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Duvida De NoooB!

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Duvida De NoooB! Empty Duvida De NoooB!

Mensagem por Dancity Ter 17 Mar 2009, 10:51

Olá pessoal eu tow com uma dúvida muito noob...

Pior que eu já tinha visto no fórum mais eu esqueci...
E não achei...

Tipo:
O que é melhor imagem em gif ou imagens separadas?

Eu fui tentar imagens separadas: ´
É um movimento inteiro então tive que botar change sprite toda hora...
Change Sprite: Obj_tal1
Speed: 1
Depois:
Change Sprite: Obj_tal2
Speed:1
Depois:
Change Sprite: Obj_tal3
Speed:1

Só que na hora de apertar a tecla...
ele ia apenas para o ultimo e pulava o do meio...

Então eu tentei usar o set the alarm e deu certo.
Mas eu vou ter fazer todos os movimentos com o set the alarm?

--------
2 Gif
No gif eu fiz quase a mesma coisa
Change sprite: Obj_TalGif
Speed:1

Depois coloquei image speed: 0.5
Mas aí ficava repitindo...
Eu queria que fuzesse o movimento e parasse no ultimo frame...

E a imagem eu fiz tipo um fade dos movimentos que ele fez...
E o fade fico branco!

PS: Fiz o fade no (pivot) faz parte do movimento e foi salvo em gif...
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Mensagem por Dark-Yes Ter 17 Mar 2009, 11:01

GIF
ja ouviu falar de:
sprite_index: ~~
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Mensagem por CPinheiro Ter 17 Mar 2009, 13:14

Claro que gif é melhor. Além de deixar o projeto menor por usar menos objetos, é MUITO mais fácil de usar. Imagina na colisão com esse objeto que você postou: caso usasse colisão, teria que criar um evento para cada frame. =P

Use gifs. Não tem jeito melhor.
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Mensagem por vinians Ter 17 Mar 2009, 15:16

Não importa se a as imagens foram extraidas de um gif ou se foram extraidas de um char set, desde que vc as coloque em sequencia em um sprite. Inclusive vc pode até adicionar imagem por imagem em um sprite com 10 imagens. Por exemplo se vc tem um movimento do player andando vc não precisa de um sprite ou um objeto para cada passo, apenas adicione as imagens no sprite.
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Mensagem por Anderson3d Qua 18 Mar 2009, 16:52

so tem um problema isso, o gif nao começa necessariamente na ordem correta, isso aconte muitas vezes aqui e o pessoal ainda ignora esse fato... :|
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Mensagem por Gusba Qua 18 Mar 2009, 17:40

ele semore começara do zero, amenos q vc mude isso!
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Mensagem por Dancity Qua 18 Mar 2009, 19:55

Gusba escreveu:ele semore começara do zero, amenos q vc mude isso!

Não entendi muito bem...

E agora eu fiquei confusão!

Pq o gif começa do frame errado como dito pelo anderson3d?!
Qual é melhor, gif ou imagem separada?!!
Como que eu faço pro gif parar no ultimo frame?!!!
Como eu faço pra IS (Imagem separada) mostrar imagem por imagem numa velocidade?!!!! (Sem pular os do meio)
Pq o clodovil morreu?!!!!! Ah foi malz pela mancada!

Me responde só as perguntas iniciadas com "como" que eu já to feliz...
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Mensagem por vinians Qua 18 Mar 2009, 20:38

Dancity, não importa o tipo de imagem TUDO vira sub-imagens de sprite. Quando você le um GIF para o GM se você, após ler, editar o sprite você vai ver as sub imagens que foram retiradas do GIF pelo GM. Ai você pode exlcui-las, colocar uma na frente da outra etc tudo na tela de edição do sprite. Não importa se as imagens vieram de um GIF , de um STRIP ou foram adicionadas uma a uma por você.
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Mensagem por Anderson3d Qua 18 Mar 2009, 21:08

ele semore começara do zero, amenos q vc mude isso!
rapaz comigo as vezes num começa não, é que provar isso é foda...
Very Happy
Mas quando eu titver tempo faço um engine...
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Mensagem por M.A.S. Seg 23 Mar 2009, 23:46

Anderson3d escreveu:
ele semore começara do zero, amenos q vc mude isso!
rapaz comigo as vezes num começa não, é que provar isso é foda...
Very Happy
Mas quando eu titver tempo faço um engine...

Olha Anderson3D, num gif é mais difícil mesmo, identificar qual o primeiro quadro principalmente se ele for daqueles com animação repetitiva, o que não acontece no strip em que o primeiro quadro está explicitamente à mostra.

O Vinians colocou muito bem. Independete do que use, o GM vai organizar isso internamente como sub-images e no final não fará tanta diferença. É claro que o que se deve levar em consideração é o tamanho que cada tipo de compactação usa. O gif e o png são os mais usados por serem leves. Experimente usar um bitmap cru (sem compactação) e você vai perceber que o exe compilado do jogo se tornará maior...
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Mensagem por Hitsugaya26 Ter 24 Mar 2009, 03:24

kra eu uso as imgens eu fasso varias (uma seguindo da outra como um desenho de massinha) ai eu coloko a primeira vou em edit sprite e bota la na "pastinha com o +" e adiciono outra e outras ate acabar de fazer o movimento sakas

espero q tenha ajudado Very Happy
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