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Dúvida em Despencar...
5 participantes
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Dúvida em Despencar...
Ola pessoal,eu estou com uma dúvida muito fluente em:
Como fazer o objeto cair quando nada esta de baixo dele.
Como fazer o objeto cair quando nada esta de baixo dele.
skatemilx- Data de inscrição : 27/11/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
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Re: Dúvida em Despencar...
skatemilx escreveu:Ola pessoal,eu estou com uma dúvida muito fluente em:
Como fazer o objeto cair quando nada esta de baixo dele.
você deve colocar gravidade nele se for um jogo de plataforma
Stickman- Games Ranking :
Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
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Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Dúvida em Despencar...
voce poder usar algo como:
- Código:
if collision_rectangle(x,y,x,y+altura do objeto,objeto solido,0,0){gravity=0vspeed=0}/// vai trocando os numeros, no x é y ate ficar bom
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Re: Dúvida em Despencar...
Então cara coloca assim no step do objeto
- Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=1
}else{
gravity=0
}}
gustavo ferreira- Games Ranking :
Notas recebidas : C+C+C+C
Data de inscrição : 03/12/2010
Reputação : 28
Número de Mensagens : 470
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Re: Dúvida em Despencar...
O código do gustavo ferreira é clássico, em jogos de plataforma. Salvo raríssimas exceções, funciona muito bem. A idéia do superrafao é parecida, apesar do código diferente. Vou escrever a mesma teoria, sem os códigos.
- verifica se existe chão debaixo do personagem.
- se tem, ele não pode cair. Jogue a gravidade para zero e a velocidade vertical também. Cuidado pra fazer isso antes dos comandos de pulo, porque pular significa mudar a velocidade vertical. Se depois do pulo você jogar a velocidade pra zero, o objeto vai desfazer o comando do pulo.
- se não tem chão debaixo do objeto, ele precisa cair. Mude o valor de gravity pra alguma coisa positiva. O valor de gravity_direction é default, então não se preocupe com isso. Não altere o valor de vspeed por enquanto, a gravity se encarregará disso no step seguinte.
- se vspeed tiver um valor muito alto, seu jogo pode ficar ruim. Agora sim, se o objeto estiver caindo, faça com que a vspeed não exceda um limite que você mesmo estabelece.
- verifica se existe chão debaixo do personagem.
- se tem, ele não pode cair. Jogue a gravidade para zero e a velocidade vertical também. Cuidado pra fazer isso antes dos comandos de pulo, porque pular significa mudar a velocidade vertical. Se depois do pulo você jogar a velocidade pra zero, o objeto vai desfazer o comando do pulo.
- se não tem chão debaixo do objeto, ele precisa cair. Mude o valor de gravity pra alguma coisa positiva. O valor de gravity_direction é default, então não se preocupe com isso. Não altere o valor de vspeed por enquanto, a gravity se encarregará disso no step seguinte.
- se vspeed tiver um valor muito alto, seu jogo pode ficar ruim. Agora sim, se o objeto estiver caindo, faça com que a vspeed não exceda um limite que você mesmo estabelece.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
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