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image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 00:24
eu queria fazer algo que tem no terraria, a velocidade do sprite depende da movimentação do player. Eu quero fazer algo parecido.
Eu não vou fazer um fan-game do terraria não, e que muita coisa que tem nele, eu achei interessante se colocasse no meu game.
Agradeço desde já...
off: Mais uma coisa, o que significa IA?


Última edição por superrafao em Dom 13 Maio 2012, 20:51, editado 1 vez(es)
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 01:17
IA: Inteligência Artificial

sobre a pergunta, coloque:
Código:
image_speed=speed/4 //mude o valor 4 para o que desejar

ou coloque somente:
Código:
image_speed=speed
mas assim a velocidade das imagens será muito rápida e irá pular as imagens de uma forma que não tera como perceber.
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 05:29
A resposta do theguitarmester ja deve responder sua duvida, mas complementando:

Usando esse metodo, se o player estiver parado e o mesmo tiver uma animação quando ele estiver nesse estado a mesma não vai ser mostrada, porque se o speed do objeto for 0 a image_speed sera 0, portanto a animação vai ficar parada.

Para resolver esse pequeno problema você pode usar esse código:
Código:
image_speed = max(speed/4,1)
É o mesmo código que o theguitarmester postou mas esse limita a velocidade de no minimo 1 até speed dividido por 4.
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 10:42
O mais fácil pra ser feito é...
Código:
if sprite_index=tal{hspeed=apropriada;}
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 11:39
hmm sim, resolvido. Mas tem outra coisa.
Quando o personagem anda de costas, ele fica que nem o Michael Jackson, tem como inverter a sequencia de frames do sprite?
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 12:21
superrafao escreveu:hmm sim, resolvido. Mas tem outra coisa.
Quando o personagem anda de costas, ele fica que nem o Michael Jackson, tem como inverter a sequencia de frames do sprite?
kkkkkkkkkkk eu já passei por isso amigo, acredite. Foi logo que entrei aqui.
Usa o:
Código:
image_xscale=-1;
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 19:50
Oh meus deus. u.u
Cara, meu nivel no game maker eu ja considero medio, então obviamente eu saberia o xscale, mas não é ele.(Eu criei As aventuras do smile verde com base no que eu aprendi, ele todo).
Eu tentei usar o image_number-=1, é o image_number=-1 mas tambem não deu. Mad
Quem joga terraria, sabe o que eu estou falando, ou quem já viu video, etc...
e tipo assim, quero usar uma sprite so, ai os frames da imagem são assim 1,2,3,4,5....
Ai se ele estiver andando de costas fas assim: 5,4,3,2....
Entenderam? Acho que sim!
Sê essa pergunta for respondida, vai ter mais uma, mas se essa aqui não der, ai eu vejo o que fasso...
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 19:54
simples:
image_speed=-max(speed/4,1)

para min, o meu nível em fazer jogos, é 7 no GameMaker por si só, mas em algumas areas e menor em outras maior(dependendo o estilo de programação), e uma coisa que é logico é que se você colocar um n° ao contrario (3 allconter = -3) no image_speed, ele irá inverter o modo em que passa a imagem, você pode tambem pular imagens usando numero maior que 1(como 2 , 3, 4 , 3.3 .4.5 e Maiores que 1 e menores que 2, 1.5 , 1.3 mas assim não pulara a mioria das imagens)
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 20:11
você testou isso? porque aqui não funcionou. Suspect
Sera meu problema é raro?
Eu tentei varias coisa aqui mas num deu, enquanto isso, postem o que pode dar certo, por favor. Quero deixar meu jogo bom o bastante para ficar em 1º olha que está mesmo!
Enfim, precisso de vocês... de novo Surprised
edit:
, a imagem ficou rápida de mais....... ei!!! Ta dando certo! Mas como diminuir a velocidade do codigo corretamente?(image_speed=-max(speed/4,1))
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 20:27
eu testei e deu certo.

talves só dê errado no seu jogo, faça o que eu disse em um novo projeto para testar, talves há algo no seu jogo que bloqueie esta ação. se o teste der certo, desative algumas coisas do seu jogo que mecha com o image_index e o image_speed, para ver se funciona.

caso não dê você pode fazer assim:
Código:
image_speed=0
if image_index >=0 image_index-=0.5 else image_index=image_number-1
tambem fiz alguns códigos e testes até chegar nesse, e talvez esse resolva o seu problea(se o outro não resolver).
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 20:42
Então faz assim:
Código:
if keyboard_check(vk_right){x+=4;sprite_index=spr_360;image_index+=1;}
if keyboard_check(vk_left){x-=4;sprite_index=spr_360;image_index-=1;}
****Editado****
De qualquer forma fiz uma engine : http://dl.dropbox.com/u/70151484/exemplo.gmk
Sei que vai baixar XD


Última edição por Super Maker em Dom 13 Maio 2012, 20:58, editado 4 vez(es)
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Re: image_speed=hspeed não adianta, qual usar?

em Dom 13 Maio 2012, 20:50
AEEE theguitarmester
Seu 2º codigo funcionou!!! Não alterei o image_index, e etc... porque eu não queria que surgisse outro problema. Obrigado
Você já sabia deste código? Se não então você aprendeu junto com migo né?
[Resolvido Happy ]
Mas o super maker também me ajudou. Happy Obrigado a todos! cheers
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