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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Concurso Quinzenal #016
UM Sprite, Muitas Imagens
UM Sprite, Muitas Imagens
Duração
~ 03/08/2013 as 12:00hs até 18/08/2013 as 12:00hs ~
~ 03/08/2013 as 12:00hs até 18/08/2013 as 12:00hs ~
Restrição
Este concurso, ao invés de tema ele terá apenas uma restrição, um sprite Muitas imagens.
É isto mesmo, você deverá usar um único sprite no jogo todo, e ter todas as imagens dentro dele.
Ou seja "TODAS" as imagens de seu jogo deveram estar em uma unica sprite, exceto os backgrounds, estes podem ser usados normalmente porém vão contar somente na diversão final do jogo.
O tema esta liberado, pode ser qualquer um desde que não entre em conflito com as regras do fórum, ex:Depois de muito discutir, chegamos a um veredicto sobre o uso do SPRITE_ADD, e a MASK.
Com o sprite_add, você poderia extrair sprites de uma imagem grande e a partir daí nem precisaria mais se preocupar com qualquer limitação, podendo usar todas as funções normalmente pra controlar os sprites, o que eliminaria o desafio do concurso.
Portanto esta revogado o uso destas funções.
Fica proibido inserir mais sprites, com programação.
Fica proibido o uso das funções SPRITE_ADD, e uso de MASK.
Galera, o único desafio do concurso é usar uma unica sprite, se tirarmos isto, seria, faça o jogo que quiser da forma que quiser, e tiraria o sentido de desafio...
- Regras:
- Discriminação: É proibida a discriminação, seja racial, religiosa, partidária, contra os homossexuais, mulheres, negros ou a qualquer grupo, raça ou credo.
Pornografia: É proibido postar mensagens com conteúdos eróticos de qualquer tipo.
Qualquer formato de jogo será aceito, plataforma, puzzle, rpg, etc.
Jogos com mais de uma sprite estarão desclassificado do concurso.
Avaliação
Pontuar neste concurso será a maior moleza, veja como é fácil pontuar para ser o vencedor.
Pontuar neste concurso será a maior moleza, veja como é fácil pontuar para ser o vencedor.
- Enviar uma versão do jogo do dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013 = 10 pontos
Obs: esta versão não precisa ser a final, pode ser melhorada até o termino do concurso, ela serve para demostrar quantos participantes teremos, e assim podermos pedir a licença para a YOYOGames, ela exige pelo menos 20 participantes.
- Respeitar a restrição = 30 pontos (sim ja ganha os 30 pontos )
- Gráficos originais = 10 pontos (apenas personagens com animações, não podem apenas mudar as cores)
- Gráficos ripados/originais+ripados = 5 pontos (apenas personagens com animações, não podem apenas mudar as cores)
- Sprites com mais de 10 imagens:
Originais + 10 (a cada 10 imagens, não repetidas e usadas no jogo final) até o total geral de 80 pontos
Ripadas originais/ripadas + 5 (a cada 10 imagens, não repetidas e usadas no jogo final) até o total geral de 80 pontos
- Diversão e criatividade de 1 a 20 pontos (Esta parte fará muita diferença, use sua criatividade)
- Bugs de -1 até -20 (Muito cuidado aqui)
Avaliadores
CASCAVELO
JOTON
CRP_Max
CASCAVELO
JOTON
CRP_Max
Premiação
Troféus GMBR no perfil dos ganhadores
Não obtivemos a quantidade minima de participantes, para a licença.
Entregas
O tópico de como serão feitas as entregas será criado no dia 09/08/2013.
Quer nos ajudar a divulgar o concurso? Coloque na sua assinatura.
- Código:
[center][url=http://gmbr.forumeiros.com/t27413-cq16-uma-sprite-mil-imagens#203191][size=18][b][color=red]Participem![/color][/b][/size]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/36876824/CQ%2316-logo3.png[/img][/url][/center]
- Mais detalhes.:
- Não sei se pelo fato de ter tido a ideia, ela parecia tão simples, pois bem vamos de novo:
Quanto a sprite:
Quando você abre seu Game Maker, em um novo projeto, tem varias pastas, assim:
Na parte que esta escrito Sprites, você cria um conforme a figura.
E todas as imagens, fora o background, devem estar dentro desta unica sprite, assim:Personagens retirados de : http://www.bitstrips.com/create/comic/
Não deve ser usada outra sprite de forma alguma, não sera contado pontos por imagens geradas fora deste sprite, com o draw por exemplo, pois o foco é esta sprite.
Não importa se essas imagens são personagens ou cenário, se elas estiverem num único sprite ta valendo.
Pelo que eu sei de tileset, ele é usado para compor o background, se for para compor o background e não necessitar de outra sprite, mesmo para mascaras, pode usar.
Simples assim.
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
Espero ter deixado mais claro a ideia do concurso.
Abraço, equipe GMBR CQ#16.
Boa sorte a todos!
Equipe GMBR.
Última edição por CRP-Max em Qua 14 Ago 2013, 09:56, editado 7 vez(es)
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Acho que se fosse 1 objeto apenas seria mais interessante, mesmo assim foi bem pensado.
boa sorte a todos que vão participar.
boa sorte a todos que vão participar.
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Um tema bem desafiador, nem sei se vou dar conta de fazer um jogo assim, eu mesmo nunca tentei fazer um jogo com só um sprite, mas vou tentar participar e GANHAR!(Mentira, nem vou conseguir fazer um jogo)
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Achei meio estranho e complicado os ganhos de pontos, mas, vamos ver o que acontece...
Qual é a lógica de ganhar pontos por respeitar a restrição, senão respeitando você já estará desclassificado???
mas não é só uma sprite? logo todas as imagens são do mesmo sprite.- Sprites com mais de 10 animações:
e porque desenhar no DRAW não vale pontos? e pontos por qual motivo???
Não consegui entender muito bem ainda, quanto mais imagens mais pontos? então vou colocar maiss de 9000 imagens com uma cor apenas(tudo branco ou preto, quem sabe azul, talves vermelho).
E sobre como funcionará as avaliações?
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
#Pit Bull
Eu cheguei a pensar em fazer um objeto, mas eu mesmo, com certo conhecimento em GML, teria problemas em fazer um jogo assim, então achei que isso somente limitaria a participação.
#Samuel The Human
Na verdade, a limitação se refere a controlar as imagens, algo que um simples script pode resolver.
#theguitarmester
Na verdade a lógica é a mesma dos concursos da YOYOGames, eles dão o tema e só se preocupam em avaliar a jogabilidade, respeitar a regra é realmente o mais importante, e vai facilitar no ganho dos pontos.
As avaliações do fórum estavam ficando muito complicadas, grafico, jogabilidade, forma de programar, etc.
Sendo que no meu ver o importante é o produto final, aquele que o jogador vai realmente ver.
É sprite com mais de dez mesmo, um jogo com apenas duas imagens na sprite não ganharam pontos neste quesito.
Pode enviar com um trilhão de imagens, sua pontuação não vai passar de 80 pontos, portanto se não se dedicar a diversão e a criatividade, pode correr o risco de ficar em ultimo.
Basicamente as avaliações serão com relação a diversão/jogabilidade e criatividade, a quantidade de imagens, verificação de bug's e o respeito a regra.
Galera esqueci um informação importante, será necessário o envio do source para verificarmos se a regra foi respeitada, já estou incluindo estas informações no tópico principal.É a tal da empolgação....
Eu cheguei a pensar em fazer um objeto, mas eu mesmo, com certo conhecimento em GML, teria problemas em fazer um jogo assim, então achei que isso somente limitaria a participação.
#Samuel The Human
Na verdade, a limitação se refere a controlar as imagens, algo que um simples script pode resolver.
#theguitarmester
Na verdade a lógica é a mesma dos concursos da YOYOGames, eles dão o tema e só se preocupam em avaliar a jogabilidade, respeitar a regra é realmente o mais importante, e vai facilitar no ganho dos pontos.
As avaliações do fórum estavam ficando muito complicadas, grafico, jogabilidade, forma de programar, etc.
Sendo que no meu ver o importante é o produto final, aquele que o jogador vai realmente ver.
É sprite com mais de dez mesmo, um jogo com apenas duas imagens na sprite não ganharam pontos neste quesito.
Pode enviar com um trilhão de imagens, sua pontuação não vai passar de 80 pontos, portanto se não se dedicar a diversão e a criatividade, pode correr o risco de ficar em ultimo.
Basicamente as avaliações serão com relação a diversão/jogabilidade e criatividade, a quantidade de imagens, verificação de bug's e o respeito a regra.
Galera esqueci um informação importante, será necessário o envio do source para verificarmos se a regra foi respeitada, já estou incluindo estas informações no tópico principal.
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Esse é o problema, eu não consigo controlar as imagens xDCRP-Max escreveu:Na verdade, a limitação se refere a controlar as imagens, algo que um simples script pode resolver.
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
.Pode fazer o jogo em dupla?ou apenas individual?
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
#Samuel The Human
Mas você pode usar o fórum para aprender, que tal?
#Thyago
É algo opcional no meu ponto de vista, pois apenas quem enviar o jogo vai ganhar os prêmios, o máximo que a equipe terá é os créditos no próprio jogo.
O grande problema de fazer em equipes neste CQ, em especifico, é o fato de diminuir a quantidade de participantes, ja que dependemos disto para conseguirmos a licença.
Mas você pode usar o fórum para aprender, que tal?
#Thyago
É algo opcional no meu ponto de vista, pois apenas quem enviar o jogo vai ganhar os prêmios, o máximo que a equipe terá é os créditos no próprio jogo.
O grande problema de fazer em equipes neste CQ, em especifico, é o fato de diminuir a quantidade de participantes, ja que dependemos disto para conseguirmos a licença.
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
da pra usar tilesets?se de eu to dentro
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
cara que coincidência eu tava pensando num concurso exatamente assim esses dias.vai ser bem divertido fazer um jogo com apenas uma sprite ..o primeiro concurso que irei participar...me aguarde!
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
#ninja33733
Bom tiliset é basicamente cenário, então você pode usar mas não será pontuado.
#lucas.limeira.92
Seja bem vindo ao CQ#16.
#Gonçalvez (via MP)
Bom tiliset é basicamente cenário, então você pode usar mas não será pontuado.
#lucas.limeira.92
Seja bem vindo ao CQ#16.
#Gonçalvez (via MP)
Sim, a ideia é testar a habilidade de controlar as imagens em um único sprite, mas como descrito nas regras você vai pontuar até um total (soma da entrega + respeito a regra + original + imagens) 80 pontos, a partir dai, é que entra as avaliações de desempate, entendeu? Todos podem fazer 80 pontos, é ai que entra o fator diversão, e sem bug's, beleza?Uma coisa que não entendi no concurso. Eu poderia muito bem botar tudo que era sprite como background. Isso é válido?
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
O jogo devera ser entregue em gmk?
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Sera necessário o envio do source ou o arquivo gerado pelo Game Maker, ex: .GMK, GMS, GM8, etc.
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Só usar um sprite? E eu que pensava que ia ser algo mais difícil...
Anyways: tem que ser TUDO baseado em um só sprite? Digo, os tiles, os backgrounds, as fontes... Só tenho essa dúvida básica, mesmo. Se puder usar tilesets, vai ficar muito mais fácil
o/
Anyways: tem que ser TUDO baseado em um só sprite? Digo, os tiles, os backgrounds, as fontes... Só tenho essa dúvida básica, mesmo. Se puder usar tilesets, vai ficar muito mais fácil
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Ou seja "TODAS" as imagens de seu jogo deveram estar em uma unica sprite, exceto os backgrounds, estes podem ser usados normalmente porém vão contar somente na diversão final do jogo.
Esse concurso não da pra perder, olha a chance de ganhar o troféu ai genteeeee.Bom tiliset é basicamente cenário, então você pode usar mas não será pontuado.
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Poderia explicar um pouco mais a citação abaixo?
Edit
Mais uma: se eu usar códigos para adicionar frames a um sprite a partir de arquivos externos, também é válido?
- Gráficos ripados/originais+ripados = 5 pontos (apenas personagens com animações, não podem apenas mudar as cores)
Não seria "sprites com mais de 10 frames"? Se não for original, preciso de 160 imagens para ganhar os 80 pts?- Sprites com mais de 10 animações:
Originais + 10 (a cada 10 imagens, não repetidas e usadas no jogo final) até o total de 80 pontos
Ripadas originais/ripadas + 5 (a cada 10 imagens, não repetidas e usadas no jogo final) até o total de 80 pontos
Edit
Mais uma: se eu usar códigos para adicionar frames a um sprite a partir de arquivos externos, também é válido?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
#PedroX
Seria sprite com mais de dez imagens, vou concertar.
Não, os 80 pontos são a soma total dos pontos sem a avaliação por criatividade, ou seja, se seu gráficos forem originais e você postou um jogo dentro das regras até 13/08/2013, você já tem 50 pontos, suas imagens a mais só valem mais 30 pontos.
Somente imagens no campo sprites do GM.
Seria sprite com mais de dez imagens, vou concertar.
Não, os 80 pontos são a soma total dos pontos sem a avaliação por criatividade, ou seja, se seu gráficos forem originais e você postou um jogo dentro das regras até 13/08/2013, você já tem 50 pontos, suas imagens a mais só valem mais 30 pontos.
Somente imagens no campo sprites do GM.
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Uma pergunta, e no caso de mascaras (para tileset), ela seria contada como uma das sprites tbm?
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Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Definitivamente não entendi, ficou confusa a explicação, poderia mostrar um exemplo ilustrativo de uma sprite que será permitida usar?
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Gostei do concurso e vai ser moleza
Desafiador mesmo é se fosse 1 objeto, mais nada é impossível.
A única coisa que me impede de ter um bom trabalho é criatividade, mais vou participar mesmo assim.
Vai ser a primeira vez que eu entro em um CQ nesse fórum então queria perguntar como agente entrega os projetos? nesse mesmo tópico?
- - - EDIT - - -
Esqueci de dizer que eu não achei o projeto desafiador então vou fazer ele com 1 sprite, 1 objeto e 1 room.
Apenas para mostrar o que eu aprendi no meu jogo, tomara que vocês gostem dele
Desafiador mesmo é se fosse 1 objeto, mais nada é impossível.
A única coisa que me impede de ter um bom trabalho é criatividade, mais vou participar mesmo assim.
Vai ser a primeira vez que eu entro em um CQ nesse fórum então queria perguntar como agente entrega os projetos? nesse mesmo tópico?
- - - EDIT - - -
Esqueci de dizer que eu não achei o projeto desafiador então vou fazer ele com 1 sprite, 1 objeto e 1 room.
Apenas para mostrar o que eu aprendi no meu jogo, tomara que vocês gostem dele
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