[Resolvido]Problema Colisão Top Down

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Resolvido [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Ter 17 Jan 2012, 15:44

Fala galera da GMBR! Fazia tempo q eu não postava aqui heim?! Bom, mais uma vez preciso da ajuda do pessoal ai:

Estou fazendo um jogo top down, bem simples, tratase de labirintos e o jogador vai controlar uma bolinha com o mouse. Fiz uma engine super basica pro jogo com dois blocos, só pra testar alguns comandos. Ficou assim:

1º Bloco: Player

Step

Código:
motion_set((point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)),(point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14);

OBS: Peguei ese codigo em uma engine de sniper, achei o movimento legal pro meu jogo e adaptei. Se possivel, gostaria de aproveitar e pedir que me expliquem o que esse codigo faz na realidade. Não quero só dar um Ctrl+C e Ctrl+V.

Colisão com a parede:

Aqui todos os codigos que testei o player ficava travando na parede. Como poderia fazer pra isso não acontecer?

2º Bloco: Parede

Ja esta marcado "Solid"

Como sei que os caras do forum são parceria, desde já agradeço. FLW

Edit: Já sofri com esse problema outras vezes, tenho algum problema com colisões, aff. A resposta vai me ajudar em outros projetos tbm, inclusive de plataforma


Última edição por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 13:45, editado 2 vez(es)

mateus luz

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por saim em Ter 17 Jan 2012, 15:59

mateus luz escreveu:
Código:
motion_set((point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)),(point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14);

OBS: Peguei ese codigo em uma engine de sniper, achei o movimento legal pro meu jogo e adaptei. Se possivel, gostaria de aproveitar e pedir que me expliquem o que esse codigo faz na realidade. Não quero só dar um Ctrl+C e Ctrl+V.
motion_set(dir,speed) define uma direção e uma velocidade. Seria o mesmo que escrever
Código:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
speed = (point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14;
A direção está sendo apontada para o mouse. A velocidade é igual um quatorzeavo da distância entre a posição atual do objeto e o mouse. Em teoria, o objeto jamais atingirá o mouse, mas na prática, depois de um tempo, chega-se numa diferença de valor tão baixa que o computador já pára de calcular.

mateus luz escreveu:
Colisão com a parede:

Aqui todos os codigos que testei o player ficava travando na parede. Como poderia fazer pra isso não acontecer?
Hmm... certamente você já tentou o move_contact_solid. Eu também já tive desses problemas com top-down. Aliás, foi isso que me levou a largar mão das variáveis built-ins e começar a tomar o código em minhas mãos.
A solução que eu encontrei é um pouco complexa, porque refaz a engine de speed e direction e eu crio meu próprio sistema de colisão.
Acho mais eficiente você mostrar suas tentativas e elaborarmos algo a partir dela.

saim

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Ter 17 Jan 2012, 16:10

ok, muito obrigado pela resposta. Por mais que não goste de D&D, pois acho limitado, usei o seguinte:

Aba Move>>Move Fixed e marquei o ponto do meio, o quadrado. Não marquei relative. O problema continuou, o player trava na parede.

Também tentei usar o move_contact_solid, de umas 300 maneiras diferentes que encontrei no forum, não funcionou em nenhuma.

Voltando ao D&D usei o Move to Contact, mas esse não sei usar direito, e também não funcionou. Se puder ajudar, fico agradecido. Enquanto isso estou pesquisando um pouco sobre colisões pra ver se encontro alguma coisa.

mateus luz

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por saim em Qua 18 Jan 2012, 09:58

O problema é que eu também nunca me dei bem com essas fuções de colisão. Drag'n'drop, então, piorou. Não tenho cacife pra te ajudar com as técnicas tradicionais, mas vou te mostrar o que eu costumo fazer. Eu sempre faço o seguinte:
1 - Defino direção e velocidade como variáveis não-built-in (uso outros nomes diferentes de direction e speed). Eu sei, isso é inventar a roda, mas só assim eu consigo me dar bem.
2 - Movo o personagem usando o step event e códigos do tipo
Código:
x += lengthdir_x(velocidade, direção);
y += lengthdir_y(velocidade, direção);
3 - Antes de mover, verifico se há colisão, tipo assim:
Código:
if (not place_meeting(x + lengthdir_x(velocidade, direção))){
   x += lengthdir_x(velocidade, direção);
   }
//idem pro eixo y

Parece que inverti os passos 2 e 3 mas é assim mesmo que eu faço, primeiro testo se a movimentação está ok pra depois me preocupar com colisão (o que muitas vezes acaba me fazendo mudar a movimentação toda).

Tem gente que fica muito confortável com essas funções de movimentação e colisão do game maker. Eu, infelizmente, não fico.

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por Thyago em Qua 18 Jan 2012, 10:19

.tente isso

Código:
velocidade=distance_to_point(mouse_x,mouse_y)/14
mp_linear_step((mouse_x,mouse_y,velocidade,0)


edit

.Arrumei o código


Última edição por Thyago em Qua 18 Jan 2012, 10:39, editado 2 vez(es)

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 10:31

Thyago:

Obrigado pela ajuda, mas não sei porque meu GM não tem esta função, mp_potential_linear. Mas pelo que eu notei isso so faria o objeto segui o mouse né? Isso eu ja consegui fazer, o problema é na colisão com a parede solida. Ou trava ou fica bugado, mas mesmo assim obrigado pela ajuda.

Saim:

Tentei fazer um sistema parecido com isso, porem mais simples, usei place_meeting pra checar se havia colisão com a parede, funciona em parte, mas fica meio bugado, tipo o player ao invés de travar só quando encosta na parede, ele tra uns 5 a 6 pixel antes. e gruda por assim dizer. Mas obrigado a todos que estão tentando ajudar.

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por Thyago em Qua 18 Jan 2012, 10:34

Essa funçao faz ele para se tiver um obstaculo no caminho.
eu errei é assim o certo

Código:
mp_linear_step


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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 10:36

Agora entendi, o unico problema é que não encontro essa função no GM, se digito ele da ela como inexistente. Obrigado pela ajuda.


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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por Thyago em Qua 18 Jan 2012, 10:38

.Estava errado ,cara,verifique que eu arrei agora

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 10:44

Funcionou, porem continua bugado, ele trava uns pixel antes de encostar na parede. Já to começando achar que é coisa do GM. Afff, poruqe todos os codigos que vocês me passaram e os que eu testei deveriam estar funcionando. Massss. Agradeço a ajuda de todos até agora. Vo continuar tentando, se alguem souber de mais alguma coisa...agradeço de antemão


Edit:

Tirei uma print pra vocês verem o problema:

Print do Problema

O bloco preto menor é o player, ele esta distante da parede, porém ja esta travado! e não é problema com o sprites nem mask, tudo esta normal.


So lebrando que essa print eda room de teste do game, serve so pra testar os codigos e comandos, se funcionarem,coloco no jogo.

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por vinians em Qua 18 Jan 2012, 11:17

Amigo, no evento de colisão do Player com a Parede tente isso:
Código:

move_contact_solid(direction, 15);
speed  = 0;
gravity = 0;
Nao sei se vc adicionou gravidade ou coisa parecida, mas zerei o gravity de qualquer maneira.
Flws!

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 11:37

Vlw vinians, porem ainda não funcionou. Não adicionei gravidade pois o jogo é top Down, neste caso o player segue o mouse. Como disse não são os codigos que estão errados, é alguma outra coisa. Esse seu codigo em teoria deveria funcionar perfeitamente, assim como os outros, porém, não sei porque diabos não funciona. Fica bugado. Pelo jeito vou ter que mudar o modo de jogo e passar a usar o teclado, ja que usando movimentação nas coordenadas x e y não da problema de colisão. Que pena, vai ser 70% da jogabilidade jogada fora... Mas se alguem souber de mais alguma coisa pf diga, ainda há tempo de salvar o mundo meu jogo. kkkk obrigado a todos.

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por vinians em Qua 18 Jan 2012, 11:39

Amigo, se me passar por MP eu posso tentar ajuda-lo.
Flws

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 11:47

ok, so lembrando que é uma engine de teste. vou upar e te passo por mp

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por vinians em Qua 18 Jan 2012, 11:48

Ok amigao, vou dar um bizoi
edit:O DropBox é show de bola pra isso, so uso ele agora....
Flws

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 11:53

Obrigado pelo toque, não conheço o dropbox, outra hora vo testar ele, upei no mediafire.com, gosto bastante dele. Fico agradecido desdejá

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por vinians em Qua 18 Jan 2012, 12:24

Amigão eu vi como estava o problema la e é o seguinte, estas funções de movimetação automáticas do GM são boas, nos limitam um pouco quando queremos um controle mais apurado, assim eu substitui o seu STEP por esse codigo e funcionou perfeitamente, veja:
(substitua o STEP completamente por esse abaixo)
Código:

dt = distance_to_point(mouse_x, mouse_y);
direction = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);
speed = dt / 10;
Pode testar, aqui funcionou legalzim.
Flws!

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

Mensagem por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 13:44

Nossa mano, agora ficou perfeito, graças a vc meu jogo esta a salvo. Nem sei como agradecer, e obrigado a todos os outros tambem que ajudaram. Podem Trancar o topico.

mateus luz

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Resolvido Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down

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