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Willy

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Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Seg 09 Abr 2012, 15:15
Eu estava me perguntando como adicionar esse efeito quando vai passar de uma view para outra, pois achei interessante.
Eu tentei simplesmente adicionar as view mas o player continua como se fosse apenas uma view.
Pra quem não sabe o efeito é : Ao sair de uma view o player vai para outra,mas sem ela caminhar com o player(Tipo passar de tela,mas com apenas uma room).
Obrigado.


Última edição por Animarcelo em Qua 11 Abr 2012, 12:27, editado 2 vez(es)
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Seg 09 Abr 2012, 16:04
No jogo snow chaos, isso não é feito com views, mas com rooms. O objeto armazena algumas variáveis que define onde deve aparecer na próxima room.
Mas a idéia de fazer com views é interessante. Você podia deixar as views estáticas, ou seja, sem seguir nenhum objeto, e dentro de algum controlador (ou do próprio objeto-jogador), colocar algo que checasse em que view ele está
sugestão sem ter sido testada - step event do objeto-jogador
Código:
for(i = 0; i < numero_de_views; i += 1){
if (collision_rectangle(view_xview[i], view_yview[i], view_xview[i] + view_wview[i], view_yview + view_hview[i], object_index, 1, 0){
//o objeto está na view
}
else{
//o objeto não está na view
}
}
Assim que se souber a view em que o objeto está, ela fica visível e as demais views ficam invisíveis. Como todas elas terão o mesmo tamanho e posição na tela, a impressão seria a mesma de se estar mudando de rooms.

Teste e conte o resultado. Agora fiquei curioso.
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Seg 09 Abr 2012, 16:31
Desculpe mas eu não sei a funcão que devo colocar em : "o objeto está na view" e "o objeto não está na view".
No tópico do Snow Chaos o Lucas Lunar diz que usou um sistema de views que ele aprendeu sozinho.
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Seg 09 Abr 2012, 17:11
Aquilo é só uma sugestão, não testei, não sei se funciona.
Seria algo como view_visible[i] = true/false, mas não tenho certeza do que colocar ali ou se o código seria esse mesmo. O que te passei foi só a idéia: descubra em que view o objeto está e mostre a view.
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Seg 09 Abr 2012, 18:28
Há alguns problemas :
Na tela aparecem 2 views(1º e 2º)
Quando vou para 3º e a 4º view não consigo voltar nem para 1º e nem para 2º view

Também estou com problemas quando vou editar a própria view.
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Ter 10 Abr 2012, 07:40
Como as duas views aparecem na tela? Isso acontece o tempo todo?
Que tipo de problemas você encontra ao editar a view?
Que códigos você está usando? Em que eventos?
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Re: Views iguais ao do jogo "Snow Chaos"

em Ter 10 Abr 2012, 13:07
Quando testo aparece duas telas (das duas primeiras views) uma do lado da outra.Mas devia aparecer somente uma : a view em que o player está.
Dependendo de como eu edito a view as vezes fica tudo escuro na segunda view ou aparece a room inteira.

Na hora de editar não se quais caixinhas devo marcar, se coloco para seguir o player em todas view ou em apenas uma,etc.

No step do player:
Código:
for(i = 0; i < numero_de_views; i += 1){
if (collision_rectangle(view_xview[i], view_yview[i], view_xview[i] + view_wview[i], view_yview + view_hview[i], object_index, 1, 0){
view_visible[i] = true
}
else{
view_visible[i] = false
}
}

Não sei se há problemas nisso(Quanto a posição das views na room), mas há duas views em cima e duas embaixo.

Edit

Tentei com 2 views(uma ao lado da outra), mas eu preciso arrumar um jeito de aparecer uma view apenas na tela, pois aparece as duas e quando vou para view da direita: a view da esquerda fica escura.Quando vou para view da esqueda: a view da direita fica escura.

Edit 2

Irei utilizar rooms mesmo, por isso deixei como "Resolvido".
Obrigado saim.
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