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[tutorial] 2 players com cameras separadas

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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Tedi Ripper Ter 13 Dez 2011, 16:10

Oi pessoal, hoje eu tava afim de fazer um tutorial, entao resolvi posta isso aqui =)
muitas vezes nós queremos fazer jogos para 2 players, mas acabamos tendo problemas pq os 2 jogadores tem q ficar na mesma tela, o Shadow 10 fez um tutorial bom que faz os objetos ficarem na view, mas eu vou mostrar como fazer os 2 objetos ficarem em cameras diferentes, no estilo de videogame, por exemplo:
[tutorial] 2 players com cameras separadas Lemans_1206_screen021

Entao vamos lá, para começar, você deve ter pronto, os objetos dos 2 players
vamos chama-los aqui no tutorial de:
ob_player1
ob_player2


Imagino que você ja tenha feito o movimento deles, entao vou poupar esforços

para os objetos terem 2 cameras, a room deve ser maior que o tamanho normal, é claro, pois senao, os objetos poderiam ficar na mesma tela

Vamos supor que o tamanho da janela do jogo vai ser normal (640x480), entao abra a room, va na aba Views
Selecione a opçao: Enable the use of Views
na primeira View, deixe as informaçoes assim:
[tutorial] 2 players com cameras separadas 1

e na segunda view, deixe assim:
[tutorial] 2 players com cameras separadas 2

Bom pessoal, agora é só dar play ;D
nao tem esquema, é só mecher nas views, facil facil
ess tutorial eu peguei de um pacote de engines, eu dei uma estudada na engine e fiz ai.
creditos: ao autor desconhecido da engine
qualquer coisa, falem ok?

Pedrø escreveu:Gostaria de acrescentar uma informação:
- Cada view é redesenhada separadamente, ou seja, gasta mais memória e demora mais. Então não é bom abusar das views. No máximo duas.

flw flw


Última edição por Tedi Ripper em Qua 14 Dez 2011, 22:45, editado 1 vez(es)
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty pergunta

Mensagem por God_of_war425 Ter 13 Dez 2011, 16:51

achei legal vo tentar mais se por exemplo estou indo para mesmo lugar do player 2 vai aparecer eu ná tela dele?
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Ueliton Ter 13 Dez 2011, 17:46

Muito bom o tutorial, eu testei e deu certo.

Respondendo a pergunta do God of War, se você for para à tela do player 2 você aparecerá nas duas telas, igual aos jogos de Play Station.
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Tedi Ripper Ter 13 Dez 2011, 19:00

vlw pelos comentarios,
@God_of_war425
Aparece os 2 nas 2 telas, pq é a mesma cena, só sao visualizaçoes diferentes
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty ok

Mensagem por God_of_war425 Qua 14 Dez 2011, 18:05

legal então vo fazer pra pode uzar iso no meu jogos de tiro mais tem como escolher se quero que tela fica horizontal ou vertical?
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por viniciusav Qua 14 Dez 2011, 20:21

@Tedi Ripper:

Excelente tutorial, parabéns!! Smile Estou analisando e fazendo algumas modificações por questões de estudo.

@God_of_war425:

Nos estudos do tutorial que mencionei acima consegui colocar na horizontal, mas o que você quer fazer:

( ) Dar a escolha dos jogadores em que tipo de tela quer (Horizontal e Vertical)
( ) Ou quer colocar na horizontal apenas?

Espero ajudar!! Smile

Abraços
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Anderson3d Qua 14 Dez 2011, 20:57

Puxa muito legal! abriu meu leque de conhecimentos em muito!
Vou pensar em jogos mais divertidos a partir de agora.
Brigadão pela dica.
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Tedi Ripper Qua 14 Dez 2011, 21:43

vlw a todos os comentarios

@God_of_war425
é só deixar como na imagem abaixo
[tutorial] 2 players com cameras separadas 3
a logica é a mesma, uma view ve em baixo e a outra ve em cima, basta saber mecher no X,Y,W,H
X - espaço do lado esquerdo até o começo horizontal da view
Y - espaço de cima até o começo vertical da view
W - tamanho horizontal da view
H - Tamanho vertical

a logica,é que juntando as duas views crie um espaço de 640x480


qualquer duvida perguntem
flw flw
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Mensagem por God_of_war425 Qua 14 Dez 2011, 22:04

então oque eu ia fazer tava certo, legal.
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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por PedroX Qua 14 Dez 2011, 22:10

O assunto foi bem colocado.
É um tutorial que ajudará muitos.
Gostaria de acrescentar uma informação:
- Cada view é redesenhada separadamente, ou seja, gasta mais memória e demora mais. Então não é bom abusar das views. No máximo duas.

Até mais!

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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por viniciusav Qua 14 Dez 2011, 22:19

Então se quiséssemos fazer um jogo para 3 a 4 jogadores com este método, poderia afetar muito o desempenho?

Obrigado pela atenção!! ;)

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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por PedroX Qua 14 Dez 2011, 22:31

Poderia afetar o desempenho do jogo, diminuindo o FPS.
No entanto, se tiver mais alguma dúvida, mande-me uma MP, para não fugirmos dos comentários sobre o tutorial em si.

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[tutorial] 2 players com cameras separadas Empty Re: [tutorial] 2 players com cameras separadas

Mensagem por Tedi Ripper Qua 14 Dez 2011, 22:44

bom, dessa eu nao sabia, uma vez fiz um editor de mapas e achei que ele tava muito grande, ai em vez de diminuir a room, eu fiz umas 6 views ._.
aushaushaush
mas é serio, o jogo parou...
vou adicionar la em cima ;D
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