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[ RTS ] criar aquele "quadrado" que seleciona varias unidades
2 participantes
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[ RTS ] criar aquele "quadrado" que seleciona varias unidades
eai, sabe quando vc joga um rts (estrategia em tempo real) e segura com botao do mouse, e vai arrastando ai vai desenhando um quadrado na tela, se as unidades estiverem dentro desse "quadrado" elas vao ser selecionadas.
tipo pra selecionar várias de uma vez, bom e isso preciso saber como se faz,
não achei nada parecido por aqui,
ps: unidade = soldado...etc..
vlw
tipo pra selecionar várias de uma vez, bom e isso preciso saber como se faz,
não achei nada parecido por aqui,
ps: unidade = soldado...etc..
vlw
Re: [ RTS ] criar aquele "quadrado" que seleciona varias unidades
Para criar um quadrado daqueles existem algumas engines por aí... só dar uma pesquisada... Mas vou responder do mesmo modo neste tópico.
Crie um:
obj_mouse
No create:
No step:
No draw:
Bem, expliquei o que ocorre no step event, no create há apenas a criação das variávei que definem o objeto...
variável dimensão faz o papel de dimensionar nosso retângulo conforme o mouse e a variável ativado, faz o papel de dizer quando desenhar o retangulo... teste aí...
Para fazer com que os objetos interajam com esse quadrado, basta fazer a checagem no step dos objetos:
Crie um:
obj_mouse
No create:
- Código:
globalvar dimensao;
dimensao=0
ativado=0
No step:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{dimensao[0]=mouse_x;dimensao[1]=mouse_y;ativado=1}//define posicao y e x inicial do retângulo e ativa
if mouse_check_button(mb_left)
{dimensao[2]=mouse_x;dimensao[3]=mouse_y}//define pos y e x secundaria do retangulo
if mouse_check_button_released(mb_left)
{ativado=0}// desativa
No draw:
- Código:
if ativado=1
{
draw_set_alpha(0.3)
draw_rectangle(dimensao[0],dimensao[1],dimensao[2],dimensao[3],0)
draw_set_alpha(1)
draw_rectangle(dimensao[0],dimensao[1],dimensao[2],dimensao[3],1)
}
Bem, expliquei o que ocorre no step event, no create há apenas a criação das variávei que definem o objeto...
variável dimensão faz o papel de dimensionar nosso retângulo conforme o mouse e a variável ativado, faz o papel de dizer quando desenhar o retangulo... teste aí...
Para fazer com que os objetos interajam com esse quadrado, basta fazer a checagem no step dos objetos:
- Código:
if x> dimensao[0] and y>dimensao[1] and x<dimensao[2] and y<dimensao[3]
{if mouse_check_button_released(mb_left){
//evento que desejar aqui
}}
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