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[Resolvido][Dúvida] Checar Posição Exata & Criar Objeto

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Mensagem por Ritton Sáb 31 Dez 2011, 22:22

Olá pessoal! Tem uma questão me incomodando: Como posso criar um objeto em uma posição determinada de acordo com a de outro objeto? Bom, vamos a uma melhor compreensão:

1. Objetos alinhados numa grid de 30x30;

2. Checar posição do obj_player, sendo que o mesmo está alinhado a grid;

3. Criar objeto na grid baseado na posição do obj_player.

Imaginem um bloco flutuante. O mesmo é criado baseado em sua posição, após um alarm que dura 10 segundos. A questão é como criá-lo de 10 em 10 segundos baseado nas posição do player. Complicado?

Basta imaginar um bloco flutuante que é criado de 10 em 10 segundos sobre sua cabeça, baseado na sua posição. Vale lembrar que tem a grid 30x30.

Poderiam me ajudar? Gostaria muito de aprender a como fazer isso. Ah, existe algum método para criar uma colisão quase perfeita entre objetos? Digo, outro método que não seja o próprio evento Collision.

Até mais!


Última edição por Ritton em Dom 01 Jan 2012, 16:30, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 31 Dez 2011, 22:36

Coloca no create do bloco:
Código:
move_snap(30, 30)

Crie o objeto normalmente agora.

Sobre a colisão, veja na minha assinatura um tutorial sobre.

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Mensagem por Ritton Sáb 31 Dez 2011, 23:55

Pedrø, a questão se encontra em como criá-lo baseado na posição do player. Agora que o mesmo está alinhado a uma grid de 30x30, ele deve ser criado "encima" do obj_player. Como fazer essa espécie de checagem de posição para a criação?

Obrigado pelos tutoriais de colisão. São bem interessantes e poderão me ajudar futuramente.

EDIT: Esqueci de dizer: Quero que o objeto seja apenas criado na posição em que o player se encontra e que fique parado. Montei um sistema simples, pena que quase funcionou...

Create:

Código:
if instance_create(object0.x,object0.y,object3) //Cria a instância baseada na posição X e Y do objeto
with(object3) //Aplica ao seguinte objeto
{
motion_set(270,4) //Vai na direção de 270 graus na velocidade 4
move_snap(30,30) //Alinha-se a grid 30x30 
}

alarm[0]=300 //Cria uma alarme

Alarm0:

Código:
if(instance_number(object3)<1) and alarm[0]=300 //Se o número de instâncias é 1 e o alarme é 300...
{
    instance_create(object0.x,object0.y,object3) //Cria a instância baseada na posição X e Y do objeto
}

Bom, sei que um dos erros é em usar o X e Y do object0 para checar sua posição e também no alarm0 que funciona apenas uma única vez. A questão não é criar o object3 no object0 e sim na mesma grid sobre o mesmo de 10 em 10 segundos.
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Mensagem por Thyago Dom 01 Jan 2012, 00:05

Código:
if(instance_number(object3)<1) and alarm[0]=300 //Se o número de instâncias é 1

.Isso esta perguntando se o numero de instancia é menor que um,e não iagual a 1...
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Mensagem por Ritton Dom 01 Jan 2012, 12:13

Mesmo assim continua o erro. De qualquer forma, obrigado pelas tentativas. Minha questão não foi resolvida, mas não pretendo levá-la mais adiante.

Até mais!
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Mensagem por luiz_eldorado Dom 01 Jan 2012, 12:57

Tem muitos erros no seu codigo. Acho que se eu postar o codigo, voce entendera.
Create:
Código:
a=instance_create(object0.x,object0.y,object3)
a.direction=270; a.speed=4; alarm[0]=300
Alarm 0:
Código:
if instance number(object3)=1 {/*a mesma coisa do create, TUDO*\}
Eu pensei que aquilo na sua assinatura antiga, fosse verdade.
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Mensagem por Ritton Dom 01 Jan 2012, 14:46

Eis um exemplo do que eu queria:

Exemplo:

Olhando pelo exemplo, o bloco roxo no topo encontra-se na mesma direção da posição do player, apenas mais acima. Eu queria saber como posso fazer isso, ou seja, um obj_block de 10 em 10 segundos, no topo da room, na mesma direção da posição do obj_player. Alguém poderia me ajudar?

Até mais!

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Mensagem por PedroX Dom 01 Jan 2012, 15:10

O player está alinhado à grade?
Se estiver, basta criar na mesma posição x do player, mas com o y igual a 0 (se não estiver centralizado) ou sprite_height/2 se estiver centralizado.

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