Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
[Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?
2 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?
Olá pessoal! Eu tava vendo um tutorial sobre data structures e eu estava aprendendo a fazer ds_list. Sinceramente eu não entendi como se faz uma, pois quando executei, o Game Maker parou de funcionar. A questão é que eu sou noob gostaria de saber como posso montar minha primeira lista. Eu apenas entendi as funções, mas não a estrutura. Como posso aprender a montar uma lista simples de strings? Alguém poderia me explicar?
Se puderem me ajudar, serei grato!
Se puderem me ajudar, serei grato!
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda] Como trabalhar com Ds_list?
Vamos do começo. Imagine uma ds_list como uma folha de papel em branco onde só se pode escrever uma coisa em cada linha. Exemplo:
Vamos criar a folha vázia:
A variável minha_lista será o id (identidade) da sua lista, então toda vez que usa-la, terá que chama-la por essa variável.
Agora vamos adicionar nossos cinco itens nessa lista:
Adicionamos em sequência os valores "Casa", "Barco", "TV", "Bicicleta" e "Carro" em minha_lista.
Quando usamos ds_list_add, os valores vão sendo empilhados na ordem em que os colocamos. Então obviamente os valores tem suas posições definidas. a primeira posição é 0, ou seja o valor "Casa" está na posição 0, "Barco" está na posição 1 e assim repetidamente. Tanto que se quisessemos adicionar cada iten em uma posição especifica, fariamos:
Dessa maneira, você adiciona um elemento escolhendo em que posição ele deve ficar. Ai você me pergunta: "E se eu adicionar dois valores em uma mesma posição?"
A "TV" está na posição 2, se quisermos colocar um "Computador" na posição 2 a "TV" vai para a posição 3 e todos elementos que estiverem embaixo, como a "Bicicleta" e o "Carro" aumentam uma posição. Acontece o mesmo quando você deleta (ds_list_delete) um elemento da lista, mas a posição é diminuida.
E agora que você já tem sua lista, você quer manipular os valores que ali estão. Vamos fazer de conta que você sabe que na sua lista tem a "TV", mas não sabe a posição que ela está. Então usaríamos:
A variável pos vai receber o valor 2, que é a posição da "TV".
Invertendo. Vamos supor que você quer saber que valor está armazenado em certa posição. Então para isso:
Nesse caso a variável valor receberia o valor "Bicicleta".
Lembrando que nesse exemplo eu só armazenei texto, mas nada te impede de adicionar imagens, músicas e números na tua lista.
Isso é o básico, vou te passar um resumo das outras funções:
Caso não tenha entendido alguma função só mandar uma MP.
FLWS!
Casa Barco TV Bicicleta Carro |
- Código:
minha_lista=ds_list_create()
A variável minha_lista será o id (identidade) da sua lista, então toda vez que usa-la, terá que chama-la por essa variável.
Agora vamos adicionar nossos cinco itens nessa lista:
- Código:
ds_list_add(minha_lista,"Casa")
ds_list_add(minha_lista,"Barco")
ds_list_add(minha_lista,"TV")
ds_list_add(minha_lista,"Bicicleta")
ds_list_add(minha_lista,"Carro")
Adicionamos em sequência os valores "Casa", "Barco", "TV", "Bicicleta" e "Carro" em minha_lista.
Quando usamos ds_list_add, os valores vão sendo empilhados na ordem em que os colocamos. Então obviamente os valores tem suas posições definidas. a primeira posição é 0, ou seja o valor "Casa" está na posição 0, "Barco" está na posição 1 e assim repetidamente. Tanto que se quisessemos adicionar cada iten em uma posição especifica, fariamos:
- Código:
ds_list_add(minha_lista,0,"Casa")
ds_list_insert(minha_lista,1,"Barco")
ds_list_insert(minha_lista,2,"TV")
ds_list_insert(minha_lista,3,"Bicicleta")
ds_list_insert(minha_lista,4,"Carro")
Dessa maneira, você adiciona um elemento escolhendo em que posição ele deve ficar. Ai você me pergunta: "E se eu adicionar dois valores em uma mesma posição?"
A "TV" está na posição 2, se quisermos colocar um "Computador" na posição 2 a "TV" vai para a posição 3 e todos elementos que estiverem embaixo, como a "Bicicleta" e o "Carro" aumentam uma posição. Acontece o mesmo quando você deleta (ds_list_delete) um elemento da lista, mas a posição é diminuida.
E agora que você já tem sua lista, você quer manipular os valores que ali estão. Vamos fazer de conta que você sabe que na sua lista tem a "TV", mas não sabe a posição que ela está. Então usaríamos:
- Código:
pos=ds_list_find_index(minha_lista,"TV")
A variável pos vai receber o valor 2, que é a posição da "TV".
Invertendo. Vamos supor que você quer saber que valor está armazenado em certa posição. Então para isso:
- Código:
valor=ds_list_find_value(minha_lista,3)
Nesse caso a variável valor receberia o valor "Bicicleta".
Lembrando que nesse exemplo eu só armazenei texto, mas nada te impede de adicionar imagens, músicas e números na tua lista.
Isso é o básico, vou te passar um resumo das outras funções:
ds_list_clear(id) Limpa todos os valores da lista.
ds_list_size(id) Te da o número de elementos em uma lista.
ds_list_empty(id) Retorna se a lista está vazia.
ds_list_replace(id,pos,val) Substitui um valor por outro em determinada posição.
ds_list_delete(id,pos) Deleta um valor na lista.
ds_list_sort(id,ascend) Organiza os valores da lista, ascend é se você quer em ordem crescente (use 1) ou não (use 0).
ds_list_shuffle(id) Embaralha toda a ordem dos elementos.
ds_list_write(id) Salva a lista como uma string, para ser armazenada em arquivos.
ds_list_read(id,str) Lê uma string que contém uma lista.
Caso não tenha entendido alguma função só mandar uma MP.
FLWS!
Tópicos semelhantes
» COMO TRABALHAR COM PARTICULAS?
» Como trabalhar com tiles em HD
» Como trabalhar só com x[[Leiam para entender]]
» COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO
» [Ajuda]Como fazer PHP!
» Como trabalhar com tiles em HD
» Como trabalhar só com x[[Leiam para entender]]
» COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO
» [Ajuda]Como fazer PHP!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos