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Aumentar máscara de colisão.
4 participantes
Página 1 de 1
Aumentar máscara de colisão.
Olá a todos!
Pessoal, estou tendo um probleminha e acho que ele pode ser resolvido se eu conseguir aumentar a máscara de colisão para determinado objeto. Tipo, o personagem tem um limite de colisão nos objetos do cenário, mas gostaria que os inimigos tivesse outro limite de colisão, então aumentando e diminuindo a máscara de colisão poderia resolver esse problema de uma maneira mais fácil.
Teria como fazer isso via GML?
Obrigado pelo tempo e atenção de todos.
Forte Abraço!
Pessoal, estou tendo um probleminha e acho que ele pode ser resolvido se eu conseguir aumentar a máscara de colisão para determinado objeto. Tipo, o personagem tem um limite de colisão nos objetos do cenário, mas gostaria que os inimigos tivesse outro limite de colisão, então aumentando e diminuindo a máscara de colisão poderia resolver esse problema de uma maneira mais fácil.
Teria como fazer isso via GML?
Obrigado pelo tempo e atenção de todos.
Forte Abraço!
Re: Aumentar máscara de colisão.
Tipo isso ?
- Código:
mask_index
Re: Aumentar máscara de colisão.
Tipo assim, não sei se vai conseguir entender com esse desenho muito bem feito... rsrsrs...
Já consegui fazer com que o personagem fique na frente e atrás do objeto, então o personagem está funcionando corretamente. Agora com os inimigos eu não consegui fazer isso funcionar, porque os inimigos são mais de um, então o código não se comporta da mesma maneira.
Pensando nisso resolvi cancelar o sistema de profundidade para os inimigos, e para fazer isso sem afetar o sistema já pronto do personagem, seria aumentar a máscara de colisão do objeto para quando for inimigo. Gostaria que meu jogo ficasse como está no desenho.
Espero que tenha entendido...
Abraços...
Já consegui fazer com que o personagem fique na frente e atrás do objeto, então o personagem está funcionando corretamente. Agora com os inimigos eu não consegui fazer isso funcionar, porque os inimigos são mais de um, então o código não se comporta da mesma maneira.
Pensando nisso resolvi cancelar o sistema de profundidade para os inimigos, e para fazer isso sem afetar o sistema já pronto do personagem, seria aumentar a máscara de colisão do objeto para quando for inimigo. Gostaria que meu jogo ficasse como está no desenho.
Espero que tenha entendido...
Abraços...
Re: Aumentar máscara de colisão.
Basta mudar a mask antes de checar a colisão, mas nesse caso é melhor você não usar o Event Collision mas sim as funções de colisão para ter mais controle, por exemplo:
É como o draw_set_color.
- Código:
mask_index = maskParaInimigo;
if place_meeting(x,y,objInimigo) {
....
}
mask_index = maskParaSolido;
if place_meeting(x,y,objSolido) {
....
}
É como o draw_set_color.
Re: Aumentar máscara de colisão.
Ae! Acho que era bem isso que eu estava querendo, mas como nunca mexi com máscaras em programação GML antes, me veio uma outra dúvida...
Como consigo uma máscara para ser atribuída a variável mask_index?
Abraços...
Como consigo uma máscara para ser atribuída a variável mask_index?
Abraços...
Re: Aumentar máscara de colisão.
Meokor escreveu:Ae! Acho que era bem isso que eu estava querendo, mas como nunca mexi com máscaras em programação GML antes, me veio uma outra dúvida...
Como consigo uma máscara para ser atribuída a variável mask_index?
Abraços...
simples, crie uma sprite, essa sprite ira ser a mask.
dai use o :
- Código:
mask_index=sprite0
Re: Aumentar máscara de colisão.
Opaaa!!! Deu certo aquiii!!
Era isso mesmo que eu precisava gente. Eu não consegui entender de primeira, mas agora tá beleza!
Obrigado aê gente Need 90 e Kabeção!
Forte Abraço!
Era isso mesmo que eu precisava gente. Eu não consegui entender de primeira, mas agora tá beleza!
Obrigado aê gente Need 90 e Kabeção!
Forte Abraço!
Re: Aumentar máscara de colisão.
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