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Dúvida em Despencar...

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Dúvida em Despencar...

Mensagem por skatemilx em Dom 09 Dez 2012, 17:59

Ola pessoal,eu estou com uma dúvida muito fluente em:

Como fazer o objeto cair quando nada esta de baixo dele.
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Re: Dúvida em Despencar...

Mensagem por Stickman em Dom 09 Dez 2012, 18:32

@skatemilx escreveu:Ola pessoal,eu estou com uma dúvida muito fluente em:

Como fazer o objeto cair quando nada esta de baixo dele.

você deve colocar gravidade nele se for um jogo de plataforma
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Re: Dúvida em Despencar...

Mensagem por superrafao em Dom 09 Dez 2012, 19:27

voce poder usar algo como:
Código:
if collision_rectangle(x,y,x,y+altura do objeto,objeto solido,0,0){gravity=0vspeed=0}/// vai trocando os numeros, no x é y ate ficar bom
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Re: Dúvida em Despencar...

Mensagem por gustavo ferreira em Dom 09 Dez 2012, 19:42

Então cara coloca assim no step do objeto
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=1
}else{
gravity=0


}}
deve ser isso que você quer, até mais flow !
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Re: Dúvida em Despencar...

Mensagem por saim em Seg 10 Dez 2012, 08:46

O código do gustavo ferreira é clássico, em jogos de plataforma. Salvo raríssimas exceções, funciona muito bem. A idéia do superrafao é parecida, apesar do código diferente. Vou escrever a mesma teoria, sem os códigos.

- verifica se existe chão debaixo do personagem.
- se tem, ele não pode cair. Jogue a gravidade para zero e a velocidade vertical também. Cuidado pra fazer isso antes dos comandos de pulo, porque pular significa mudar a velocidade vertical. Se depois do pulo você jogar a velocidade pra zero, o objeto vai desfazer o comando do pulo.
- se não tem chão debaixo do objeto, ele precisa cair. Mude o valor de gravity pra alguma coisa positiva. O valor de gravity_direction é default, então não se preocupe com isso. Não altere o valor de vspeed por enquanto, a gravity se encarregará disso no step seguinte.
- se vspeed tiver um valor muito alto, seu jogo pode ficar ruim. Agora sim, se o objeto estiver caindo, faça com que a vspeed não exceda um limite que você mesmo estabelece.
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saim

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