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Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
4 participantes
Página 1 de 1
Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
OKay! Olha eu estou fazendo um joguin de arcade e eu queria uma ajudinha especial pra mim!
Tenho algumas duvidas:
QUANDO RESPONDER EXPLIQUE BEEM EXPLICADINHO POR QUE EU SOU NOOB
1- Como eu faço para uma "bola" sair randomica pelo cenario e "mudar" a direção sempre quando bate em alguma coisa sabe? eu quero que quando inicie a fase, ela já começe a andar entende?
2- Como eu coloco um contador de batidas da bola num certo objeto?
3- Como eu coloco tempo?
4- Como eu coloco som cada vez que ela bate? (MUITO NOOB mais eu num sei )
5(curiosidade) O que é end of a block e start of a block?
6- Como eu faço para ao passar o tempo, A bola aumente a velocidade???
7- Como eu coloco um limite de vidas?
Repetindo: Quando for me explicar por favor explique detalhadamente que eu num entendo nada de codigo e etc...
Abraços!
Tenho algumas duvidas:
QUANDO RESPONDER EXPLIQUE BEEM EXPLICADINHO POR QUE EU SOU NOOB
1- Como eu faço para uma "bola" sair randomica pelo cenario e "mudar" a direção sempre quando bate em alguma coisa sabe? eu quero que quando inicie a fase, ela já começe a andar entende?
2- Como eu coloco um contador de batidas da bola num certo objeto?
3- Como eu coloco tempo?
4- Como eu coloco som cada vez que ela bate? (MUITO NOOB mais eu num sei )
5(curiosidade) O que é end of a block e start of a block?
6- Como eu faço para ao passar o tempo, A bola aumente a velocidade???
7- Como eu coloco um limite de vidas?
Repetindo: Quando for me explicar por favor explique detalhadamente que eu num entendo nada de codigo e etc...
Abraços!
Última edição por bagunzi em Sex 23 Jan 2009, 20:11, editado 2 vez(es)
bagunzi- Data de inscrição : 06/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
5 -
cara, isso ai é o seguinte, se vc usa alguma checagem, um exemplo é o if, depois da comparação vc deve abrir um bloco colocar a ação ali de depois fechar
cara, isso ai é o seguinte, se vc usa alguma checagem, um exemplo é o if, depois da comparação vc deve abrir um bloco colocar a ação ali de depois fechar
Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
E ae bagunzin beleza cara.
Então vamos lá:
Eu também to aprendendo a mecher e tal, vo lhe ajudar com que sei. Espero que ajude.
1- Pra ela sair randômica não sei ao certo, mas você pode determinar a ela que saia em uma direção, como por exemplo:
Crie um evento Create na bola, e nele determine a direção da bola e que velocidade ela vai ir, como fazer isso?
Na aba Move, puxe para as actions o START MOVING IN A DIRECTION, aquele que tem seta pra todos lados.
Clique na direção que quer que ela começe e embaixo coloque a velocidade que ela irá ter.
Você quer que ela rebata em determinado objeto e volte a direção contrária?
Se for, ainda no objeto bola, crie um evento de colisão com a parede ou o objeto que você quer que ela bata. Depois de criado, crie um Execute piece a code, que fica na aba CONTROL, nesse texto coloque o seguinte código:
Assim ela rebatera e voltará para a direcão correspondente da colisão.
2- Você quer que o objeto conte as batidas que ela da e mostre na tela?
Você pode usar a própria bola pra contar. No objeto bola, cria um evento CREATE, nele crie um EXECUTE PIECE A CODE, e coloque o seguinte código:
Agora precisamos que quando ela bata em tal objeto conte a batida então.
Na colisão que a bola tem com a parede ou objeto que ela rebata, no mesmo EXECUTE PIECE CODE, coloque o código:
Agora se você quer que apareça na tela, faça o seguinte.
Crie um evento DRAW no objeto bola.
Crie um EXECUTE A PIECE CODE, nele coloque o seguinte código:
Caso queira que este contador acompanhe a room junto ao seu heroi
use:
Vá até seu heroi, ou se caso ele for a bola, no evento DRAW crie um EXECUTE OF A PIECE CODE e coloque este código para que a bola não suma:
Para seu heroi não sumir
3 - vo da uma pensada aqui eja te respondo esqueci =D
4 - Na parte que a bola colide com a parede entre no código que você criou agora poco, antes do move_bounce_all(true) coloque:
5- Pelo que sei :
End Block seria o mesmo que o "}" sem as aspas
Start of a block seria o mesmo que o "{ sem as aspas.
Eles server pra organizar o código.
Exemplo
Ou seja o { abre uma chave para a acão de uma condição e o } fecha a chave da acão.
Espero ter ajudado.
Então vamos lá:
Eu também to aprendendo a mecher e tal, vo lhe ajudar com que sei. Espero que ajude.
1- Pra ela sair randômica não sei ao certo, mas você pode determinar a ela que saia em uma direção, como por exemplo:
Crie um evento Create na bola, e nele determine a direção da bola e que velocidade ela vai ir, como fazer isso?
Na aba Move, puxe para as actions o START MOVING IN A DIRECTION, aquele que tem seta pra todos lados.
Clique na direção que quer que ela começe e embaixo coloque a velocidade que ela irá ter.
Você quer que ela rebata em determinado objeto e volte a direção contrária?
Se for, ainda no objeto bola, crie um evento de colisão com a parede ou o objeto que você quer que ela bata. Depois de criado, crie um Execute piece a code, que fica na aba CONTROL, nesse texto coloque o seguinte código:
- Código:
move_bounce_all(true)
Assim ela rebatera e voltará para a direcão correspondente da colisão.
2- Você quer que o objeto conte as batidas que ela da e mostre na tela?
Você pode usar a própria bola pra contar. No objeto bola, cria um evento CREATE, nele crie um EXECUTE PIECE A CODE, e coloque o seguinte código:
- Código:
batidas = 0
Agora precisamos que quando ela bata em tal objeto conte a batida então.
Na colisão que a bola tem com a parede ou objeto que ela rebata, no mesmo EXECUTE PIECE CODE, coloque o código:
- Código:
batidas+=1
Agora se você quer que apareça na tela, faça o seguinte.
Crie um evento DRAW no objeto bola.
Crie um EXECUTE A PIECE CODE, nele coloque o seguinte código:
- Código:
draw_text(valor x na tela,valor y na tela,batidas)
Caso queira que este contador acompanhe a room junto ao seu heroi
use:
- Código:
draw_text(view_xview+ valor x na tela,view_yview+ valor y na tela,batidas)
Vá até seu heroi, ou se caso ele for a bola, no evento DRAW crie um EXECUTE OF A PIECE CODE e coloque este código para que a bola não suma:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Para seu heroi não sumir
3 - vo da uma pensada aqui eja te respondo esqueci =D
4 - Na parte que a bola colide com a parede entre no código que você criou agora poco, antes do move_bounce_all(true) coloque:
- Código:
sound_play(nomedosom)
5- Pelo que sei :
End Block seria o mesmo que o "}" sem as aspas
Start of a block seria o mesmo que o "{ sem as aspas.
Eles server pra organizar o código.
Exemplo
- Código:
if vida >=8
{
"morre"
}
Ou seja o { abre uma chave para a acão de uma condição e o } fecha a chave da acão.
Espero ter ajudado.
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
Você ajudou muito !
Mas num era bem isso no 1
Eu quero que ela sei lá, mude a direção quando bata no negocio pq é assim o meu arcade:
| ° | entendeu?
Ah eu tenho mais uma duvida!!!!!
Como que ao passar o tempo ela vá aumentando a velocidade?
Mas num era bem isso no 1
Eu quero que ela sei lá, mude a direção quando bata no negocio pq é assim o meu arcade:
| ° | entendeu?
Ah eu tenho mais uma duvida!!!!!
Como que ao passar o tempo ela vá aumentando a velocidade?
bagunzi- Data de inscrição : 06/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
Ah eu tbm não entendi
Agora se você quer que apareça na tela, faça o seguinte.
Crie um evento DRAW no objeto bola.
Crie um EXECUTE A PIECE CODE, nele coloque o seguinte código:
Código:
draw_text(valor x na tela,valor y na tela,batidas)
OKe eu coloco no codigo tah dando fatal error
Agora se você quer que apareça na tela, faça o seguinte.
Crie um evento DRAW no objeto bola.
Crie um EXECUTE A PIECE CODE, nele coloque o seguinte código:
Código:
draw_text(valor x na tela,valor y na tela,batidas)
OKe eu coloco no codigo tah dando fatal error
bagunzi- Data de inscrição : 06/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
Tipo eu num quero que ela volte exatamente oposto entende??
bagunzi- Data de inscrição : 06/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
bagunzi,
Nao fassa posts triplos, use o botao EDITAR!
Nao fassa posts triplos, use o botao EDITAR!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
Okay me desculpe... só queria me expressar da melhormaneira possivel senhor...
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Eaew? alguem pode me ajudar aew?
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Eaew? alguem pode me ajudar aew?
bagunzi- Data de inscrição : 06/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
Ah eu tbm não entendi
Agora se você quer que apareça na tela, faça o seguinte.
Crie um evento DRAW no objeto bola.
Crie um EXECUTE A PIECE CODE, nele coloque o seguinte código:
Código:
draw_text(valor x na tela,valor y na tela,batidas)
Mano esse draw text onde está "valor x na tela" e "valor y na tela" se tem de colocar o número de acordo com a room, se olha mais ou menos na room onde quer colocar ai, é só olhar na parte de baixo que mostra os valores de X e de Y. Exemplo :
- Código:
draw_text(40,80,batidas)
A respeito de ir randomicamente este código que postei pra você colocar, se a bola colidir de cima pra baixo na diagonal ela vai bater e voltar para diagonal pra cima a direita. Como se fosse um ping-pong, ela não voltaria a direção contrária, só se ela ir reta ela voltara reta.
Seu arcade é tipo PONG ?
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Várias perguntinhas POr favor Dá Um HELP pru eo ^^
talves nao de pq nao pe uma string, tenta
draw_text(40,80,string(batidas))
draw_text(40,80,string(batidas))
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