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Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
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Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Em um jogo da memória com um total de 16 cartas
eu utilizei apenas um sprite com 8 cartas diferentes dentro dele e estas cartas são duplicadas ao iniciar o jogo para que montem seus respectivos pares.
Porém agora eu queria adicionar uma nova sprite tambem com 8 cartas (parecidas com as cartas da sprite antiga) e fazer com que a
sprite antiga se associe com a sprite nova. Sendo assim não existe duplicação mais, as duas sprites com 8 cartas cada se associaram.
Gostaria apenas o codigo que faz esta função, não consegui faze-lo.
DEsde já Agradeço
eu utilizei apenas um sprite com 8 cartas diferentes dentro dele e estas cartas são duplicadas ao iniciar o jogo para que montem seus respectivos pares.
Porém agora eu queria adicionar uma nova sprite tambem com 8 cartas (parecidas com as cartas da sprite antiga) e fazer com que a
sprite antiga se associe com a sprite nova. Sendo assim não existe duplicação mais, as duas sprites com 8 cartas cada se associaram.
Gostaria apenas o codigo que faz esta função, não consegui faze-lo.
DEsde já Agradeço
Última edição por SAOD em Qua 09 maio 2012, 14:17, editado 1 vez(es)
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Faça um Index em um obj de controle, assim:
cartas[1]= primeiro sprite
cartas[2]= segundo sprite
E pra mudar no jogo é só se referir a Variável cartas e mudar o número que as cartas vão mudar
cartas[1]= primeiro sprite
cartas[2]= segundo sprite
E pra mudar no jogo é só se referir a Variável cartas e mudar o número que as cartas vão mudar
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Amigo, não entendi muito bem. Acho que você quer duplicar o sprite? Daí você teria dois sprites diferentes com as mesmas cartas... Se for isso, clique com o botão esquerdo sobre o sprite (na árvore de sprites, na janela do projeto) e mande duplicar.
Se essa associação for uma comparação durante o jogo, você pode tentar usar a variável "image_index". Ela é responsável por apontar cada subimagem do sprite, então, se você quiser comparar se as cartas de dois objetos são iguais, você pode tentar isso:
Se essa associação for uma comparação durante o jogo, você pode tentar usar a variável "image_index". Ela é responsável por apontar cada subimagem do sprite, então, se você quiser comparar se as cartas de dois objetos são iguais, você pode tentar isso:
- Código:
if objetoA.image_index = objetoB.image_index
{
// As cartas dos objetosA e objetoB são iguais.
}
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Não esta dando,
acho melhor vcs daram uma olhada fica mais facil.
http://www.4shared.com/get/B9o-gsQm/testememo.html
Tudo esta rodando em torno da sprite "sCartes"
gostaria de associar "sCartes" com "sCartes2".
Neste caso não terá mais duplicação de "sCartes" e sim uma associação
com as imagens semelhantes entre as duas.
Mais uma vez obrigado!
acho melhor vcs daram uma olhada fica mais facil.
http://www.4shared.com/get/B9o-gsQm/testememo.html
Tudo esta rodando em torno da sprite "sCartes"
gostaria de associar "sCartes" com "sCartes2".
Neste caso não terá mais duplicação de "sCartes" e sim uma associação
com as imagens semelhantes entre as duas.
Mais uma vez obrigado!
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Tudo esta rodando em torno da sprite "sCartes"
gostaria de associar "sCartes" com "sCartes2".
Neste caso não terá mais duplicação de "sCartes" e sim uma associação
com as imagens semelhantes entre as duas.
É essa associação que eu não entendi. Vou baixar seu gmk pra ver o que é.
Se você não quer mais o sprite sCartes e quer deletá-lo, mas agora viu que o projeto todo está montado em cima dele e quer trocá-lo por sCartes2, você pode:
1) Já que são só 8 subimagens e não vai dar muito trabalho, faça a substituição das subimagens manualmente. Exporte o sCartes2 como gif ou png e depois abra o sCartes1 e importe o arquivo do sCartes2.
2) Ou então, tem uma forma preguiçosa de fazer isso, mas só vai funcionar se você tiver feito toda a associação via código. Você pode definir pra todos os objetos que sCartes é na verdade sCartes2:
1 - Deletando o sprite sCartes
2 - E no evento create do primeiro objeto da room, você adiciona esse código:
- Código:
with (all) sCartes = sCartes2;
Daí ele vai enxergar o que antes era o nome do sprite, como uma variável que aponta pra sCartes2.
Ou então, ao invés disso usar a função "sprite_assign(sCartes , sCartes2)", que eu acho que também funcionaria. Vou baixar pra ver melhor...
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Ninja8086, não sei nem como agradecer,
cara minha cabeça esta doendo já com isso, mas vou tentar aqui
também!
Obrigado!
cara minha cabeça esta doendo já com isso, mas vou tentar aqui
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Obrigado!
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Rapaz, agora eu entendi. Você usou só o nome do sprite ao invés de variável, daí pra mudar tudo vai dar trabalho mesmo. Usar sprite_index não vai funcionar. Da próxima vez você pode seguir essa dica do nosso amigo cascavelo, vai ser mil vezes mais fácil pra você.
Faz o seguinte. Usa essa função que eu falei, a sprite_assign(sCartes, sCartes2) que vai ser mais fácil pra ti. Daí você vai trocando o sprite das cartas desse jeito. Essa função você só precisa usar uma única vez (só na hora de trocar). Não use o tempo todo desnecessariamente não.
Falou!
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
eu coloco esta função na global, e na oCarte ?
onde tiver a "sCartes" eu substituo por "sprite_assign(sCartes, sCartes2)" ?
Amigo não tem como vc fazer mais ou menos um exemplo, estou
exausto de mecher com isto, nada ta entrando na minha cabeça mais...
Abraço!
onde tiver a "sCartes" eu substituo por "sprite_assign(sCartes, sCartes2)" ?
Amigo não tem como vc fazer mais ou menos um exemplo, estou
exausto de mecher com isto, nada ta entrando na minha cabeça mais...
Abraço!
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Amigo, eu fiz de um jeito que vai ficar mais fácil pra você. O que eu fiz? Mudei o projeto e deixei comentado. O jeito mais fácil é você associar o sprite do objeto à uma variável, por exemplo:
- Código:
oCarte.sprite_index = global.qualsprite;
Depois, quando você quiser trocar o sprite, você associa o sprite à essa variável. Toda vez que você quiser mudar o sprite dele, agora é só você fazer isso (a qualquer hora, onde você achar melhor):
- Código:
global.qualsprite; = sCartes2;
http://www.4shared.com/file/Nh5HPftf/testememocorrigido_.html
Eu demorei porque minha internet tá meio zuada. Tenta baixar aí e vê se tá certinho. Se não tiver entendido, posta aí que a gente te ajuda. Falou!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
amigo agradeço, é quase isto.
Só que eu queria uma associação, estava pensando com mais calma
e pelo que vi só terá como fazer com várias sprites diferentes. Só não sei como.
Dá uma olha aqui pra vc ver : http://www.4shared.com/file/cPDrND-e/quaseisso.html?
Gostaria que objectgrupo1 fizesse pares com os objectgrupo2.
tipo:
Object1 com object11
object2 com object22
object3 com object33
e assim sucessivamente.
Desculpa incomodar mas é que necessito muito disso hoje!
Abraço!
Só que eu queria uma associação, estava pensando com mais calma
e pelo que vi só terá como fazer com várias sprites diferentes. Só não sei como.
Dá uma olha aqui pra vc ver : http://www.4shared.com/file/cPDrND-e/quaseisso.html?
Gostaria que objectgrupo1 fizesse pares com os objectgrupo2.
tipo:
Object1 com object11
object2 com object22
object3 com object33
e assim sucessivamente.
Desculpa incomodar mas é que necessito muito disso hoje!
Abraço!
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
alguem por favor da uma força ai
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Você quer mudar tudo o que você tinha feito e agora passar a usar um objeto diferente pra cada carta. É isso mesmo?
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
exato, os spritesgrupo1 fariam pares com os spritesgrupo2 (cada umcom seus respectivo numero como na engine).
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Dá uma olhada:
http://www.4shared.com/file/GHKnHmCZ/teste_memo_pares.html
Agora fechou par "azul" com par "vermelho". Qualquer dúvida, poste aí novamente. Se estiver resolvido, poste como resolvido pro pessoal trancar o tópico e deixar o fórum mais organizado.
Valeu! (boa sorte)
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
Parabens Ninja.
Muito Grato!
Problema resolvidissimo!
Muito Grato!
Problema resolvidissimo!
SAOD- Data de inscrição : 05/05/2012
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