Brainstorm - gravidade

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Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Qui 21 Jun 2012, 14:07

Até ter o dinheiro necessário pra comprar o GMStudio, estou estudando as possibilidades que a interface dos celulares nos dá. A bola da vez é o acelerômetro.

Estou desenvolvendo uma engine que simularia um acelerômetro. Em função da posição do mouse, eu defino uma variável global que varia entra -1 e 1, tanto no eixo X quanto no eixo Y (na verdade, o a posição do mouse é traduzido em um valor de 0 a 1 e uma direção - existe uma diferença).
Baseado nesses valores, eu defino acelerações para diversos objetos diferentes. Alguns são mais pesados, outros correm no sentido inverso ao da gravidade e outros ficam parados, sem serem afetados. Atrito também pode ser usado.
A engine está relativamente divertida de operar e eu gostaria de desenvolver um jogo em função dela. Eu já tenho alguma coisa, mas não quero soltar nenhuma idéia antes de um brainstorm.
O melhor lugar pra um brainstorm é (ou me parece ser) aqui.

Então, o que eu poderia criar pra ser jogado exclusivamente em função da inclinação do dispositivo? Eu aceitaria comandos touch-screen pra pausa e navegação em menus, mas gostaria de evitar que a jogabilidade dependesse de qualquer tipo de comando direto. Esses comandos (pausa, menus), na versão ".exe" serão substituídos por comandos de teclado (o mouse estará muito ocupado controlando a gravidade), sendo que pretendo reservar um espaço na HUD (se houver uma) pra incluir os botões.
Qualquer idéia, por mais idiota que pareça, pode dar frutos a idéias mais elaboradas. Qualquer conceito, por mais impossível de executar que seja, pode ser simplificado pra se encaixar nas minhas habilidades.
Toda sugestão é bem-vinda. Mostre que você é criativo!

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por Kabeção em Qui 21 Jun 2012, 14:24

Se está se referindo ao tilt (inclinação) dos aparelhos, um dos melhores jogos que vi com essa função foi o Air Penguin.

Usaram muito bem essa funcionalidade.
Você tem que inclinar o celular a todo momento e o que poderia ser um incomodo é exatamente a qualidade mais divertida do jogo, tanto é que já tem mais de 10.000.000 de downloads.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por luan.alc em Qui 21 Jun 2012, 14:41

Kabeção escreveu:Se está se referindo ao tilt (inclinação) dos aparelhos, um dos melhores jogos que vi com essa função foi o Air Penguin.

Usaram muito bem essa funcionalidade.
Você tem que inclinar o celular a todo momento e o que poderia ser um incomodo é exatamente a qualidade mais divertida do jogo, tanto é que já tem mais de 10.000.000 de downloads.

Como o Kabeção falou, o jogo é muito bom eu tinha ele no meu celular, usa bastante as funções tilt... Um que também usa as funções tilt é o Doodle Jump Ficou bastante conhecido e o desenvolvedor ficou milionario em pouquissimo tempo... não é complexo como o Air Penguim mas faz o que você quer.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Qui 21 Jun 2012, 15:38

Ambos parecem muito bons mesmo, e o Doodle Jump eu já cheguei a experimentar as primeiras fases. Mas eu queria idéias pra algo novo, não indicação de jogos que usam o tilt.
Se nada vier à mente, reciclar idéias já experimentadas pode ser uma linha de ação a ser tomada, mas não é a primeira abordagem que eu gostaria de experimentar.
Tenho certeza que podemos pensar em algo. Não precisa ser complexo, apenas original.
Edit: E esse doodle jump acabou de provar que uma outra idéia minha, "super original" - usar desenhos rabiscados no papel - não tem nada de inédito... bravo
Edit2:O que me parece ser o ponto-chave de cada um dos jogos:
Air penguin: O tilt faz o personagem escorregar. Ele usa gráficos top-down, mas jogabilidade 3-D (é possível subir pra perto da câmera e descer pra longe dela). Um resumo tosco da jogabilidade seria "deslizar desviando de obstáculos e procurando caminhos pra chegar em objetivos".
Doodle jump: A jogabilidade é em plataforma, o personagem salta o tempo todo (a engine se encarrega disso). O jogador controla pra que lado ele vai pender, ou seja, a aceleração no eixo x. Os power-ups se encarregam de variar o jogo.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por cascavelo em Qui 21 Jun 2012, 16:35

Já estou mexendo com isto a algum tempo, meu jogo já está quase pronto, testei várias coisas do tipo que você colocou utilizando o tilt do aparelho, é fácil converter o controle por tilt para o mouse, o único problema na adptação do jogo é o grau de dificuldade que não pode ser o mesmo, o que é fácil de passar em uma fase no pc se torna bem mais difícil no celuLar e quando a gente pede pra alguém testar o jogo, o camarada quase joga o celular no chão, dá até medo de inovar na jogabilidade.
Levo os protótipos que faço pra celular pros meus parentes jogarem e é pura comédia, de tanto que se contorcem. Aprendi com isto que as primeiras fases tem que ser bem fáceis, o jogo tem que praticamente jogar sozinho, infelizmente é necessário gastar uns megas do arquivo com isto.
O maior problema para emular o tilt no mouse é a ausência da função windowsetmouse no GMS, porque se você colocar alguma ação no botões acaba clicando em alguma outra coisa fora da área do jogo.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por luiz_eldorado em Sex 22 Jun 2012, 10:26

Acho que usar o mouse para fazer a inclinação é um pouco "fácil", pois você pode ficar com o mouse parado e pronto, mas num celular mesmo é quase impossível ele não ficar virado. O jeito de evitar fazer isso é quando mover o mouse e parar, ele continuará se movendo numa velocidade que vai se diminuindo.
Você poderia fazer isso mesmo, colocar objetos na tela e o jogador terá que deixá-los lá, ou então o jogador terá que mover os objetos pelo cénário para frente e chegar até o final, sem cair da mesa ou ser atacado por algo na mesa (como pratos, garfos, pessoas?)
Essa ideia foi idiota, mas tá valendo.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por CodemonkeyVoid() em Sex 22 Jun 2012, 10:42

Não sei se cabe pois envolveria projeção tridimensional, mas enfim... algo que penso ser interessante dentro dessa premissa são jogos de "pilotagem" de objetos voadores, como por exemplo um aviãozinho de papel.

O inclinamento do aparelho é semelhante ao deslocamento do manche, tornando o gameplay bastante intuitivo e simples de dominar.

Por outro lado se o jogo for 2D creio que esse contexto fique muito batido como nos jogos de corrida que simulam o volante... talvez pra algo como um puzzle onde vc tem que equilibrar "x" ou levar "y" por uma trilha isso seja mais válido.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Sex 22 Jun 2012, 11:38

cascavelo escreveu:o único problema na adptação do jogo é o grau de dificuldade que não pode ser o mesmo, o que é fácil de passar em uma fase no pc se torna bem mais difícil no celuLar e quando a gente pede pra alguém testar o jogo, o camarada quase joga o celular no chão, dá até medo de inovar na jogabilidade.
Levo os protótipos que faço pra celular pros meus parentes jogarem e é pura comédia, de tanto que se contorcem. Aprendi com isto que as primeiras fases tem que ser bem fáceis, o jogo tem que praticamente jogar sozinho, infelizmente é necessário gastar uns megas do arquivo com isto.
Hahah! Eu não sabia dessa diferença! Ri sozinho, aqui, imaginando seus parentes lutando com o celular... Bom, o que eu faço é definir um ponto no centro da tela e a gravidade aponta desse ponto pro mouse, com um valor proporcional à distância do mouse ao centro, num máximo de 1. A dificuldade em conseguir valores intermediários depende do raio usado pra ser a distância máxima. Provavelmente, quando a coisa muda pro celular, o valor máximo é atingido mais rapidamente, acelerando o jogo e deixando ele mais difícil. Ou então encontrar a inclinação correta do celular é realmente mais difícil que posicionar uma seta na tela.

cascavelo escreveu:O maior problema para emular o tilt no mouse é a ausência da função windowsetmouse no GMS, porque se você colocar alguma ação no botões acaba clicando em alguma outra coisa fora da área do jogo.
É, esse é um dos motivos que eu prefiro não ter ações com o mouse e, se tiver, que sejam botões (pra serem substituídos pelo teclado na versão .exe). O outro motivo é que ia ficar REALMENTE difícil procurar um botão na tela enquanto o celular tem que ser girado pra cima e pra baixo, ou seja, os botões só devem ser usados esporadicamente. Uma pausa, um menu, coisinhas pra melhorar o jogo, mas não pra interferir na jogabilidade. Estou pensando seriamente em fazer um esquema de clicar em qualquer lugar da tela e surgir um pause menu.

luiz_eldorado escreveu:Acho que usar o mouse para fazer a inclinação é um pouco "fácil", pois você pode ficar com o mouse parado e pronto, mas num celular mesmo é quase impossível ele não ficar virado.
Como eu disse na resposta do Cascavelo, a engine que eu bolei leva isso em conta. O que simula a inclinação é a posição do mouse, não a movimentação dele. Se o mouse fica parado, é como se o celular ficasse parado e inclinado. A gravidade continua operando. Pra ficar parado 100%, o mouse deve estar EXATAMENTE no centro da tela - quase tão difícil quanto mante o celular 100% plano.
luiz_eldorado escreveu:Você poderia fazer isso mesmo, colocar objetos na tela e o jogador terá que deixá-los lá, ou então o jogador terá que mover os objetos pelo cénário para frente e chegar até o final, sem cair da mesa ou ser atacado por algo na mesa (como pratos, garfos, pessoas?)
Essa ideia foi idiota, mas tá valendo.
Na verdade, é parecida com a minha idéia básica. O jogo se basearia em movimentar o personagem do ponto A ao B, passando por pontos intermediários, evitando obstáculos. Um jogo de labirinto, só que mais solto, já que controlar o personagem é um problema para o jogador. Me PARECE ser a premissa do Air penguin também (eu só vi o link do kabeção, não joguei o jogo), só que no Air Penguin, o desenvolvedor levou esse conceito às últimas consequências. Colocou superfícies que interferem na mobilidade do pinguim, inimigos, power-ups, tem de tudo! Eu queria idéias desse modelo mesmo: "o que pode ser o personagem?", "qual seria seu objetivo?", "como seria o jogo?" e, a melhor de todas, "o que poderia deixar o jogo ainda mais legal?"

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por cascavelo em Sex 22 Jun 2012, 12:55

É, esse é um dos motivos que eu prefiro não ter ações com o mouse e, se tiver, que sejam botões (pra serem substituídos pelo teclado na versão .exe). O outro motivo é que ia ficar REALMENTE difícil procurar um botão na tela enquanto o celular tem que ser girado pra cima e pra baixo, ou seja, os botões só devem ser usados esporadicamente. Uma pausa, um menu, coisinhas pra melhorar o jogo, mas não pra interferir na jogabilidade. Estou pensando seriamente em fazer um esquema de clicar em qualquer lugar da tela e surgir um pause menu.
No celular optei pra não ter botões na tela, o sapo pega o bichinho clicando em qualquer lugar da tela, não precisa clicar em cima, algo quase impossível de fazer com o cel em movimento e pra atirar eu arrasto o dedo pra cima em qualquer lugar também. A tecla Backspace corresponde ao "voltar" do celular, aquela tecla com a setinha em curva que todo android tem, coloquei a pausa e opções nela.
Não tem como emular isto no mouse, com celular não tem como o ponteiro sair da tela, o problema com o mouse é realmente a falta da função pra setar o mouse no meio da tela, quando fiz os controles no GM8 funcionou legal porque tinha uma comando pra mandar o mouse pro meio da janela sempre que ele se distanciava um pouco, a área de jogo pro mouse acaba porque ele sempre guarda a última posição, diferente do touch que vale onde se clica e o tilt volta automáticamente ao meio segurando o celular reto. O chato é ter que levar o mouse novamente ao meio da tela, quebra o rítimo do jogo. Acho que sua ideia de usar o centro da tela como referência pra função Point_direction ou point_distance seja a solução, vou testar.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por kevin abilio em Qua 27 Jun 2012, 21:54

gente deixa eu ver se entendi:
o mouse é a inclinação do cel.
Mas na hora eu andei reparando que o mouse do cel não tem gravidade(é um mouse, não tem gravidade dã)como eu vou configurar no caso o tatl?
isso depois eu resolvo ainda sou novato no gm mas eu fiz um sistema de gravidade na horizontal tipo o que vocês falaram mas eu defini as distâncias
ex if mouse_x>=320 and mouse_x<=384{hspeed=1}

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Qui 28 Jun 2012, 08:29

Moçada, o tópico não é a respeito de como simular gravidade... Isso eu já resolvi... (se quiser, eu posto os códigos, são bem simples)
O que eu quero é idéias de que tipo de jogo fazer que use só esse tipo de controle. Quero que vocês pensem como jogadores, não como programadores. Algumas idéias já estão anotadas, mas eu quero um caminhão de idéias!

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por PedroX em Qui 28 Jun 2012, 12:40

Recentemente eu estava jogando um jogo, acho que se chama Labyrinth.
Basicamente, você tem um labirinto formado por vários buracos, e deve obviamente desviar deles e cair no buraco maior.
Eu gostei do jogo, acho que talvez sirva para você ter alguma ideia melhor.

Até mais!

PedroX

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por cascavelo em Qui 28 Jun 2012, 13:25

Saim, posta um video de sua engine funcionado com objetos simples, assim fica mais fácil pro pessoal lhe passar idéias.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Qui 28 Jun 2012, 14:49

Pedrø escreveu:Basicamente, você tem um labirinto formado por vários buracos, e deve obviamente desviar deles e cair no buraco maior.
É mais ou menos o que eu já tenho. Um jogo de labirinto em que você controla o personagem (que ainda é só um objeto sem personalidade) através da gravidade. A idéia é simples e boa, mesmo - tanto que resolvi começar um jogo por causa dela.
Mas o que MAIS colocar nesse jogo? Objetos que invertem a gravidade (tipo te transformando numa bolha de hélio)? Objetos que te sopram pra um lado se você for muito leve? Itens colicionáveis? Upgrades? Perks? Unlockables? Corrida contra o tempo? Inimigos (de que tipo)?
cascavelo escreveu:Saim, posta um video de sua engine funcionado com objetos simples, assim fica mais fácil pro pessoal lhe passar idéias.
Vou fazer melhor, vou refazer a pergunta.

Eu tenho um celular com um acelerômetro jóia, mas o touchscreen não tem muita precisão. Que jogo eu devo criar pra ele?

Se você quer testar a engine, vou colocar os códigos dela no spoiler
engine:
obj_controle
create
Código:
globalvar Gdire, Gval;
Gval = 0; //valor da gravidade
Gdire = 0; //direção da gravidade
var boundX, boundY;
boundX = room_width / 2; boundY = room_height / 2; //metade da tela
cx = room_width / 2; cy = room_height / 2; // centro da tela
divide = point_distance(0, 0, boundX, boundY); //pra fazer a gravidade variar entre 0 e 1, em função da posição do mouse
instance_create(cx, cy, objPlayer);
step
Código:
Gval = min(point_distance(cx, cy, mouse_x, mouse_y) / divide, 1);
Gdire = point_direction(cx, cy, mouse_x, mouse_y);
objPlayer
create
Código:
velocidade = 20;
acc = 0; dire = 0;
spdX = 0; spdY = 0;
gravMult = 1;
rebote = -0.5;
atrito = 0.95;

andando = false;
step
Código:
//acelerômetro
if (andando){
   var i, acx, acy;
   acx = lengthdir_x(Gval, Gdire) * gravMult; acy = lengthdir_y(Gval, Gdire) * gravMult;

   spdX += acx; spdY += acy;
   var totalSpeed, totalDir;
   totalSpeed = min(point_distance(0, 0, spdX, spdY), velocidade);
   totalDir = point_direction(0, 0, spdX, spdY);
   spdX = lengthdir_x(totalSpeed, totalDir); spdY = lengthdir_y(totalSpeed, totalDir);
   
   //colide
   if (!place_meeting(x + spdX, y, objBlock)){
      x = median(0, x + spdX, room_width);
      if (x = 0 || x = room_width){
         spdX = rebote * spdX;
         }
      }
      else {
         for(i = 0; i < abs(spdX); i += 1){
            if (!place_meeting(x + sign(spdX), y, objBlock)){
               x += sign(spdX)
               }
            }
         spdX = rebote * spdX;
         }
   if (!place_meeting(x, y + spdY, objBlock)){
      y = median(0, y + spdY, room_height);
      if (y = 0 || y = room_height){
         spdY = rebote * spdY;
         }
      }
      else {
         for(i = 0; i < abs(spdY); i += 1){
            if (!place_meeting(x, y + sign(spdY), objBlock)){
               y += sign(spdY)
               }
            }
         spdY = rebote * spdY;
         }
   
   //atrito
   spdX *= atrito; spdY *= atrito;
   }
apertar espaço
Código:
andando = !andando;
o objBlock não tem códigos, só ocupa espaço.
Tem um pouco mais de objetos e códigos, então pode ser que dê algum erro. Se for o caso, me avise por MP que eu corrijo aqui.

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por PedroX em Qui 28 Jun 2012, 15:06

Mas o que MAIS colocar nesse jogo?
Eu acharia boa a ideia de colocar objetos elásticos, que te rebate quando você toca neles. Outra ideia seria colocar óleo, que te faria escorregar. Mais uma ideia seria colocar objetos magnéticos, que te atraem ou repelem. Itens para te dar invulnerabilidade aos obstáculos. Itens que te dão mais chances ("vidas"). Itens que te dão mais massa (você é menos atraído ou repelido em campos magnéticos). Itens que sopram gelo, que você vai congelando parcialmente conforme sua exposição aos mesmos.

Até mais!

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por saim em Qui 28 Jun 2012, 15:22

Boa, agora sim! A atração magnética seria somada à gravidade, podendo ajudar ou atrapalhar o jogador.
Os objetos elásticos serima mais objetos "borracha", porque já que o jogo pode ter a gravidade em 360°, criar objetos em forma de linha pode causar uma jogabilidade estranha (a menos que eu sempre crie esses objetos entre dois blocos sólidos). Ou eu posso criar objetos "mola", que não causam dano mas te dão uma velocidade que pode ou não ser desejável.
A invulnerabilidade, como em qualquer jogo, terá que ter uma desvantagem. Ou ela será temporizada ou criará alguma inconveniência (como aumentar o tamanho do jogador, impedindo-o de seguir por determinado caminho). Posso criar campos elétricos que só são transponíveis enquanto estiver invencível; esse tipo de coisa sempre é divertida!

Muito boas, dá pra aproveitar todas as idéias!

Só não entendi muito bem a questão do gelo... como estar "parcialmente" congelado? Congelar só de um lado? E como esse congelamento afetaria o jogo?

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Re: Brainstorm - gravidade

Mensagem por PedroX em Qui 28 Jun 2012, 16:02

Seria tipo um vapor congelante, que se ele enrolar, é congelado.
Iria sendo gradualmente congelado.

Por exemplo, em uma parte ele teria que pensar um pouco, mas mesmo assim há um vapor que limita esse tempo dele, ele tem que sair antes de ser totalmente congelado.

Goodbye

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Re: Brainstorm - gravidade

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