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Alguem me ajuda a iniciar no GML?

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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por Overflow Qua 22 Ago 2012, 19:07

fala galera, então, faz quase 5 meses que eu começei com o game maker, nesse tempo, tentei conhecer no maximo a engine , agora vou começar a criar alguns projetos um pouco mais avançado, então peguei o documentario Game maker que tem aki no forum, só que não consigo entender, todos os dias, abro o PDF e coloco na parte de GML, olho aquilo... e desisto, já procurei no tio google, mas não achei nada também, então resolvi aprimorar meu inglês, que podia ser o erro, e denovo não entendi nada, mas algumas semanas estudando lógica de programação... e nada :X
ta ficando tenso, e não é assim só com GML, tenhu livros de JAVA, c/c++ e não consigo entender tambem... Quando eu vejo videos no youtube sobre java e c/c++ eu entendo um pouco, o problema é que não tem GML no youtube, só Game maker Smile

Como posso conseguir entender melhor GML?
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por mrHarris Qua 22 Ago 2012, 19:55

Você pode baixar algumas engines aqui do fórum, ler o código e tentar entender. Procure engines onde o autor comenta os trechos do código.

Aconselho a baixar engines daqui da gmbr mesmo, por ter os comentários em portugues.

Você também pode baixar o manual traduzido do gm.
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por Esaucm98 Qua 22 Ago 2012, 20:05

primeiro aprenda pelos ícones de ações tipo Action Bounce esses, se já conseguir fazer jogos usando eles ai vc vai pros codigos mas eu aconselho primeiro aprender a fazer desse modo, porque os "códigos" nada mais são do que as funções desses ícones, baseado na estrutura

Código:
se acontecer alguma coisa
 {
 executar uma ação
 }

isso é o principal

então traduzindo

Código:
if (se) variavel = true
 {
 instance_create(x,y,obj_bala);
 }

então se variavel for = true vai criar uma bala, se você não souber oque é uma variavel tem que aprender antes de fazer pelos códigos.. se souber ótimo fica mais facil, tô falando porque eu aprendi assim e foi em menos de 1 mês, siga meus conselhos se vc e bem iniciante primeiro vá pros icones se ja conseguiu criar seu primeiro jogo e esta jogável aprenda mais sobre variaveis , string, vetores loops etc..
ah o ingles e muito importante sim, quase todas as funções são do ingles principalmente os argumentos if, with, than, or, not etc...
tenta seguir essa estrutura que eu citei...
se precisar posso te da uma breve aula sobre essas coisas : D flw

boa sorte
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Mensagem por GabrielXavier Qua 22 Ago 2012, 21:23

Cara leia os o manual do game maker que tem aqui no forum se voce ainda nao tiver lido!

Voce aprendera com a pratica eu tenho 4 messes de game maker e ja fiz um jogo e a unica liguagem que trabalho é gml.
Te aconselho a fazer um jogo do tipo plataforma no estilo super mario, voce aprendera o basico todinho ( foi o meu caso) mas nunca pare de ler os tutoriais.
Logo voce ja vai conseguir algo bom Smile

Eu tinha muita dificuldade com o DRAW entao li bastante aqui no form e quando fui fasendo textes consegui enterder a funcao de DRAW.
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Mensagem por gabrielsch Qua 22 Ago 2012, 23:51

 
GML é uma linguagem bem fácil de se aprender, recomendo que começe a criar jogos com o D&D (Drag And Drop), depois você vai meio que substituindo eles pelos blocos de código e depois você vai ver que vai estar usando apenas códigos! Foi assim que eu aprendi.

E não se esqueça de perguntar e pesquisar sobre Engines, Tutoriais etc...

Flw! sorrindo2
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por theguitarmester Qui 23 Ago 2012, 00:30

gabrielsch,
depois você vai meio que substituindo eles pelos blocos de código e depois você vai ver que vai estar usando apenas códigos! Foi assim que eu aprendi
eu ainda Perfiro usar os dois Juntos, porque fica mais organizado, só scripts você olha e só vê aquela Folha, usando junto com o D&D,em partes com pouco código(como event alarm 0 { usar D&D para Action Variable parar =0 }), coisas simples, ou para indicar o que o Script/Code é.

se quizer eu fço uma Engine para Você, é só pedir do quê que eu faço de Maneira fácil(ou Mediano).
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Mensagem por saim Qui 23 Ago 2012, 08:38

GML, game make language e drga and drop (ícones) são a mesma coisa. Em GML (código) você tem mais comandos que em drag'n'drop, mas todos - TODOS - os comandos de d'n'd podem ser reproduzidos com uma ou mais linhas de código.
Se você está com dificuldades, fique com os ícones, por enquanto. Eles são bem mais didáticos, você olha pra imagem e já tem uma boa idéia do que aquilo vai fazer. O game maker vem com alguns tutoriais passo-a-passo MUITO bons pra pegar grande parte dos conceitos básicos. Leia todos eles, crie os jogos que eles ensinam, compare seu resultado com o jogo pronto (que também vem com o game maker).

GML é a linguagem mais simples possível, depois de sua versão em D'N'D. Não se preocupe com sua dificuldade nas outras linguagens, elas requerem um pouco mais de... de quê? Experiência, eu acho. Familiaridade. Pra começar do zero, GML é muito indicada.

[devaneio]
Acho que o grande truque pra ficha cair é parar de acreditar que existe alguma coisa acontecendo na tela. A personagem não "anda". Não "atira". Não existem "inimigos", nem "dano". Não existe sequer movimento. É tudo um monte de números, imagens e sons, organizados de modo a criar a ilusão de que existe uma aventura ali.
A aventura só existe na cabeça do jogador. É como usar a mídia pra contar uma história. Só que a forma de contar a história é interativa.
[/devaneio]
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Mensagem por vinians Qui 23 Ago 2012, 10:12

Amigo, o que está faltando pra você é começar a entender lógica de programação. Como você disse, já tentou aprender diversas linguagens e não conseguiu entender.

Isso ocorre porque você precisa entender o miolo de tudo, ou seja, que não importa a linguagem que você use, todas caem na mesma regra e precisam que você tenha um mínimo de conhecimento sobre algorítmos e lógica de programação.

Como o Saim disse no tópico anterior, nada acontece sozinho, você precisa programar tudo, cada detalhe.
No game maker temos uma linguagem que você sabe, se chama GML (Game Maker Language). A GML atua principalmente com os "recursos" do jogo. Que são Sons, Backgrounds, Objetos, Instancias etc.
Toda instância, que é quando um objeto ganha "vida" ou seja, nasce, tem varias propriedades internas que determinam a sua localização, seu angulo, sua profundidade etc.

Um pequeno exemplo, vamos supor que você queira criar um efeito de chuva onde o objeto "objPingo" vai "cair" ou seja da parte superior até a parte inferior da tela. Isso gera um algorítmo que seria o seguinte:

"Para cada objPingo fariamos o seguinte:" (não estou representando tecnicamente aqui pra não complicar)
1-Criar o objPingo em uma posição aleatória (evento CREATE)
2-Criar uma variável que vai ser a velocidade de decida aleatória (CREATE)
3-Adicionar a velocidade de decida na variável Y da instância (Eixo Y)
4-Verificar se já é maior que o tamanho da tela (room_height)
5-Se o passo 4 for SIM destruir a instância.

Veja como seria esse algorítmo em GML:
(atenção: não vou usar gravidade aqui proprositalmente)
Crie um objPingo e no Evento CREATE coloque:
Código:

x = irandom(room_width); // ONDE o pingo vai cair (eixo X horizontal)
vel = irandom_range(4, 7); // VELOCIDADE que vair cair
Agora vamos "Mover" o objPingo
Código:

y = y + vel; // soma a variavel VEL no eixo y. Vai fazer o pingo Descer
if (y > room_height) // se o pingo saiu da tela
{
  instance_destroy(); // destroi o pingo para poupar memoria
}
Agora precisamos de um objeto para "criar" o os pingos, vamos chama-lo de objNatureza.
No Evento Create do objNatureza:
Código:

alarm[0] = room_speed / 2; //cria um pingo a cada meio segundo vc pode mudar aqui se quizer.
Quando definimos um alarme ele vai executar quando passar o tempo que você definiu ao cria-lo. Vamos ao evento alarm[0]:
Código:

alarm[0] = room_speed / 2; //definimos o alarme novamente pois precisamos de mais pingos! (vai pingar pra sempre)
instance_create(0, 0, objPingo); //agora criamos um pingo na posicao 0, 0 pois o próprio pingo vai definir a sua posicao.
Para esse exemplo funcionar, crie um sprite em formato de pingo e coloque no objPingo. Depois coloque o objNatureza em uma room.

Esse é um exemplo muito simples. É importante um bom conhecimento de Geometria básica tipo Plano Cartesiano, Seno, Cosseno etc e um pouco de conhecimento sobre vetores ajuda bastante. Boa sorte!

Flws!

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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por Overflow Qui 23 Ago 2012, 10:52

Obrigado a todos(a), vou começar a baixar apostilas de algorítmos e logica de programação, e ficar mas atento aqui no forum!

Vamos ver se agora aprendo a programar sem D&D Smile
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por theguitarmester Sex 24 Ago 2012, 17:46

os Gráficos, são a Última Coisa que deve ser feita mo jogo, isto é, os gráficos quye irão ser no jogo, você até pode fazer gráficos para testar, mas se você for fazer um jogo com vaários gráficos e Bem Desenhados, deize os para o Final.
O Menu tambem é uma das Coisas Que você deve deixar para o Final, porque, como você vai fazer o Menu Sem saber as Opções, se você fize-los no começo do projeto, até estar quase no Fim, você já pode ter mudado muito de idéias, e terá que modificá-lo.
Sons tambem, na maioria dos jogos, tem de ser deixados por último.
o que você deve fazer 1° em um Jogo é a Programação(a estrutura do jogo).
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sex 24 Ago 2012, 18:49

Meu conselho eh pensar em um jogo primeiro e na medida que seu jogo vai avancando vc vai aprendendo novas funcoes. Nao queira aprender tudo de uma vez...

Comece fazendo os tutoriais que o GM tem no proprio programa, ali vc tem o basico. Depois tente fazer um jogo por conta propria.

O help do programa eh perfeito, la voce encontra tudo que precisa, do basico ao avancado, basta saber procurar. E aqui no forum tem muita coisa tb, mas nao pegue as engines proprias, faca voce mesmo a sua. Pq a parte mais dificil da programacao eh entender um programa que alguem fez.
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Mensagem por Mr. Kaleb Sex 24 Ago 2012, 20:37

Há várias formas de se criar uma base na GML. Uma delas é o Drag'n Drop (ou action blocks, tanto faz). Ou então você pode criar uma lógica, como o vinians disse. Qualquer um aqui deve conhecer o Hello World, de C(++). Passo a passo, os tutoriais explicam as funções de cada argumento; é mais ou menos assim que funciona com o GML:
se a tecla direcional esquerda do teclado estiver sendo pressionada
{o personagem anda 5 pixels para a esquerda no eixo x}
Para passar para o código, só utilizar as funções:
Código:
if keyboard_check(vk_left)
{x-=5}

É muito importante também reconhecer as variações de cada evento. Por exemplo, keyboard_check() é quando a tecla está sendo pressionada. Já keyboard_check_pressed() é quando ela foi pressionada. E assim se segue com todos os argumentos. Ter uma boa base no inglês é essencial para entrar no mundo da programação, querendo ou não.

Algo que pode lhe ajudar:
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Alguem me ajuda a iniciar no GML? Empty Re: Alguem me ajuda a iniciar no GML?

Mensagem por moisesBR Seg 03 Set 2012, 12:09

Aí, demorei um pouco a ver esse tópico, mas tenho que reconhecer que o que tem me ajudado muito é um conversor de d&d para gml mto bom! Descobri esse programa aqui no fórum e eté cheguei a usar até descobri uma nova versão e melhor: com o source! è claro que meus conhecimentos não são o suficientes para modifica-lo, e nem pretendo, visto que ficou excelente! E quem se atrever a fazer isso, pelo menos dêem os merecidos créditos!
Não lembro bem onde baixei a ultima versão, mas acho que foi na yoyogames (tenho o source aqui)
pra quem quiser, como não achei o link original, coloquei no meu dropbox talvez temporariamente:
http://dl.dropbox.com/u/77569588/The%20ultimate%20D%26D%20to%20GML%20converter%20(source%20code).zip

Nome: The ultimate D&D to GML converter
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