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[IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

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[IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por thundercats em Ter 27 Dez 2011, 16:18

por que o pessoal mais avançado não criar um banco de script para jogos 2d ?

exemplo:

(script de player)
movimentos de jogador em mundo 2d =andar, pular, virar para esquerda, e direita.

(script de player atirando)
magia na direção do mouse

(script de animação de background)
em mundo 2d

e por ai vai.. boa idéia ? sunny
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por saim em Ter 27 Dez 2011, 16:35

Eu até tenho uma bibliotecazinha aqui, mas toda vez que vou usar, preciso adaptar um script ou outro.
O problema dessa idéia é que ela é um incentivo imenso ao copia-cola, o que faz com que os novatos demorem muito mais a chegar ao nível avançado.
Na minha opinião, o banco de tutoriais do fórum é mais produtivo.

Mas essa é só a minha opinião. Outros podem discordar.
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por Markituh em Ter 27 Dez 2011, 17:26

Sem falar que você pode planejar fazer uma jogabilidade diferente, e recorrer ao banco de scripts, sendo que isso é uma peculiaridade do seu projeto: VOCÊ que tem que desenvolvê-lo.

Eu posso até apoiar a ideia do banco de scripts, mas apenas para scripts genéricos. Afinal, a mágica de um jogo é a inovação que o programador traz, e se tivesse tudo prontinho, programar ia perder a graça.
Muitos jovens gamers gostariam de criar um jogo, e quando veem um programa que torna isso possível, acham que ele vai ler a mente deles ou que tudo irá ser feito apenas digitando o nome e clicando no botão. E aliás, eles tem até sorte: nos tempos do Nintendinho criar um jogo era #$@%!

Enfim Happy Uns exemplos de scripts genéricos:
  • Gravidade simples
  • Movimento do objeto
  • Trocar de sprites

Aliás, o Ritton criou (e ainda está criando) uma espécie de banco de scripts. Se não me falha a memória, chama-se GML Maker. Não sei se ele se encaixa nos quesitos que citei, mas vale a pena dar uma olhada.
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por thundercats em Ter 27 Dez 2011, 17:45

saim

Eu até tenho uma bibliotecazinha aqui, mas toda vez que vou usar, preciso adaptar um script ou outro.
os novatos vão ter que adaptar também Laughing

Markituh
Sem falar que você pode planejar fazer uma jogabilidade diferente
da pra modificar os scripts também Laughing

bom gente só pensei nisso por que olhando para o lado 3d é muito mais facil criar um game adaptando os scripts .. :oops:

[PODE FECHA ]
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por Markituh em Ter 27 Dez 2011, 18:22

Sei que dá pra modificar .__.

O que eu quero dizer é que você tem que aprender a fazer os sistemas do zero, e não pegar scripts prontos e adaptar. E no lado 3d, bom isso porque você ainda não manja 3D colega, mas claro que as grandes empresas não vão fazer isso toda vez, para poupar tempo, então elas mantém um exemplo já pronto para passar por cima.

Para se aprender a programar de verdade, você tem que saber fazer isso você mesmo, e acima de tudo, entender porque aquilo ali funciona: daí a lógica de programação.
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por thundercats em Ter 27 Dez 2011, 18:46

Markituh

Eu entendi o que vc já tinha falado, que a pessoa tem que fazer do zero para tentar aprender alguma coisa e tal , concordo !

bom isso porque você ainda não manja 3D colega
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Re: [IDÉIA] BANCO DE SCRIPTS

Mensagem por saim em Qua 28 Dez 2011, 08:54

Depois eu fiquei pensando. Eu travei no modo "professor" e desliguei completamente o modo "desenvolvedor".

[/professor][desenvolvedor]

É que aqui no fórum tem muita gente adepta ao copia-cola, mesmo sem entender o que se passa. Não fosse isso, era uma boa idéia - por isso eu até já tenho uma bibliotecazinha particular.
Isso e o meu jogo genérico. Eu posso facilmente importar objetos externos, pra fazer uns testes, e depois, feitos os testes, desenvolver o jogo como vai ser mesmo, sem a parte "padrão". Mas aí, já não são scripts, são objetos completos. Vou até colocar um de exemplo, aqui, e se alguém quiser copiar-colar, azar de quem fez isso:
personagem top-down genérico:
object_event_add(obj_player, ev_create, 0, '
sp=4; //velocidade de movimentação
dir=vk_right; //tecla pra andar à direita
esq=vk_left; //tecla pra andar à esquerda
cima=vk_up; //tecla pra andar acima
baixo=vk_down; //tecla pra andar abaixo
bloco=obj_wall; //o objeto que servirá como parede
')

object_event_add(obj_player, ev_step, 1, '
var go;
go=keyboard_check(dir)-keyboard_check(esq);
if (!place_meeting(x+go*sp, y, bloco)){
x=median(0, room_width, x+go*sp);
}
else if (go!=0){
while (!place_meeting(x+go, y, bloco)){
x+=go;
}
}
go=keyboard_check(baixo)-keyboard_check(cima);
if (!place_meeting(x, y+go*sp, bloco)){
y=median(0, room_height, y+go*sp);
}
else if (go!=0){
while (!place_meeting(x, y+go, bloco)){
y+=go;
}
}
')
Note que fica fácil configurar os controles, velocidade e alterar o nome do obj_wall mexendo só no create event, mas o objeto não faz muita coisa nada além de andar pelo labirinto. Pra importar o sprite, eu costumo adicionar mais uma linha ao código - sprPlayer = sprite_add(...).

[/desenvolvedor][professor]

Mas como eu disse, acho que não seria uma boa para o fórum, porque tem muitos iniciantes que não estão muito preocupados em aprender, mas sim em mostrar serviço, ainda que eles não tenham feito o serviço.
Zangado hadouken
Eu ri!
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