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[Duvida] Função PI no Game Maker?

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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por PedroX em Qui 21 Jun 2012, 21:10

É uma variável, não uma função.
Exemplos:
Código:
area = pi * sqr(raio)
perimetro = 2 * pi * r

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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Qui 21 Jun 2012, 21:13

Pedrø escreveu:É uma variável, não uma função.
Vc quis dizer uma constante, não?
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por PedroX em Qui 21 Jun 2012, 21:25

É, concordo que é constante.
Mesmo assim, em muitos lugares, chamam constantes de variáveis.
Por exemplo, em muitos sites há algo do tipo:

"Constantes são variáveis que não mudam seu valor durante a execução do programa..."

Um exemplo é a wiki oficial do Game Maker, que diz:
A constant in a program is a variable that never changes while the program is running, hence the name Constants.

É uma forma errônea, mas comum de dizer.

Até mais!

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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Qui 21 Jun 2012, 21:34

Pedrø escreveu:"Constantes são variáveis que não mudam seu valor durante a execução do programa..."
Podemos afirmar então que variáveis são constantes que sofrem variações de valor XDD

Pedrø escreveu:É uma forma errônea, mas comum de dizer.
Engraçado é quando um prof. de programação tenta explicar a diferença usando esta forma errônea... e eu já presenciei isso hahahaha
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por Zero. em Qui 21 Jun 2012, 22:17

Uma constante não varia ja uma variavel sim o_O .
Devido ao conceito da Game Wiki, querem dizer que uma constante é uma variável que não varia, ou seja não é uma variavel o_O . Que tosco shauhsauhs.Enfim oque seria PI e qual o seu valor constante e formas de uso ?
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por saim em Sex 22 Jun 2012, 09:32

FlyAway escreveu:Enfim oque seria PI e qual o seu valor constante e formas de uso ?
Pi é uma contante que facilita a matemática. É a razão entre o perímetro e o diâmetro de um círculo. É representado por uma letra grega (chamada "pi") que parece dois pauzinhos com um til (~) em cima. Eu não sei escrever ela aqui. O valor dela, é, aproximadamente, 3.14, mas na verdade é um dízimo irregular infinito. Os computadores usam uma aproximação ao invés de um valor com infinitas casas decimais, mas essa aproximação usa muito mais casas decimais do que eu consigo guardar de cabeça (duas). Então, ao invés de fazer um montão de cálculos, escrevemos (algo * pi).
Todas (ou quase todas) as fórmulas que lidam com círculos, discos e esferas usam pi. Área, perímetro, volume, seção, setor, arco, cunha, o diabo!

"radianos" é um conceito que está intimamente ligado a essa constante.

Off: Meus jogos usam muitas constantes, mas eu sempre declaro elas como variáveis. Aposto que o programa fica se perguntando quando é que elas vão variar. Certeza!
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Sex 22 Jun 2012, 10:23

@saim escreveu:Off: Meus jogos usam muitas constantes, mas eu sempre declaro elas como variáveis. Aposto que o programa fica se perguntando quando é que elas vão variar. Certeza!
Só pro caso de alguém não conhecer... há uma tela para definição de constantes no GM, fica em Resources > Define Constants (ou CTRL + Shift + N).

Ao definir uma constante nessa tela ela irá se comportar com uma ""variável"" nativa do programa, mas confesso que nunca usei isso e não tenho certeza quanto a relações com ordem dos eventos e quaisquer outra coisa que possa interferir no funcionamento =]
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por saim em Sex 22 Jun 2012, 10:43

Eu já usei. A grande (e, até agora, única) vantagem é que, como uma variável... constante... como um recurso nativo, o termo usado passa a ser destacado no highlight do editor de códigos, bem como passa a constar na lista de autopreenchimento.
Acredito que não haja nenhum ganho em termos de processamento.

Ah, nesse caso é importante destacar a diferença entre variável e constante. Essas constantes realmente não podem ser mudadas durante o jogo.
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Sex 22 Jun 2012, 10:51

Uma possível outra vantagem, dependendo da situação, seria o maior controle que as ferramentas desse manager e a própria concentração de todas as constantes num único local trariam.

Claro que isso pode perfeitamente ser feito com variáveis globais ou mesmo usando o identificador nomedoobjeto.nomedaconstante, mas de repente num trabalho onde o uso desse recurso seja muito extensivo...
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Re: [Duvida] Função PI no Game Maker?

Mensagem por PedroX em Sex 22 Jun 2012, 11:42

Acho que são chamadas de variáveis, porque elas podem ser mudadas, antes de executar o jogo. Por exemplo, num jogo a pessoa pode definir a constante máximo de vidas como 10, em outro como 15, mas durante o jogo elas serão fixas.

Sobre a questão de performance, talvez aumente, pois o GM vai criar uma lista de variáveis modificáveis (as verdadeiras variáveis), depois ele vai testar se elas mudaram para mudar na memória. Lembrando que GML é interpretada, isso é possível. Mas só quem criou o GM pode responder.

Até mais!

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