COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por SIGILOSO em Seg 14 Jan 2013, 19:44

Fala galera! Como estão todos? Bem? Cansados? Irritados? Bem, eu estou bem c:

Bem, acho que se perguntarem a cada membro do forum sobre qual área querem trabalhar, acredito que a resposta seria unânime. Quero trabalhar com jogos, ou então, Quero trabalhar com design.

Aos poucos, vemos alguns usuários conseguindo alcançar seus objetivos ou batalhando arduamente para isso, mas, o que eles fazem pra parecer tão longes em relação aos outros? Foco. Vamos falar disso agora!

1 - Estalos de dedos não criam jogos

Hoje estamos numa época maravilhosa. Nunca os desenvolvedores independentes receberam tanto destaque. 2012 pôde ser considerado o ano dos indie games, que chamaram mais atenção do que a própria indústria. Imagine como teria sido maravilhoso você, rapaz espinhudo, estar no meio de tudo isso.
O que difere um desenvolvedor, do bom desenvolvedor, é o quanto ele se dedica à alcançar seus objetivos.
Quando vemos um jogo que tenha feito sucesso, pode ter certeza de que por trás do seu desenvolvimento, horas e horas de estudo e trabalho árduo foram necessárias, e noites e noites de sono foram jogadas fora. Não, não significa que pra ser bom tem que ficar sentado no computador por mais tempo, mas entenda o foco e importância que o trabalho recebeu. O melhor exemplo que tenho disto, é um joguinho, bem pequeno, chamado Cave Story. Você pode jogar o game em sua versão original, no PC, ou então no 3DS, já que a Nintendo reconheceu o quão grandioso o joguinho era. Só precisou de 5 anos pra nascer.
Eu digo isso pela enchurrada de projetos que são abandonados por N motivos. "Tá ruim", "Tá feio", "Cansei" e o clássico "Começou o Naruto, vou lá assistir".
Se você realmente acredita que aquela sua história sobre heróis derrotando o mal, ou o imenso universo aonde passam suas aventuras, daria sim um excelente game, não é qualquer coisa que poderá fazer você desistir disto. Programar milhares de linhas de código e rabiscar quilos de sprites não irão fazer nenhum jogo aparecer, se não estiverem acompanhados dos bons amigos planejamento, bom senso e paciência.
Alguns devem conhecer o meu jogo Kiiro Kuro. Ele está pausado no momento, porque adivinhem! Estarei começando a quarta engine dele! Ou seja, foram necessárias até agora três engines para que o jogo chegasse aonde está, e desanimado é a última palavra que tenho para me descrever quanto à ele.
E não, seu gordo carrancudo com 3 quilos de doritos no colo que faz um esforço sobrehumano pra descolar-se da cadeira pra ir ao banheiro, seus projetos de games não devem ser o foco da sua vida. Se eu digo pra se dedicar ao jogo, eu digo apenas que você não deve se desanimar. Uma mente aberta e aliviada produz muito mais do que uma fechada que dá uma importância exagerada a um .gmk.

2 - Calma e paciência, gafanhoto

Afinal de contas, a maioria dos usuários da GMBR estão descobrindo agora o que é criar um jogo. Então quando vejo um moleque de 14 anos tratando seu jogo como um produto comercial com importância internacional, é inevitável meu desejo árduo de estourar minha cadeira em seu crânio. Se você quer se considerar um grandioso game designer porque conseguiu fazer um cubinho andar, desculpe, mas você apenas conseguiu fazer um cubinho andar! Lembrando que minha intenção não é dizer que ninguém sabe de nada, se você conseguiu fazer hoje seu cubinho andar, me perdoe se ficou ofendido.
O que quero dizer, é que alguns usuários esquecem um dos principais propósitos de se criar um game: o prazer e satisfação que é realizar o sonho de ver um jogo ganhando vida. Quando o cara resolver criar Cave Story, não pensem que ele fez isso por dinheiro. Provavelmente ele não imaginava que chegaria a tal ponto. Se você pesquisar pelo Beta do projeto, verá screenshots e sprites antigas com qualidade bem inferior às originais, então percebemos que o projeto apenas evoluiu com o passar do tempo. Aliás, vários elementos do jogo são pertencentes à jogos antigos que o cara fez, ou seja, nada é descartado. De repente, alguma ideia que você teve um dia cairá maravilhosamente bem em algum projeto atual.
Calma, relaxe, se você está tendo bons resultados, continue assim e lembre-se que você ainda não é um profissional, e sim, um cara bastante talentoso, e humilde, sempre! Dedicando-se aos seus projetos de coração, você logo poderá dizer que cresceu e evoluiu e poderá começar um belo portfólio.

3 - Não seja qualquer um

Aos que não sabem, um portfólio é o seu passe de entrada para qualquer reconhecimento. O portfólio é a apresentação de todos os trabalhos que você tem, sejam jogos, artes, músicas, tudo o que você já fez. Ou seja, quando você for apresentar seus trabalhos, apresente seu portfólio. É de extrema importância você ter trabalhos de qualidade, prontos para serem apresentados.
Não, ó criatura divina, você não tem que despejar joguinhos fuleiros pra dizer que tem vários, pelo amor de Alá! Como eu disse antes, você jamais deve fazer as coisas por interesse! Tudo acontece com calma e naturalmente!
Hoje eu posso dizer que tenho um portfólio.. interessante. Graças aos concursos daqui do forum, que smepre me fizeram trabalhar com jogos diferentes, resultado, tenho vários jogos feitos. E não pensem que foi da noite pro dia, como acabei de dizer, considerando que o primeiro que fiz, foi a três anos atrás. Ou seja, eu precisei de 3 anos para começar a montar um portfólio de jogos. Mas não se espante amiguinho, eu nunca tive todo o tempo do mundo pra fazer jogos e não tinha toda a experiência necessária. Mas considere também que, em 3 anos, eu trabalhei em mais de 10 games diferentes.
Não só jogos, mas tudo o que você souber fazer. Artes, imagens, músicas... ter uma bela galeria de imagens é tão importante quanto ter um jogo pronto. Sempre vejo uma galera postando desenhos aqui no forum e acho uma belíssima iniciativa, ao mesmo tempo que vejo alguns desenhos no paint feitos com o lápis, e me surpreendo ao ver que o título do tópico não é "O desenho que meu irmão de 5 anos fez".
Galera, existe uma diferença estrondosa entre você saber uma ferramenta e ficar feliz por isso entre saber uma ferramenta e querer saber mais. Uma vez eu comecei uma pequena discussão num tópico de um usuário de aparentes 20 anos dizendo para não usarem ferramentas da Adobe, por exemplo, e se dedicarem apenas ao paint, que desenhava pixel art bonitinhas. Chutei com tanto ódio a parede que os destroços mataram os cachorros da vizinha da frente (eimagensserrilhadasNÃosãopixelart).
Se você sabe desenhar bem com ferramentas simples, por que não experimenta usar ferramentas mais avançadas? Sabe aquelas artes super bacanas que você vê em boxarts do jogos, ou em contas do DevianArt? Você pode sim fazer artes assim, e não é no paint ou no editor do Game Maker que você vai conseguir. É preciso sim dedicar tempo e estudos para melhorar todo o conhecimento que você tiver, em qualquer área. É normal pessoas mais novas verem seus trabalhos e ficarem muito satisfeitos, mas lembre-se que tudo pode ficar melhor. Então, aí vai uma dica, com algumas ferramentas bacanas: pra galera que quer ser um excelente artista para jogos, comecem a pesquisar sobre o Flash, Photoshop e Illustrator. Pra quem curte áudio, pesquisem sobre plugins VST e o Fruit Loops, mas pra aprender pra valer! Quanto maiores e melhores seus trabalhos forem, mais atenção vão chamar.

4 - Chamando atenção

É legal quando o trabalho da gente ganha uma repercussão bacana. Isso acontece quando você é um cara legal, humilde, trabalha principalmente pelo prazer em se criar games/ artes/ músicas/ roteiros, tem paciência e dedicação para se criar games e já tem um portfólio interessante. Nesse momento, você já pode começar a expandir mais seus horizontes. Tendo a devida maturidade, você pode começar a pensar em levar seu trabalho à um nível diferente, quando perceber que pode, afinal de contas, ninguém vai conhecer seu trabalho se você não se importar com isso. Umas artes legais, facebook, contatos, são chaves para isso. E é necessária toda uma dedicação para isso. Voltando ao Cave Story, quando o jogo foi concluído, a divulgação que o cara fez foi o bastante para fazer com que ele caminhasse por conta própria. Imagine uma bola de neve: quando você criá-la, vai precisar empurrar um pouco, até o momento em que ela vai começar a ir sozinha, e a própria neve que ela encontrar vai fazê-la andar mais, crescer mais. A mesma coisa com o seu jogo, rapaz rechonchudo. Tendo um trabalho legal e bem divulgado, as pessoas naturalmente vão levar o jogo adiante, onde mais pessoas irão ver, mais pessoas irão se divertir, e quando tiver fãs, dispostos a gastar uns minutinhos com algumas artes no DevianArt, seu jogo de fato poderá ficar marcado. Por isso é tão importante trabalhar bem no game, e tão normal várias jogos não andarem desta forma depois de estarem prontos. Não, não é o gráfico bonito que vai fazer ele ficar famoso, e sim o conjunto de tudo. Você pode até acreditar que um jogo tem um potencial enorme, mas se o público não aceitar, melhore.
E ninguém vai correr até você para ver se está fazendo jogos novos. Existem outros foruns além da GMBR, outros sites, outras comunidades em que é legal se divulgar seus trabalhos. A expansão é bem maior, além de ficar mais fácil conseguir contatos grandes que darão um salto enorme no seu nome.

Galera, vamos aproveitar essa boa época para nós desenvolvedores independentes! Estas foram apenas algumas dicas, e quero ver muito a galera daqui crescer, investir e melhorar ainda mais a qualidade do que sabem fazer. Até mais! õ/
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Idade : 23
Data de inscrição : 06/06/2009
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 4
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por theguitarmester em Seg 14 Jan 2013, 20:27

Há Muita Coisa que eu Gostaria de Comentar, mas como li Tanto me Perderei para Comentar, então, comentarei algumas apenas.

Agora que Terminei isso, percebi que devo entrar em Outros Fóruns Tambem, Vou agora Mesmo Fazer uma Conta na GMC, e Tentar mostrar Meu Melhores Projetos(pena que Não Tenho Muitos Até o Momento).
só que há um problema, Não sou bom no Inglês, apenas sei o basico para menos, e usando os Tradutores não fica Perfeito.
Usarei o mesmo Nome lá(isto é, com o The na Frente), então quem do Fórum tiver Registrado lá pode entrar em Contato comigo.

Você citou diversas vezes o Cave Story, porém não o Conheço, mas vou tirar um Tempinho para Olhá-lo.

Sobre Criar um Portófio, acho que isto é Importante(embora não conhecê-se isso), e acho que é importante quando a Pessoa Vai montar uma Equipe, vejo muito montarem equipes sem Mostrar nenhum Projeto, e com idéias nem bem definidas as Vezes.

Quando o cara resolver criar Cave Story, não pensem que ele fez isso por dinheiro.
Quando Fiz o EscoraBall(não sei se já viu), criei ele como um miniGame(jogos Curtos que faço para Aprender e ter joguinhos), mas Fui Pegando gosto por Ele, e Agora é Meu Maior Projeto de jogo, Embora se Fácil fazê-lo(Não é difícil igual jogos de Plataforma, ou Sonic, é Mais Simples que Mario), é um Modo de jogo Diferente e que tem, Várias fases Divertidas e que torram a Cabeça, e, estou sempre Mechendo nele(atualmente só estou Pensando com ele, o projeto está parado), já lancei o Jogo Completo aqui, mas já atualizei após isso e rei atualizar ainda Colocando Muitas e Pesadas Diferençãs, penso em Até Lançar para Mobile.
A Outros usuários no Fórum que estão a Temo desenvolvendo seus Jogos e Sempre Complementando, tem até alguns que andam Meio Sumido(Não se Pode Saber se Pararam com gamemaker e seus jogos ou não), como um que estava fazendo um BomberMan Online.

É legal quando o trabalho da gente ganha uma repercussão bacana. Isso acontece quando você é um cara legal
Tento sempre ajudar o Pessoal Do Fórum, Seja com Engines, Resolvendo Duvidas, ou com Dicas, porque se Você quer que te Ajudem, você deve ajudar tambem, se vocÇe quer que seja, legal com você, você não pode tratar os outros Mals, é que nem o Ditado "Faça para os outros o que você quer para Você" ou Algo Assim.


Muito Bom o Tópico, Li todo e quando tiver um Tempo dou uma revisada.

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Idade : 21
Data de inscrição : 28/02/2012
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por BrunoJose782 em Seg 14 Jan 2013, 20:39

Gostei das dicas, muito bom o tópico. Smile

Tambem , de que adianda criar 1000 jogos e só 1 é bom, por isso que é bom ter paciência e aprender mais. Very Happy

Por isso que ainda não fiz nenhum jogo,por que não tenho conhecimento no assunto e quero aprender mais lendo jornal

BrunoJose782

Número de Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/01/2013
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por Benitz em Ter 15 Jan 2013, 10:27

ótimo tópico, todos que pensam em criar jogos tinha que ler isso pra se inspirar, eu não tenho nenhum jogo criado 100% ainda, mas tenho um projeto que tem mais de 1 ano saindo do forno (EM BREVE). Meu único problema é tempo, mas quando sobra algum eu me dedico a esse projeto.

Muito bom seu tópico

Benitz

Número de Mensagens : 132
Idade : 25
Data de inscrição : 08/01/2013
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gamersprobr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por Tiger em Ter 15 Jan 2013, 11:01

Muito bom explicado Sigiloso você disse tudo, realmente criar jogo requer muita responsabilidade, dedicação, senso de organização e o tempo, só por que eu abandonei o game maker, não significa que irei parar de seguir nesse caminho, tem caminhos alternativos que retorna no mesmo caminho quando menos se espera, é só questão de paciência, estou buscando mais aperfeiçoamento na parte de arte, e a organização da minha vida, até acho legal fazer jogos ainda, mas tento não ficar somente nisso, temos que sempre ter uma disciplina na nossa vida, mas isso é gradativo e com o tempo amadurecemos.

Tiger

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 852
Idade : 23
Data de inscrição : 26/09/2009
Notas recebidas : D+C+A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 15 Jan 2013, 12:33

# Sigilosomandou bem a citar o "CaveStory" ter sido feito por alguem que não pensou que iria ganhar dinheiro com isso,pois isso me lembrou a firma que eutrabalho,que os chefes e encargos superiores quase dorme dentro da empresa,e eles me dizem que gostam do trabalho deles,eu acho que é assim que funciona,se você ama o que faz o vida ajuda a te levar,é logico que nem sempre é simples assim,o mercado é muito competitivo ,você tem que cada dia aperfeiçoar e mostrar sua marca,para que você não seja esquecido e desapareça,mas o mais importante é não esquecer do que ama fazer ,e cudar sempre para não tranformar seus sonhos em pesadelos,ok

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por saim em Ter 15 Jan 2013, 13:29

Muito inspirador o tópico, SIGI. Pega o ânimo da gente, alinha, balanceia, troca o óleo e o filtro e põe aditivos.

Mas eu achei que seria mais direto, mostrar o caminho das pedras pra quando a gente já tem um portfólio, mas nenhuma forma de divulgá-lo. (nãoqueeutenhaumportfoliodecente...)

Alguma dica mais interessante que facebook? Algum distribuidor recomendável (ou mesmo não recomendável)? Ah, e mesmo no facebook, qual a melhor forma de divulgação? Eu tentei postar uma enginezinha seguindo as dicas desse tópico, mas ainda não consegui. Ainda não desisti, só não consegui. Será que simplesmente falar do jogo e colocar um link pra download seria uma boa?

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por Pit Bull em Ter 15 Jan 2013, 13:38

Theguittarmester : o cara que você disse estar sumido sou eu :p, meu bomberman ja esta pronto mas estou tendo dificuldades em deixa-lo online, mas prometo que final do mes no maximo estarei disponibilizando o download.
Topico: sigi sempre com sabias palavras, trazendo conhecimento para todos do forum(diferente dos anonimos que so aproveitam dos tutorias livres), ele não e individualista e eu admiro muito pessoas assim Smile
estou pensando em ensinar tudo que aprendi sobre o mmo(massive multiplayer online) nesses 3 longos meses de estudo, obtive um resultado muito bom com a minha cobaia(bomberman)

Pit Bull

Número de Mensagens : 630
Idade : 21
Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 15
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://leninja.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por theguitarmester em Ter 15 Jan 2013, 14:02

sabia que era Você, Só não Tinha Certeza.
você não está conseguindo deixar Online Porque? Você disse que sabe como Fazer, então o Problema é achar o Servidor?
Vai ser um Jogo Comercial? Poderia ser Livre com Coisas para Comprar.


Sigiloso, Você disse que irá comprar o Studio(professional), mas, Você ganhou o Jogo do Ano, ele daria uma Licença, não é? Sei que o prêmio ficou meio indefinido.

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Idade : 21
Data de inscrição : 28/02/2012
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por Kabeção em Ter 15 Jan 2013, 14:18

Grandes dicas Sigiloso.

Programar milhares de linhas de código e rabiscar quilos de sprites não irão fazer nenhum jogo aparecer, se não estiverem acompanhados dos bons amigos planejamento, bom senso e paciência.
Alguns devem conhecer o meu jogo Kiiro Kuro. Ele está pausado no momento, porque adivinhem! Estarei começando a quarta engine dele! Ou seja, foram necessárias até agora três engines para que o jogo chegasse aonde está, e desanimado é a última palavra que tenho para me descrever quanto à ele.
Depois de anos pesquisando e estudando desenvolvimento por hobby sem grandes pretensões para lançar algo finalizado vou aproveitar o salto que o GMS deu e começar a lançar jogos que faço e revejo durante todo esse tempo.
Já perdi as contas de quantas vezes refiz meus scripts (costumo usar os mesmos sistemas de audio, movimento e afins para jogos diferentes) para melhora-los depois de aprender algo novo.
No inicio a falta de planejamento era o grande problema agora que rabisco cada fase antes de começar a construir se vé uma melhora enorme no tempo gasto de desenvolvimento apenas com um esboço no papel.

saim escreveu:Alguma dica mais interessante que facebook? Algum distribuidor recomendável (ou mesmo não recomendável)?
Portais de webgames.
O melhor que vi foi o Kongregate, tem um trafego enorme de visitantes no mundo inteiro e diversas vantagens para o desenvolvedor.
Diferente de outros ele aceita qualquer plataforma para web além de Flash (HTML5, Unity, Java, ou seja, qualquer coisa que possa rodar a partir do navegador além de aceitar versões alternativas para web no Android) e possui uma api em javascript muito fácil de usar para seu sistema de highscores, ou seja, acho ele um portal perfeito para quem possui o GMS com HTML5.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: COMO TRABALHAR COM JOGOS E TER RETORNO POR ISSO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:15


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum