dl.dropbox.com/u/108364823/teste%20virtual%20key.gmz
coloquei um comando pra aparecer a virtual key, pressione que o peixe sobe.
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por gustavo12g em Dom 16 Dez 2012, 23:47

Acredito que o problema está nas configurações: Explico:
Meu jogo é TOP DOWN
View: 1000x640
room:1000x8000
Quando faco nas configurações que mandou 640X480 fica tudo certo.
Minha view vai se deslocando pra cima.
http://www.mediafire.com/?dya94txvcd4hi37

Minha view está posicionada y:7268 e nao em 0
Quando a coloco em 0 a marca branca aparece.
Preciso entender como mudar o código para que a marca apareça em 7268

Acredito que devo mudar o código? Como faria?

RESOLVIDO:

usei no create event do botão que vou colocar na tela do tablet:(Faça isso com cada botão que vc quer usar)
global.UP=virtual_key_add(90, 430, 68, 68, vk_up) ---> Botão para deslocamento para cima

Como minha view está posicionada como dito acima, usei valores intermediários ao tamanho da mesma (1000x640)---> x=90; y=430

virtual_key_show(global.UP) ---> Mostra a área de contato que será usada no ANDROID

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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por Nagat1995 em Sex 10 Maio 2013, 17:54

Tem como upar o projeto gustavo? Me ajudaria muito
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

Mensagem por Nagat1995 em Sex 10 Maio 2013, 22:41

Pronto era burrice minha, consegui resolver, não estava funcionando pois não tinha colocado os objetos que queria que fosse as teclas na room kkk
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Re: MULTI TOUCH PARA ANDROID

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