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[Tutorial] Detonando com os Scripts!!!
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Detonando com os Scripts!!!
Detonando com os Scripts!!!
Finalmente você vai aprender o que são esses benditos e como usa-los!!!
Finalmente você vai aprender o que são esses benditos e como usa-los!!!
Nível de dificuldade: Saber um pouco de GML;
Requerimentos: Game Maker 5 ou superior, LITE ou não;
Recentemente observei uma grande demanda de duvidas sobre a utilização desses nossos amiguinhos, sim, os scripts estão aí para nos ajudar! Vamos desvenda-los?
Mas o que são esses seres bizarros? Aliens? Churruminos? A formula da Coca-Cola? Nem uma das alternativas, aliás se fosse a ultima eu estava rico agora
De forma simplificada, scripts permitem a você criar suas próprias funções! Isso mesmo, se nenhuma das quase mil funções do Game Maker lhe servirem você poderá escrever a sua.
Vamos a prática, clique no botão Create Script;
Observe na parte superior da janela que se abriu que há vários botões e um campo chamado Name, neste campo digite primeiro_script, este nome servirá para quando formos chamar a nossa função. Note, para o nome de suas funções comesse com uma letra e opcionalmente use números e o simbolo '_' .
Agora é só se divertir escrevendo em GML dentro dessa janela
Escreva este código:
Agora crie um novo objeto e no evento Create escreva:
Agora ponha esse objeto numa Room e execute o jogo (não me refiro a mata-lo )
Notou que o código que havia dentro do script foi executado? Essa é a ideia, porem esse código que nós fizemos é inútil mesmo.
Agora vamos deixa as coisas um pouco mais interessantes e aprender sobre Argumentos. Argumentos são valores que você passa para o seu script para ele realizar alguma operação com eles, uma função pode ter até 16 argumentos.
Os argumentos são armazenados automaticamente nas seguintes variáveis:
Abra novamente o nosso Script, ele está à esquerda da janela na pasta Scripts;
Troque o código por:
Bem, agora você deve estar se perguntando - Mas de onde vai aparecer algum valor para a variável argument0? Vai cair do céu?
Volte ao código no evento Create do objeto que você criou e substitua:
Notou que os parenteses não estão mais vazios? Pois é, é por ali que você passa argumentos para o Script , você pode passar até 16 como eu já disse, seria assim:
Como nós colocamos a mensagem no primeiro "slot" da função primerio_script() ele vai automaticamente para argument0.
Pode rodar o jogo.
Existe uma palavra especial que é muito usada em Scripts, é a palavra return, ela determina que no lugar onde você escreveu a função, deve ser colocado o valor que ela (a palavra return) guarda.
Bem, pra entendermos melhor essa parafernália toda, nada melhor que escrevermos uma função interessante, abra um novo documento do Game Maker e dê a um script o nome de "a_pitagoras" (sem aspas), nós vamos fazer uma função que calcula o valor A em um Teorema de Pitágoras.
Escreva:
Agora escreva no Create de um objeto:
Veja que na função que nós escrevemos o valor B é o primeiro argumento e o de C o segundo, e ela retorna o valor de A.
A função sqr(argument0) retorna argument0 ao quadrado e a função sqrt(argument0) retorna a raiz quadrada de argument0.
Creio que você já deve ter entendido a função de show_message(argument0).
Bom, era isso aí pessoal, espero que agora as suas dúvidas possam ser sanadas e vocês possam usar essa habilidade tão útil do Game Maker.
Qualquer observação, postem aí!
Tchau
Mas o que são esses seres bizarros? Aliens? Churruminos? A formula da Coca-Cola? Nem uma das alternativas, aliás se fosse a ultima eu estava rico agora
De forma simplificada, scripts permitem a você criar suas próprias funções! Isso mesmo, se nenhuma das quase mil funções do Game Maker lhe servirem você poderá escrever a sua.
Vamos a prática, clique no botão Create Script;
Observe na parte superior da janela que se abriu que há vários botões e um campo chamado Name, neste campo digite primeiro_script, este nome servirá para quando formos chamar a nossa função. Note, para o nome de suas funções comesse com uma letra e opcionalmente use números e o simbolo '_' .
Agora é só se divertir escrevendo em GML dentro dessa janela
Escreva este código:
- Código:
show_message("Meu Primeiro Script");
Agora crie um novo objeto e no evento Create escreva:
- Código:
primerio_script();
Agora ponha esse objeto numa Room e execute o jogo (não me refiro a mata-lo )
Notou que o código que havia dentro do script foi executado? Essa é a ideia, porem esse código que nós fizemos é inútil mesmo.
Agora vamos deixa as coisas um pouco mais interessantes e aprender sobre Argumentos. Argumentos são valores que você passa para o seu script para ele realizar alguma operação com eles, uma função pode ter até 16 argumentos.
Os argumentos são armazenados automaticamente nas seguintes variáveis:
- Código:
argument0
argument1;
argument10;
argument11;
argument12;
argument13;
argument14;
argument15;
argument2;
argument3;
argument4;
argument5;
argument6;
argument7;
argument8;
argument9;
Abra novamente o nosso Script, ele está à esquerda da janela na pasta Scripts;
Troque o código por:
- Código:
mensagem = argument0;
show_message(mensagem);
Bem, agora você deve estar se perguntando - Mas de onde vai aparecer algum valor para a variável argument0? Vai cair do céu?
Volte ao código no evento Create do objeto que você criou e substitua:
- Código:
primerio_script("Mensagem");
Notou que os parenteses não estão mais vazios? Pois é, é por ali que você passa argumentos para o Script , você pode passar até 16 como eu já disse, seria assim:
- Código:
primerio_script(argument0, argument1, argument2); //Até o argument15
Como nós colocamos a mensagem no primeiro "slot" da função primerio_script() ele vai automaticamente para argument0.
Pode rodar o jogo.
Exemplo: Teorema de Pitágoras
A² = B² + C²
A² = B² + C²
Existe uma palavra especial que é muito usada em Scripts, é a palavra return, ela determina que no lugar onde você escreveu a função, deve ser colocado o valor que ela (a palavra return) guarda.
Bem, pra entendermos melhor essa parafernália toda, nada melhor que escrevermos uma função interessante, abra um novo documento do Game Maker e dê a um script o nome de "a_pitagoras" (sem aspas), nós vamos fazer uma função que calcula o valor A em um Teorema de Pitágoras.
Escreva:
- Código:
b = sqr(argument0); //Valor de B ao quadrado (primeiro argumento)
c = sqr(argument1); //Valor de C ao quadrado (segundo argumento)
a = sqrt(b + c); //armazena em A a raiz quadrada de B + C
return a; //retorna A
Agora escreva no Create de um objeto:
- Código:
valor_de_a = a_pitagoras(3, 4); //armazena o retorno da função (o valor de A)
show_message(valor_de_a); //mostra o que tem em "valor_de_a"
Veja que na função que nós escrevemos o valor B é o primeiro argumento e o de C o segundo, e ela retorna o valor de A.
A função sqr(argument0) retorna argument0 ao quadrado e a função sqrt(argument0) retorna a raiz quadrada de argument0.
Creio que você já deve ter entendido a função de show_message(argument0).
Bom, era isso aí pessoal, espero que agora as suas dúvidas possam ser sanadas e vocês possam usar essa habilidade tão útil do Game Maker.
Qualquer observação, postem aí!
Tchau
Última edição por tblima123 em Ter 06 Dez 2011, 19:44, editado 2 vez(es)
Re: [Tutorial] Detonando com os Scripts!!!
Bom tutorial.Ta bem explicado é também mostra como usar os scripts,quem não sabia para quê servia vai facilitar seu trabalho.flws
Convidad- Convidado
Re: [Tutorial] Detonando com os Scripts!!!
pora,ese ai e sou noob.
nm conhesia kk'
parabem maninnho
nm conhesia kk'
parabem maninnho
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