[tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

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[tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

Mensagem por Tedi Ripper em Dom 15 Jan 2012, 23:54

Bom galera, resolvi fazer alguns mini tutos importantes para o Concurso Quinzenal....

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Clicar e mover um objeto
Descrissao: Ao clicar sobre um objeto com o mouse, é possivel move-lo, apos soltar, ele para onde está.
OBS.: Caso o player coloque 2 objetos moviveis, um em cima do outro, quando ele tentar mover um deles, e clicar sem querer nos 2, os 2 objetos vai se juntar e só será possivel trocalos se as sprites forem significativamente diferentes.
Let It Rip:
Crie um objeto qualquer para ser movido
Na sua sprite, o Origin tem que estar no centro
ai no create coloque:
Código:
move=false
Aqui criamos uma variavel para representar o movimento, ou seja:
Se move for True, o objeto moverá
Se for False, o objeto ficara parado

No Step coloque:

Código:
if move=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}
Aqui definimos que se a variavel Move for True, o objeto vai mover junto com mouse

No Left Pressed (Mouse > Left Pressed) coloque:
Código:
move=true
Aqui nós fazemos a variavel Move ficar verdadeira caso o jogador clicar no objeto.

No Global Left Released (Mouse > Global mouse > Global Left Released) coloque:
Código:
if move=true
{
move=false
x=x
y=y
}
Este evento é executado quando você solta o botao esquerdo do mouse em qualquer lugar, mesmo fora do objeto, por isso checamos se o move deste objeto era verdadeiro para modar somente ele.
depois disse, se for verdadeiro, nós deixamos Move igual a False, e fazemos o x e o y ser seus valores padroes (codigos como x=x, ou y=y, muitas pessoas acham idiota, mas tira pra ver se seu objeto para yes )

Pronto, coloque seu objeto na room, clique e arraste xD

Engine: Link (dropbox)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Clicar no objeto e o jogo fechar ;D
Descrissao: Quando vc clica em determinado objeto, o jogo fecha.
Let It Rip:
Crie um objeto, coloque a sprite desejada...
No evento Left Pressed (Mouse > Left Pressed) coloque:
Código:
game_end()
Pronto, kkk, esse era brincadeira mesmo, mas vai saber né...

Engine: Link (dropbox)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Arrastar objeto até o lugar certo, se nao, volta ao inicio
Descrissao: Quando vc arrasta um objeto, ele pode ser levado até determinado lugar, se nao for, ele volta no inicio
Let It Rip:
Bom, esse tutorial é bem parecido com o Clicar e mover um objeto, mas muda algumas coisas.
Crie 2 sprites, uma delas é um objeto normal
e a outra pode ser uma especie de Slot de inventario (é só pra simbolizar), coloque o Origin dos 2 no centro.
Crie 2 objetos: ob_item e ob_slot.
No ob_slot, apenas deixe o Depth dele com valor 1
No ob_item:
No Create, coloque:
Código:
move=false
Isso cria a variavel para o movimento

No Step, coloque:
Código:
if move=true
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}
Aqui, testamos se a variavel for verdadeira, o objeto move junto com o mouse

No Mouse Left Pressed, coloque:
Código:
move=true
Quando clicamos no objeto, a variavel fica verdadeira (ativando o movimento)

No Global Mouse Left Released, coloque:
Código:
if move=true
{
if place_meeting(x,y,ob_slot)
{
move=false
x=ob_slot.x
y=ob_slot.y
}
else
{
move=false
x=xstart
y=ystart
}
}
Aqui está o segredo da coisa, vamos por partes:
Primeiro, vemos se a variavel é verdadeira (ou seja, se o mouse está carregando o objeto)
depois, testamos se o objeto esta em cima do ob_slot
Se estiver, o objeto item fica em cima do ob_slot.
se nao
ele volta para sua posiçao inicial.
Pronto, coloque os 2 objetos na room e teste

Engine: Link (dropbox)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bom galera, é isso que eu lembrei, se vcs quiserem algum tutorial especifico podem pedir aqui no topico mesmo.
té mais flw


Última edição por Tedi Ripper em Seg 16 Jan 2012, 12:18, editado 1 vez(es)

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Re: [tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

Mensagem por Leon e Chris em Seg 16 Jan 2012, 10:26

o primeiro tutorial não funfa com o Left Pressed, mas com o Left Button sim(pelo menos aqui comigo foi isso tongue xD)
Muito bom os tutoriais(menos o do game end LOL) Happy

só que to tendo um problema com o ultimo, o objeto não se meche Zangado

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Re: [tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

Mensagem por Tedi Ripper em Seg 16 Jan 2012, 12:03

cara, que tenso, aqui funciona tranquilo, pera, vo posta umas engines de cada um, depois falo.
flw

--edit--
agora com engines, em baixo dos tutoriais.
flw

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Re: [tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

Mensagem por Mannoroth em Seg 16 Jan 2012, 12:49

Leon e Chris escreveu:o primeiro tutorial não funfa com o Left Pressed, mas com o Left Button sim(pelo menos aqui comigo foi isso tongue xD)
Muito bom os tutoriais(menos o do game end LOL) Happy

só que to tendo um problema com o ultimo, o objeto não se meche Zangado
o primeiro deve funcionar com o left pressed sim, afinal ele usa mais tarde o left released,eu nao testei mas creio q sim.
O tutorial do game end é bom tbm: tinha gente reclamando/preguntando como fechar jogo sem poder usar o esc, pra esses taí a resposta, alias acho q todo jogo vai precisar disso.
O ultimo tuto vou usar num game meu RPG online q eu to fazendo ( não é pro concurso quinzenal nao, mas vai ser util).
Outro tuto pro CQ bom é q ensina o move_towards_point, seja seguindo a posiçao atual do mouse, seja movendo pra onde o cara clicou.

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Re: [tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

Mensagem por Leon e Chris em Seg 16 Jan 2012, 15:34

vish, meu game maker é o 7, não abre a engine Zangado
mas mesmo assim, ótimos tutos Happy

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Re: [tutoriais] Tutos que podem ajudar no CQ 10

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