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como detectar paises no mapa mundi?
5 participantes
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como detectar paises no mapa mundi?
É pra um jogo estilo WAR (jogo de tabuleiro da GROW), eu preciso saber em que país está um objeto no mapa mundi, ai eu queria saber se eu vo ter que fazer uma sprite para cada país, e criar um objeto para cada país e encaixar todos na room, ou há uma maneira mais facil de fazer isso?
Quem conhece o jogo WAR concerteza entende do que eu estou querendo fazer.
vlw..
Quem conhece o jogo WAR concerteza entende do que eu estou querendo fazer.
vlw..
Re: como detectar paises no mapa mundi?
Desenhe o mapa como um todo. Depois, para cada país você coloca uma máscara com o formato do mesmo. Isso é mais fácil do que desenhar um por um e ter que colocar cautelosamente na room. Porém, você terá que criar um objeto para cada país.
Re: como detectar paises no mapa mundi?
Oba , cara sim sim eu ja joguei mais como você quer que funcione esse projeto ou mapa ? não compreendi muito bem não ? será que poderia explicar melhor ? OBS: Ja tive um WAR !
Re: como detectar paises no mapa mundi?
Foi mal e que eu não sei como desenhar as mascarasDesenhe o mapa como um todo. Depois, para cada país você coloca uma máscara com o formato do mesmo.
Oba , cara sim sim eu ja joguei mais como você quer que funcione esse projeto ou mapa ? não compreendi muito bem não ? será que poderia explicar melhor ? OBS: Ja tive um WAR !
Imagine que vc fosse recriar o jogo no game maker, entende? vc tem que conquistar países mas como eu vou saber que uma peça esta em um determinado país? eu teria que faze um objeto pra cada, e checar a colisão com a peça ?
Re: como detectar paises no mapa mundi?
Para criar mascara você cria uma imagem no formato do pais, só que toda preta, dai você cria um objeto pra essa imagem, e nela coloca eventos, por exemplo para entrar nesse país.
Se você for fazer um globo para achar os mundos já vai complicar pois precisa utilizar 3d e mascaras 3d
Se você for fazer um globo para achar os mundos já vai complicar pois precisa utilizar 3d e mascaras 3d
Re: como detectar paises no mapa mundi?
Quando eu fiz um jogo que usava mapas, fiz o seguinte: Do mapa geral, eu tirava recortes com os contornos dos outros países (eram cidades, mas isso não vem ao caso). Como o mapa tinha uma boa definição, ficou fácil isolar os países no paint mesmo.
Pra cada país, cada sprite, eu olhava na imagem o ponto em que ele deveria se encaixar perfeitamente. Anotava as coordenadas numa planilha do excell. Com essa planilha em mãos, ficava fácil gerar um documento de texto pra ser copiado e colado no create de algum objeto controlador. Esse objeto criaria os objetos-países na posição certinha.
Aí, o create do controlador ficou mais ou menos assim:
Pra cada país, cada sprite, eu olhava na imagem o ponto em que ele deveria se encaixar perfeitamente. Anotava as coordenadas numa planilha do excell. Com essa planilha em mãos, ficava fácil gerar um documento de texto pra ser copiado e colado no create de algum objeto controlador. Esse objeto criaria os objetos-países na posição certinha.
Aí, o create do controlador ficou mais ou menos assim:
- Código:
var i; i = 0;
nome[i] = "alemanha"; px[i] = 10; py[i] = 323; i += 1;
nome[i] = "brasil"; px[i] = 112; py[i] = 515; i += 1;
nome[i] = "cuba"; px[i] = 10; py[i] = 323; i += 1;
nome[i] = "dinamarca"; px[i] = 684; py[i] = 99; i += 1;
nome[i] = "espanha"; px[i] = 15; py[i] = 336; i += 1;
nPaises = i;
for(i = 0; i < nPaises; i += 1){
pais[i] = instance_create(px[i], py[i], objPais)
pais[i] . meuNome = nome[i];
}
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