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gart30, Katerp, Willy

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abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Sex 30 Mar 2012, 21:16
Olá, bem a minha questão é esta mesma do titulo, eu salvo uma room, determino uma variavel global em outra, e ao usar o load_game para voltar a primeira room(para nao perder certas modificaçoes) acabo é perdendo a variavel global.

Tem como eu carregar um save game sem perder esta variavel global?
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Re: abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Sex 30 Mar 2012, 21:46
Usar game_save() e game_load() não é uma coisa muito "saudável" de se praticar no GM. Para sistemas de carregar e salvar progresso, recomendo que você "salve" o estado do jogo em um arquivo.ini.

Eu escrevi um tutorial ensinando a usar .inis, dê uma olhada:
Aula 01/03
Aula 02/03
Aula 03/03

Espero ter ajudado.
blz
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Re: abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Sex 30 Mar 2012, 21:50
Olá,

Mas willy, pondo esse sistema eu teria que modificar diversas outras coisas no projeto, causando trabalho demais.

Não há como usando o metodo game_save/load ?
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Re: abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Sex 30 Mar 2012, 21:59
Bom, eu nunca fiz um jogo que usasse game_save, por isso não posso lhe afirmar que tenha algum modo de fazer isso.

Talvez se você salvar/carregar apenas as vars globais num ini dê certo. Mas provavelmente o save (com o .ini) seria inutilizado ao usar game_load.

Esse é um ponto que eu acho bem ruim no Game Maker, a limitação do sistema save/load.
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Re: abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Sex 30 Mar 2012, 22:02
@Willy escreveu:
Esse é um ponto que eu acho bem ruim no Game Maker, a limitação do sistema save/load.

tenho de concordar!

Bem, eu pensei em salvar o resultado da variavel global num arquivo de log(.txt) e depois fazer o gm abrilo(ao retornar a priemira room com o load_game), porem nao acho que funcionaria perfeitamente.

Alguma sugestão?
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Re: abrir save game sem perder variavel global - ajuda

em Qua 04 Abr 2012, 00:46
O save do Game Maker salva o estado atual do programa. Faz um dump da memória utilizada pelo programa numa arquivo, e na hora de carregar ele só carrega esse dump. Então não tem como dar load usando o sistema do GameMaker sem perder o valor de todas as variáveis atual, elas serão todas sobrescritas pelos valores que virão do Save.

Isso está MUITO longe de ser um ideal para criar um Savegame... como 95% dos recursos do GameMaker, ele está ali penas pra satisfazer a criançada preguiçosa Smile

Criar um Savegame de verdade significa gravar em um arquivo todos os dados que são cruciais para voltar o jogo naquele ponto novamente. E isso obviamente vai variar brutalmente de jogo pra jogo, você vai precisar saber exatamente que dados são necessários para que o jogo retome daquela posição.

É por isso que alguns jogos usam "Savepoints"... com Savepoint você pode reduzir bastante a quantidade de dados a serem salvos, diminuindo o tamanho do arquivo também.
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