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CQ#10
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Re: CQ#10
Mas acontece que isso prejudicaria o jogo. Eu não colocaria um sistema assim pois qualquer outra pessoa poderia trapacear no meu game, e isso tiraria toda a diversão que eu pretendi criar.
Não é questão de "esconder sujeira", mas em alguns casos não há necessidade. Além disso em alguns concursos houve julgamento quanto à maneira de programar e é isto que acho injusto. Como disseram, examinar o source ajuda na hora da avaliação pois é possível examinar partes do jogo que são mais difíceis e/ou demoradas para acessar, acelerando o processo. Acredito que, se o source não for obrigatório para avaliação, enviar o source deve ser opcional, vai de cada pessoa enviar ou não, mesmo que possa não ter uma avaliação mais profunda.
Não é questão de "esconder sujeira", mas em alguns casos não há necessidade. Além disso em alguns concursos houve julgamento quanto à maneira de programar e é isto que acho injusto. Como disseram, examinar o source ajuda na hora da avaliação pois é possível examinar partes do jogo que são mais difíceis e/ou demoradas para acessar, acelerando o processo. Acredito que, se o source não for obrigatório para avaliação, enviar o source deve ser opcional, vai de cada pessoa enviar ou não, mesmo que possa não ter uma avaliação mais profunda.
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Re: CQ#10
Concordo com vc SIGI, só propus isso pra tentar ter todo mundo no concurso!
Mas eu acho que se a avaliação não for técnica,que exija o source, poderiam dispensar sim!, caso seja uma avaliação no quesito de jogabilidade , que os avaliadores querem analisar todas as rooms, eu acho injusto, a dificuldade faz parte da avaliação, e eles tem que levar em conta,seja como ponto + ou -.
Mas eu acho que se a avaliação não for técnica,que exija o source, poderiam dispensar sim!, caso seja uma avaliação no quesito de jogabilidade , que os avaliadores querem analisar todas as rooms, eu acho injusto, a dificuldade faz parte da avaliação, e eles tem que levar em conta,seja como ponto + ou -.
Re: CQ#10
Lembrando que o source é disponibilizado somente para os avaliadores (me corrijam se eu estiver errado), então como o Sigiloso disse, disponibilizar um game com 'trapaças' para mudar de fase tiraria toda a graça para quem fosse jogar.
Sobre avaliar a programação do jogo, eu acho justo, pois muitas pessoas são ótimos programadores porém péssimo com gráficos, dae avaliar somente a parte externa (gráficos e etc) é meio injusto para esse programador.
Sobre avaliar a programação do jogo, eu acho justo, pois muitas pessoas são ótimos programadores porém péssimo com gráficos, dae avaliar somente a parte externa (gráficos e etc) é meio injusto para esse programador.
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Re: CQ#10
é esse o meu caso, por isso se cobrarem graficos originais e for individual, eu nem participo.Klior escreveu:
Sobre avaliar a programação do jogo, eu acho justo, pois muitas pessoas são ótimos programadores porém péssimo com gráficos(...).
tem jogos q botam password pra cada fase e so da pra saber o password se tiver o gmk OU se ir passando fases, no caso de avaliadores, talvez nao haja tempo de ficar passando todas ou queiram ficar escolhendo a fase pra avaliar melhor.
Espero nao estar floodando, essa discussão q estamos fazendo é válida, ne?
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Re: CQ#10
Klior escreveu:Sobre avaliar a programação do jogo, eu acho justo, pois muitas pessoas são ótimos programadores porém péssimo com gráficos, dae avaliar somente a parte externa (gráficos e etc) é meio injusto para esse programador.
É ai que entra o tópico do usuário Carlos Mahnke - Enxergando um projeto além da superfície. Seria bom ler o que ele propôs para debate, ele fala sobre exatamente o que você disse.
Até!
Re: CQ#10
Eu acho que se no concurso algum projeto receber nota muito baixa, a programação poderia ser avaliada, ou seja, como uma prova de recuperação escolar.
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Re: CQ#10
Acontece que a maneira de programar um jogo varia de pessoa pra pessoa. É algo muito subjetivo, um avaliador pode achar os códigos do cara muito mais organizados e descontar pontos, sendo que essa foi a maneira mais rápida e eficaz que este programador achou pra fazer determinada coisa. Ou seja, é impossível julgar, é a forma de raciocinar de cada um que está sendo debatida.
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Re: CQ#10
De onde é que você tiraram essa ideia insana da possibilidade que vai precisar de gráficos originais? Faz quem pode, não faz quem não pode.
E mano, não tem problema nenhum em mostrar o source, vocês acham que os Avaliadores são o quê? Conspiradores que roubam projetos? E vocês pensam que o GM é o quê também? A maioria das coisas que nós fazemos com ele consiste de usar funções prontas bem documentadas no manual e que todo mundo usa. Tem os modos de usar também, mas podem ter certeza que os Avaliadores conhecem MUITO bem. Por que são todos bem experientes no GM (Markituh inclusive, até mais que o GM).
Mesmo assim, se não quiserem mostrar o GMK, é só não participar do concurso ué, ninguém é forçado à participar. Mas se for participar tem seguir as regras que não são nada de mais.
Enfim, é uma besteira se preocupar em mostrar o GMK, seja lá como eles forem avaliar, é aí que entra o tópico do Carlos Mahnke que o Golpe Baixo citou.
@Golpe Baixo:
Pensei nesse tópico na hora.
E mano, não tem problema nenhum em mostrar o source, vocês acham que os Avaliadores são o quê? Conspiradores que roubam projetos? E vocês pensam que o GM é o quê também? A maioria das coisas que nós fazemos com ele consiste de usar funções prontas bem documentadas no manual e que todo mundo usa. Tem os modos de usar também, mas podem ter certeza que os Avaliadores conhecem MUITO bem. Por que são todos bem experientes no GM (Markituh inclusive, até mais que o GM).
Mesmo assim, se não quiserem mostrar o GMK, é só não participar do concurso ué, ninguém é forçado à participar. Mas se for participar tem seguir as regras que não são nada de mais.
Enfim, é uma besteira se preocupar em mostrar o GMK, seja lá como eles forem avaliar, é aí que entra o tópico do Carlos Mahnke que o Golpe Baixo citou.
@Golpe Baixo:
Pensei nesse tópico na hora.
Última edição por Lucas Lunar em Qua 11 Jan 2012, 14:47, editado 1 vez(es)
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Re: CQ#10
Medo de ter códigos roubados nem tenho. Aliás, o source de vários jogos meus postados aqui estão espalhados pelo 4Shared (inclusive Mirfo), então quem quiser é só pesquisar lá...
Mas como disse, usar gráficos originais ou não não vai definir o jogo de ninguém como o melhor. O segredo é como se aplica os gráficos, então um jogo com sprites ripadas pode ser muito mais agradável do que um com tudo feito do zero. Basta saber usar.
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Re: CQ#10
A programação não será avaliada. O que será avaliado é o produto final. Não se preocupem em ser claros durante a preogramação. Interpretar os códigos faz parte do trabalho do avaliador, caso ele venha a recorrer à source (o que nem sempre vai acontecer).
Deixar o envio do editável como opção do participante não será debatido nesse concurso. A exigência ou não do editável é parte das regras do concurso e é definida pela equipe organizadora. Pra outros concursos (e outros avaliadores) podem ser estabelecidas outras regras.
A dificuldade do jogo será levada em conta no sentido em que se adeque ao estilo do jogo. Tanto jogos muito fáceis quanto muito difíceis podem ter a dificuldade considerada adequada. O envio do editável não torna o jogo "fácil" para os avaliadores, mas permite visualizar eventos, objetos ou fases que demorariam a ser visualizados pelo jogador do executável.
Jogos impossíveis ou que possam vir a ser impossíveis (dependendo de valores aleatórios, por exemplo) serão penalizados (a menos que a probabilidade do jogo ser impossível seja minúscula, como tetris, por exemplo).
Espero que a diferença entre "muito difícil" e "impossível" esteja clara para todos.
Deixar o envio do editável como opção do participante não será debatido nesse concurso. A exigência ou não do editável é parte das regras do concurso e é definida pela equipe organizadora. Pra outros concursos (e outros avaliadores) podem ser estabelecidas outras regras.
A dificuldade do jogo será levada em conta no sentido em que se adeque ao estilo do jogo. Tanto jogos muito fáceis quanto muito difíceis podem ter a dificuldade considerada adequada. O envio do editável não torna o jogo "fácil" para os avaliadores, mas permite visualizar eventos, objetos ou fases que demorariam a ser visualizados pelo jogador do executável.
Jogos impossíveis ou que possam vir a ser impossíveis (dependendo de valores aleatórios, por exemplo) serão penalizados (a menos que a probabilidade do jogo ser impossível seja minúscula, como tetris, por exemplo).
Espero que a diferença entre "muito difícil" e "impossível" esteja clara para todos.
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Re: CQ#10
Milhoes de pessoas vao ao 4shared agora
Nao tenho nada contra os Gmks, eu gosto de distribuir junto com o jogo, para que as pessoas aprendam mais. Por ex., é o caso do jogo Gloria e Merito aos Bravos, eu baixei a engine e aprendi muito, muito mesmo com ela. Recomendo a todos baixar.
Ja sei como Mathaeuz programa, agora é sua vez SIGI
Nao tenho nada contra os Gmks, eu gosto de distribuir junto com o jogo, para que as pessoas aprendam mais. Por ex., é o caso do jogo Gloria e Merito aos Bravos, eu baixei a engine e aprendi muito, muito mesmo com ela. Recomendo a todos baixar.
Re: CQ#10
Já sabe como eu programaVA, e só um pequeno trecho. Mas enfim, acho que a função no concurso e as opniões em torno do gmk já tão mais do que esclarecidas... deixamos passar algo além disso?(outra questão 'polemica')
Re: CQ#10
Qual era mesmo o motivo deste tópico? Haaa, o concurso quinzenal numero 10, cujo tema era (好奇害死貓).Quero ver quantos vão traduzir, kkkkkkk
Galera vou fazer um apelo, sei que alguns tem seus motivos para não enviar os GMKs, mas quero lembrar, que é muito importante participar, nós que organizamos um concurso, temos outros afazeres, mas ainda assim, arrumamos um tempo para nos dedicar aqui, se começa a não ter participantes, nosso incentivo começa a diminuir, e o fórum volta ao marasmo.
Notem que o fórum é feito por todos nós, ver a galera feliz e ansiosa por um concurso faz as horas de sono perdidas valerem a pena, resumindo:
Se vocês querem rir, tem que nos fazer rir.
Traduzindo: Se vocês querem concursos, tem que participar.
Traduzindo: Se vocês querem concursos, tem que participar.
Última edição por CRP-Max em Qua 11 Jan 2012, 18:24, editado 1 vez(es)
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Re: CQ#10
"A curiosidade matou o gato"!
Maldito Troll xD.
Sério, pra que tanta frescura?
Guardar códigos só alimentam egoísmos e egocentrismos, o que tem liberar gmk? Dói? Machuca?
É mais leve pow... vocês tem de parar de querer ser auto-suficientes, quantos projetos open-source teve aki na GMBR? 2? 3?
E quantos projetos auto-colaborativos, Creative Commons? Hein? Quantos?
Que eu me lembro só ouve 1, que nem completo foi.
Maldito Troll xD.
Sério, pra que tanta frescura?
Guardar códigos só alimentam egoísmos e egocentrismos, o que tem liberar gmk? Dói? Machuca?
É mais leve pow... vocês tem de parar de querer ser auto-suficientes, quantos projetos open-source teve aki na GMBR? 2? 3?
E quantos projetos auto-colaborativos, Creative Commons? Hein? Quantos?
Que eu me lembro só ouve 1, que nem completo foi.
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Re: CQ#10
Pessoal, sempre essa discussão sobre GMK acontece quando se inicia um concurso. Eu acho o seguinte, dependendo do concurso, o envio do source é primordial para que o analizador seja capaz de analizar o método de progamação do participante, mas isso somente se for relevante para o concurso em questão.
Como já foi dito, acho que quem deve decidir o envio do source é o programador. Fica mais democrático assim e evita uma série de discuções sobre isso.
Uma outra coisa, a não ser que seja especificado ao contrário pelas regras do concurso que haja relevância neste ou naquele método de programação, no mundo real o que importa mesmo é o RESULTADO. Vejam amigos avaliadores, o público que decide qual jogo vai jogar NÃO avalia o método de programação desta ou daquela equipe ou programador, o foco é o resultado e a diversão proporcional.
Imagine o que mudaria se você descobrisse que o código do Angry Bird (por exemplo) fosse mal feito/formatado etc. você deixaria de jogar? NÃO.
Isso é mais importante para quem programa em equipe que deve seguir algumas padronizações para facilitar que outros leiam e alterem seu código. Ai neste caso vale MUITO a formatação, a função bem feita a organização geral do processo.
Espero que as decisões tomadas sejam democráticas e tenham bom senso.
Flws!
Como já foi dito, acho que quem deve decidir o envio do source é o programador. Fica mais democrático assim e evita uma série de discuções sobre isso.
Uma outra coisa, a não ser que seja especificado ao contrário pelas regras do concurso que haja relevância neste ou naquele método de programação, no mundo real o que importa mesmo é o RESULTADO. Vejam amigos avaliadores, o público que decide qual jogo vai jogar NÃO avalia o método de programação desta ou daquela equipe ou programador, o foco é o resultado e a diversão proporcional.
Imagine o que mudaria se você descobrisse que o código do Angry Bird (por exemplo) fosse mal feito/formatado etc. você deixaria de jogar? NÃO.
Isso é mais importante para quem programa em equipe que deve seguir algumas padronizações para facilitar que outros leiam e alterem seu código. Ai neste caso vale MUITO a formatação, a função bem feita a organização geral do processo.
Espero que as decisões tomadas sejam democráticas e tenham bom senso.
Flws!
Re: CQ#10
Tenho uma dúvida quanto a premiação - os prêmios serão somente os troféus/as medalhas (além de "conquistas pessoais") no perfil, ou também haverá outra coisa especial?
Seria bom diferenciar* a premiação. Troféus/medalhas são coisas um tanto...simbólicas.
(*) : quando digo "diferenciar", não é ter como prêmio 500 mil dólares, mas algo legal. Não tenho ideia de o que seria "algo legal", isso é mais cabível para os organizadores, mas não impede de alguém dar alguma ideia.
Até!
Seria bom diferenciar* a premiação. Troféus/medalhas são coisas um tanto...simbólicas.
(*) : quando digo "diferenciar", não é ter como prêmio 500 mil dólares, mas algo legal. Não tenho ideia de o que seria "algo legal", isso é mais cabível para os organizadores, mas não impede de alguém dar alguma ideia.
Até!
Re: CQ#10
@MatheusReis:
Muito bom essa ilustração gostei do sangue jorrado no taco, a cara de desespero do CRP-MAX é o melhor
Imaginei um balão de pensamento na cabeça do CRP-MAX:
-Meu Deus! Criei um monstro!!!!!
Sem duvida o tema Editado por Saim: não anuncie antes da data, vai motivar todos, vai ganhar quem for mais criativo, só falta 4 dias pro concurso o/
Muito bom essa ilustração gostei do sangue jorrado no taco, a cara de desespero do CRP-MAX é o melhor
Imaginei um balão de pensamento na cabeça do CRP-MAX:
-Meu Deus! Criei um monstro!!!!!
Sem duvida o tema Editado por Saim: não anuncie antes da data, vai motivar todos, vai ganhar quem for mais criativo, só falta 4 dias pro concurso o/
Re: CQ#10
@MatheusReis:
O sangue parece ser do Joton, ele não está na Banca Avaliadora, mas parece que quem levou uma "tacada" mesmo foi o Markituh, olhem o olho direito dele.
Parece que esse tema misterioso é bem interessante mesmo, o CRP-Max zuando todos, o famoso "Editado por Saim :"...
Creio eu que seja algo mais pro lado Casual, algo não tão difícil de fazer. Estou esperando o concurso ser oficialmente anunciado, quero saber logo qual é o tema, quem saiba eu participo...
Até!
O sangue parece ser do Joton, ele não está na Banca Avaliadora, mas parece que quem levou uma "tacada" mesmo foi o Markituh, olhem o olho direito dele.
Parece que esse tema misterioso é bem interessante mesmo, o CRP-Max zuando todos, o famoso "Editado por Saim :"...
Creio eu que seja algo mais pro lado Casual, algo não tão difícil de fazer. Estou esperando o concurso ser oficialmente anunciado, quero saber logo qual é o tema, quem saiba eu participo...
Até!
Re: CQ#10
É, vamos nos preparando ein pessoal! Acho que deve ser algo mais casual mesmo, bem simples, já que qualquer um conseguirá desenvolver, como disseram. Enfim...
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Re: CQ#10
@ Joton
Meu Deus! Criei um monstro!!!(meu avatar que o diga )
@ Golpe Baixo
Vou falar baixo é o Joton com o taco.
@ Sigiloso
Boas férias, Kiiro!!!
Realmente galera, vão se preparando, não sei os outros organizadores, mas eu estou aflito e ansioso pelo inicio do concurso.
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