Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
4 participantes
Página 1 de 1
Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Olá.
Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.
No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.
Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.
No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.
Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
Kako- Data de inscrição : 11/02/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 14
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Primeiramente, centralize as duas sprites !
Coloque no STEP do quadrado preto:
Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
Coloque no STEP do quadrado preto:
- Código:
if place_meeting(x,y-1,obj_outro_quadrado) and obj_outro_quadrado.x=x
{
// Função a ser realizada
}
Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Olha o que da prá fazer é ao invés de usar o evento de colizão voce usar um cáculo no evento STEP pode ser assim:
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
- Código:
var x1, y1, x2, y2;
x1 = quadrado1.x;
y1 = quadrado1.y;
x2 = quadrado2.x;
y2 = quadrado2.y;
encaixe = false;
//Pode diminuir o 2 para uma precisao maior
if (abs(x1 - x2) < 2) and (abs(y1 - y2) < 2)
{
encaixe = true;
}
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
msx_gold- Data de inscrição : 11/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado
Se quiser aprender mais sobre colisões leia estas minhas aulas:
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
Espero que as aulas te ajudem.
FLWS!
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
Espero que as aulas te ajudem.
FLWS!
Tópicos semelhantes
» Como checar o objeto mais próximo de um outro?
» Objecto em cima do outro
» Object em cima do outro (resolvido for ever)
» Tem como colocar um objeto por cima do outro na room????
» Colisão apenas se o objeto estiver totalmente em cima do outro
» Objecto em cima do outro
» Object em cima do outro (resolvido for ever)
» Tem como colocar um objeto por cima do outro na room????
» Colisão apenas se o objeto estiver totalmente em cima do outro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|