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Varios objetos iguais

em Qua 30 Jul 2014, 19:35
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Boa noite

Ai vai:
no jogo existem vários obj_ovelha iguais, ai quando o player pega a ovelha eu quero que a ovelha que ele esta tocando seja deletada
mas o meu codigo faz com que todas as ovelhas do jogo sejam deletadas.... como eu faço para o GM entender que eu só quero que destrua a ovelha que eu estou tocando?


if (place_meeting(x,y,par_sheep))    // estou usando sistema de parent pois vai ter varios tipos de ovelha no jogo
{
   grab=true
}

if (grab=true) && (key_carry=true)  // key_carry é quando o player esta segurando barra de espaço para pegar a ovelha
{
   global.carry=true;
   with (par_sheep)
   {
       instance_destroy();
   }
} else global.carry=false


Última edição por alexfuziokaandrade7 em Qui 31 Jul 2014, 01:13, editado 1 vez(es)
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Re: Varios objetos iguais

em Qua 30 Jul 2014, 21:41
Você deve se referir a uma instancia, e não a um objeto!
No step, crie uma variavel temporária, chamarei de "sheep". Esta variável armazenara o ID do obj_ovelha que está colidindo com o jogador (se não tiver colidindo com nada, -1 é retornado), logo, ficará assim:

Código:
sheep = instance_place(x,y,obj_ovelha);

Quando você quiser que essa ovelha vá para o beleléu, deverá se referir a ela pelo ID, ou seja, com o valor de sheep!
Seu código deverá ficar mais ou menos assim:

Código:
sheep = instance_place(x,y,obj_ovelha);
if (instance_exists(sheep))    //checa se existe uma ovelha colidindo com o player
{
   grab=true
}


if (grab=true) && (key_carry=true)  // key_carry é quando o player esta segurando barra de espaço para pegar a ovelha
{
   global.carry=true;
   with (sheep)//Tudo abaixo acontecerá com o ID em sheep
   {
       instance_destroy();
   }
} else global.carry=false
Logicamente, não testei seu código, então bugs podem estar à caminho!
Para um melhor entendimento, sugiro que leia este artigo:
[Willy Tutorial] Como fazer um filho!

É isso ai... Bons estudos!
Dúvidas é só falar.
Flws... blz
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Re: Varios objetos iguais

em Qui 31 Jul 2014, 01:13
obrigado Willy

eu resolvi o problema colocando o codigo no obj_ovelha ao invez do obj_player
eu nao entendi o seu código, eu nao entendi como a parte "instance_exists(sheep)" funciona T_T
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