Conectar-se
Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 11/02/2010
Número de Mensagens : 14
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Ver perfil do usuário

Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

em Qui 11 Fev 2010, 15:22
Olá.

Eu tenho um quadrado com sua respectiva sprite (quadrado preto) e gostaria de fazer com que quando um outro quadrado (com uma imagem qualquer) estiver exatamente em cima dele, executasse uma funcao.

No collision nao da pq é so encostar que ele executa, eu gostaria de quando estiver exatamente em cima, sem nenhuma aresta pra fora ou coisa do genero. ja tentei place_meeting tb, mas sem sucesso.

Aguardo ajuda, e agradeco antecipadamente.
abracos.
avatar
Data de inscrição : 17/05/2009
Número de Mensagens : 938
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

em Qui 11 Fev 2010, 15:32
Primeiramente, centralize as duas sprites !

Coloque no STEP do quadrado preto:
Código:

if place_meeting(x,y-1,obj_outro_quadrado) and obj_outro_quadrado.x=x
{
   
    // Função a ser realizada

}

Em "obj_outro_quadrado" você coloca o nome do quadrado com a imagem !!!
avatar
Data de inscrição : 11/02/2010
Número de Mensagens : 24
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Ver perfil do usuário

Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

em Qui 11 Fev 2010, 15:33
Olha o que da prá fazer é ao invés de usar o evento de colizão voce usar um cáculo no evento STEP pode ser assim:
Código:

var x1, y1, x2, y2;
x1 = quadrado1.x;
y1 = quadrado1.y;
x2 = quadrado2.x;
y2 = quadrado2.y;
encaixe = false;
//Pode diminuir o 2 para uma precisao maior
if (abs(x1 - x2) < 2) and (abs(y1 - y2) < 2)
{
  encaixe = true;
}
Isso supondo é claro que os 2 quadrados sao do mesmo tamanho.
E nao se esqueça de criar a variavel 'encaixe' no evento CREATE desse objeto.
Depois basta você verificar se ela esta como valor TRUE e fazer alguma ação.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Número de Mensagens : 2516
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://redscreensoft.blogspot.com

Re: Checar obj quadrado exatamente em cima de outro quadrado

em Qui 11 Fev 2010, 20:14
Se quiser aprender mais sobre colisões leia estas minhas aulas:

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm

Espero que as aulas te ajudem.

FLWS!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum