Últimos assuntos
» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

» Ajuda para mecanismo do jogo
por Willy Dom 16 Jul 2017, 15:54

Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220918 mensagens em 30411 assuntos

[Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

Mensagem por uriel.56 em Qui 29 Abr 2010, 10:32

Shocked

:arrow: Pra quê servem os scripts ?

:arrow: Me dá alguns comandos

:arrow: Um exemplo de um jogo de scripts!


Idea Se poder me ajudar, ajuda muito, tá !
avatar
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Número de Mensagens : 430
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

Mensagem por Markituh em Qui 29 Abr 2010, 11:08

Para que servem?
Os scripts é são um conjunto de códigos que facilitam a vida do maker. Com os scripts,não é preciso digitar o mesmo código toda santa vez,só é executar o script.
Alguns comandos
Não tem nenhuma novidade aqui. São códigos como qualquer outro usado em qualquer objeto.
Exemplo de scripts
Este aqui é do Treasure,um jogo de exemplo que vem com o GM:
Código:
// This script adapts the direction of the monster
// when it comes at a possible crossing
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = -4; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  4; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -4;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  4;}
  }
}
Este script serve para a movimentação do inimigo. A sua função é: Assim que o objeto encontrar um espaço em que ele possa passar,ele vai para aquele espaço.
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

Mensagem por Jiraya em Qui 29 Abr 2010, 11:21

o scripts, são códigos flexiveis onde vc pode chamalos em qualquer objeto, sem dar o trabalho de escreve todos os códigos de novo.
por exemplo
crie um scritp
e coloque o nome de draw
use isso nele
Código:

draw_sprite_ext(argument0,argument1,x,y,image_xscale,image_yscale,image_blend,image_alpha)
//os argumentos são para vc modificar quando vc chamar o script no objeto
agora cria um objeto
e coloque uma sprite qualquer nele
depois add evento draw
e difite isso
Código:

draw(sprite_index,image_index )
//sprite_index=argument0
//image_index=argument1
//isso é só um exemplo. =D
avatar
Jiraya

Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Número de Mensagens : 1134
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

Mensagem por Convidad em Sex 30 Abr 2010, 00:52

Scripts são como se fossem "pedaços" de código. Suponha que você tenha em seu jogo dois objetos, o objeto A e o objeto B. Ao invés de digitar um mesmo código do objeto A no B, você pode criar um script e usá-lo em ambos.

São "funções" que você mesmo programa. Por exemplo, vamos criar uma função simples que retorna se um número inteiro é par ou impar. Se for par, o script retornará o valor true, caso contrário false.

Isso vai no script. O "argument0" será usado quando "chamarmos" esse script. O nome desse script será "par".
Código:
if frac(argument0/2) > 0 return (false) else return(true);

Daí podemos usá-lo a qualquer momento assim:

Código:
if par(valor_qualquer) = true then show_message('Esse número é par!');

Em resumo. São funções ou operações que podem ser usadas diversas vezes no decorrer do jogo, nos poupando de ter que digitá-las mais de uma vez.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum