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preciso de ajuda para fazer um jogo muito simples no game maker

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Mensagem por andre7112 Seg 19 Mar 2012, 23:51

Nesse jogo que eu preciso fazer, tem o mapa de Portugal no background e no lado esquerdo da tela onde o jogo irá rodar eu preciso criar uma lista com o nome de 20 cidades portuguesas. O jogador teria que arrastar os nomes das cidades portuguesas até onde as cidades estão no mapa. Conseguindo fazer isso dentro do tempo pré-determinado, acertando os nomes de todas as cidades, o jogador obteria a pontuação máxima.

Estou tentando fazer esse jogo, mas estou tendo algumas dificuldades por estar aprendendo a usar o game maker agora..
Então qualquer ajuda seria bem vinda,
obrigado André
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Mensagem por saim Ter 20 Mar 2012, 08:55

Oi, André!
Que tipo de dificuldades você está encontrando?
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Mensagem por andre7112 Ter 20 Mar 2012, 11:26

Bom.. todo tipo de dificuldade, porque estou aprendendo agora

Mas a minha dificuldade no momento é colocar os nomes das cidades no mapa na forma de objetos que se movem em cima do background que é o mapa

eu já criei um sprite com o nome de uma cidade na forma de uma imagem e criei um objeto vinculado a esse sprite. Mas não consigo colocar o objeto se movendo no mapa na hora de fazer o jogo rodar. Sempre dá algum erro.

Ps: pode ser se movendo através do teclado ou do mouse.. tanto faz
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Mensagem por saim Ter 20 Mar 2012, 11:49

Que tipo de erro?

Tem esse tutorial de movimentação em top-down que parece ser o que você procura. Existem outros pra movimentação com mouse, mas acho melhor ficarmos com o teclado, por enquanto.
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Mensagem por CLT Ter 20 Mar 2012, 12:43

Crie uma sprite que será a mascara deste objeto:

Coloque no Create:

Código:
mask_index=spr
global.mover=false

Coloque no Draw:

Código:
draw_text(x,y,"Cidade")

Coloque no Step:

Código:
if mouse_check_button(mb_left)
{
global.mover=true
}

if mouse_check_button_released(mb_left)
{
global.mover=false
}

if global.mover=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}

if global.mover=false
{
x=xstart
y=ystart
}

Era isso que você queria?
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Mensagem por andre7112 Ter 20 Mar 2012, 21:43

Super Games escreveu:Crie uma sprite que será a mascara deste objeto:

Coloque no Create:

Código:
mask_index=spr
global.mover=false

Coloque no Draw:

Código:
draw_text(x,y,"Cidade")

Coloque no Step:

Código:
if mouse_check_button(mb_left)
{
global.mover=true
}

if mouse_check_button_released(mb_left)
{
global.mover=false
}

if global.mover=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}

if global.mover=false
{
x=xstart
y=ystart
}

Era isso que você queria?

Ainda não consegui porque tenho que aprender a mexer nisso.. tipo saber onde fica o Draw e o step para colocar esses códigos.. acho que vai ser mais fácil pra mim modificar um jogo que ja esteja pronto

Mas obrigado pela tentativa
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Mensagem por CLT Ter 20 Mar 2012, 22:58

Vá em "Add Event" e:

Create: Event Create

Step: Event Step

Draw: Event Draw

Depois de escolher um dos 3:

Vá na aba "Control" e adicione:

Action Code

E digite os códigos que eu passei.
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Mensagem por andre7112 Qua 21 Mar 2012, 00:36

Super Games, obrigado!
já adiantei uma parte do trabalho, mas agora fiquei sabendo que preciso fazer um objeto arrastar junto com o cursor do mouse quando clicar sobre ele..

Por enquanto ele só fica parado na tela do jogo..
como eu fasso?
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Mensagem por jharik Qua 21 Mar 2012, 07:12

ae cara se que que eles criam para vc tenta cara vira homen preocura o peguims eu fiz sosinho é e meu primeiro jogo player 1 player 2
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Mensagem por saim Qua 21 Mar 2012, 08:38

andre7112 escreveu:preciso fazer um objeto arrastar junto com o cursor do mouse quando clicar sobre ele.
Mas... foi isso que ele te ensinou!!!
Só que, pelo código dele, o objeto será arrastado ENQUANTO o botão estiver pressionado. Talvez o que você queira seja:
clica uma vez -> o objeto passa a ser arrastado
clica outra vez -> o objeto pára de ser arrastado
É isso?
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Mensagem por andre7112 Qua 21 Mar 2012, 10:04

saim escreveu:
andre7112 escreveu:preciso fazer um objeto arrastar junto com o cursor do mouse quando clicar sobre ele.
Mas... foi isso que ele te ensinou!!!
Só que, pelo código dele, o objeto será arrastado ENQUANTO o botão estiver pressionado. Talvez o que você queira seja:
clica uma vez -> o objeto passa a ser arrastado
clica outra vez -> o objeto pára de ser arrastado
É isso?

Desculpa.. é que acho que não expliquei muito bem.. estava com sono na hora
eu acredito ter feito tudo direitinho que ele falou e até adiantei um pouco mais oque tinha que fazer e to entendendo mais sobre o GM

Quando eu clico e arrasto o objeto vai, mas quando eu solto o mouse, o objeto volta para o seu locar de origem.. para dar certo o objeto teria que ficar onde eu soltasse o mouse
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Mensagem por saim Qua 21 Mar 2012, 10:12

Hehehe! É que ele deixou uma armadilha no código. Dê uma lida no código de soltar o mouse, olhe, no manual, o que significam as variáveis built-ins que ele usou (as que ficaram em negrito, quando você digitou).
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Mensagem por andre7112 Qui 22 Mar 2012, 16:25

Descobri que era aquela última parte do código no Step que estava atrapalhando..
Mas agora eu tenho 3 objetos no background do meu room e quando eu clico para mover, todos os objetos veem juntos e eu precisaria que apenas o objeto que eu cliquei viesse para o lugar que eu arrastei.. e não todos os 3 juntos..

Alguém sabe como eu faço isso?
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Mensagem por saim Qui 22 Mar 2012, 16:57

Ah, tá, eu não tinha olhado o código do Super Games com a devida atenção.
Bom, ele faz com que "mover" seja uma variável global. Logo, sempre que "mover" for true, todos os objetos se moverão. Pra corrigir isso, faça de "mover" uma variável local. Assim, cada instância poderá ter sua variável "mover" com um valor diferente.

"Não mudou nada" Zangado

É. Acontece que o evento que muda "mover" de false pra true acontece ao clicar em qualquer lugar. Você precisa fazer com que ele só mude de false pra true ao clicar na instância em questão. Dê uma lida, no manual, o que significa cada evento do mouse. Tire isso do step event e ponha no event adequado.
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Mensagem por andre7112 Qui 22 Mar 2012, 19:19

Então poderia me indicar algum tutorial que vc sabe que tem essa informação? explicando como eu posso fazer isso..

porque eu não acho isso em nenhum
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Mensagem por Lauro Qui 22 Mar 2012, 20:54

Veja se isto ajuda...
https://gmbr.forumeiros.com/t20404-tutoriais-tutos-que-podem-ajudar-no-cq-10
"Citação do tópico de ajuda":
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Mensagem por XPTeste Qui 22 Mar 2012, 21:12

Super Games c fez uma coisa MUITO errada. NMão se deve dar os códigos prontos, e sim explicar, mandar tutoriais.
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Mensagem por MatheusReis Qui 22 Mar 2012, 21:15

Evitem off tópic. Façam respostas pertinentes ao assunto do tópico. Caso queira dar um toque a algum membro, envie mensagens privadas. Qualquer off-tópic que suceder aqui será punido com alerta.
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Mensagem por saim Qui 22 Mar 2012, 23:37

andre7112 escreveu:Então poderia me indicar algum tutorial que vc sabe que tem essa informação? explicando como eu posso fazer isso..

porque eu não acho isso em nenhum
Olha, eu dei um bocado de informação. Desculpe, mas não sei qual delas você ficou em dúvida.

Pra não fazer a variável ser global, é só tirar o "global." do começo dela.
Pra só fazer uma ação ao clicar em cima do objeto, tem um evento específico pra isso. Eu estou é te instigando a pesquisar a respeito dos eventos mesmo, porque vai ser bom pra você, mas se você estiver sem tempo, é o mouse - left pressed. Pro evento acontecer ao clicar em qualquer lugar (não é o que você quer) é mouse - global mouse - global left pressed.
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Mensagem por andre7112 Sex 23 Mar 2012, 11:41

Eu já criei os objetos e eles estão se comportando da forma como eu quero: eu clico, arrasto e eles se movem.. solto o mouse e eles ficam.

Exceto por um detalhe, eu não sei oque eu fiz de errado, mas eu preciso clicar em uma área completamente fora do objeto para que ele se mova.. e quanto mais eu arrasto ele mais para baixo, o objeto vai ficando cada vez mais longe do cursor do mouse..

E atendendo ao pedido de Saim, o código de um dos objetos está ai em baixo:

Create:
move=false

Step:
if move=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}

Left pressed:
move=true

Glob Left Released:
if move=true
{
move=false
x=x
y=y
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