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[Resolvido][Duvida's] Perguntinhas rápidas

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Mensagem por Mentos e Coca-cola Dom 26 Jun 2011, 19:12

Bom, eu criei esse tópico para postar algumas duvidas que estou, aqui vai...
1ª -
Como faz para o objeto ficar virado p/ o mouse, o jogo é top-down

2ª -
Como faz uma I.A do inimigo, contando que ele ataque o player, se defenda quando ele conseguir dos ataques do player(mas que ele não se defenda muito, só um pouco por vez)
o jogo é top-down

3ª -
Como fazer com que o inimigo só vai p/ cima quando ele avistar o player ? o jogo é top-down

4ª -
Como fazer um pulo em top-down ?

5ª -
Como fazer o player ou o inimigo perder vida só quando ele encostar na lamina de uma espada, ou na mão do carinha ? top-down tambem
Para quem não sabe: Top-down é aqueles jogos de visão de cima.

Quem está curioso: O jogo que estou fazendo é de sticks, e vai ter uma mistura antiga, do presente e futurística.

Responde aí plz... Suspect


Última edição por Mentos e Coca-cola em Seg 27 Jun 2011, 17:50, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Dois Resolvidos)
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Mensagem por willam2 Dom 26 Jun 2011, 20:03

1º duvida: Use o image_angle. Código:
Código:
image_angle=mouse_x and mouse_y

2º duvida: Sei lááá!! nervoso

3º duvida: Use o distance_to_player e o move_towards_point. Código:
Código:
if distance_to_object(obj_player)=100 //coloque a distancia aqui.
{
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,5) //coloque a velocidade do inimigo no lugar do '5'.
}

4º duvida: Sei lááá!! nervoso

5º duvida: Modifique a Mask do sprite, e coloque a colisão somenten na lâmina Smile

Caso tenha te ajudado, coloque créditos meus no seu jogo ok?

Té + sorrindo2
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Dom 26 Jun 2011, 20:07

Não funcionou nenhuma delas, a minha imagem não gira e não é bem isso que quero, quero que o inimigo tenha uma visão tipo um circulo
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Mensagem por .:Allison:. Dom 26 Jun 2011, 20:22

A primeira é simples:
if x > mouse_x {//se o x do objeto for maior que o x do mouse
image_index=spr_esquerda;//troca para a sprite esquerda
}
if x< mouse_x {// se o x do obj for menor que o x do mouse
image_index=spr_direita;//troca para a asprite direita
}


Olha to sem tempo agora, mais acho q mais tarde vou preparar uma engine com tudo isso p/ vc!
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Dom 26 Jun 2011, 20:23

Não precisa não, valew, resolvi o primeiro eo o ultimo já
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Mensagem por Super Games Dom 26 Jun 2011, 20:30

Para a 4º pergunta encontrei está engine:
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t13345-ls-engine-pular-num-jogo-de-visao-de-cima-top-view-com-o-yoshi
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Dom 26 Jun 2011, 20:38

Não é bem essa visão, está aqui um link de um video exemplo que fiz:
https://www.youtube.com/watch?v=2o_it69iQc4
ajuda í
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Mensagem por rogerbif Dom 26 Jun 2011, 21:58

2ª -
Como faz uma I.A do inimigo, contando que ele ataque o player, se defenda quando ele conseguir dos ataques do player(mas que ele não se defenda muito, só um pouco por vez)
o jogo é top-down

Isso é simples faça um random
Código:
defende=random(100)
if (defende>90){defendeu=true}//de 90 a 100 tem 10% de chance de defesa

3ª -
Como fazer com que o inimigo só vai p/ cima quando ele avistar o player ? o jogo é top-down

Bom nesse caso existe a função distance_to_object(player)
Código:
ex.: if (distance_to_object(player) <= 100) {attack=true}else{attack=false}

OBS.: Se não funcionar essa função pode faze-la manualmente por um script tipo:
Código:
//funçao distancia retorna V (se menor) ou F (se maior) da distância do player
distancia(x,y,100)//chame assim a função mandando o x e y e a distancia que quer verificar
if (argument0 > player.x) {distance_x=argument0 -player.x}else{distance_x=player.x-argument0 }
if (argument1 > player.y) {distance_y=argument1 -player.y}else{distance_y=player.y-argument0 }
if ((distance_x < argument2) and (distance_y < argument2)){return true} else {return false}

4ª -
Como fazer um pulo em top-down ?

No pulo teria que mudar o image_scale no caso seu image_scale inicial é 1 pode fazer um for
ex.:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
for(i=1;i<2;i+=0.01){image_scale=i}//aumenta sprite dando o efeito de subir
for(i=2;i>1;i-=0.01){image_scale=i}//diminui o sprite dando o efeito de descer
}

Acho que é isso espero ter ajudado se coloquei algo que está estranho posso ter confundido c++ com GML mais a lógica é essa abraços...
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Seg 27 Jun 2011, 17:48

Tópico resolvido, podem trancar o tópico
Créditos á:
rogerbif

ops: esqueci de agradecer, obrigado o(é aquela voz do comercial das flor dos piás)
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Mensagem por Dancity Seg 27 Jun 2011, 18:31

Resolvido - Tópico Trancado
Caso ache necessário o autor pode enviar uma MP para um Administrador ou Moderador pedindo que destranque o tópico.
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