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WellingtonBecker

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Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 14:32
linhas de luz tipo no Naruto Ultimate Ninja 5, quando vc joga modo RPG e tem aqueles pontos de luz que vem das pulseiras dele, aquela luz que vem de um ponto em movimento e repete os mesmos movimentos atras desse ponto
nao sei fazer?e nem tenho ideia de como fazer?
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 14:40
bom... eu não entendi direito, ajudaria se você posta-se sprites do que você quer....
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 15:31
Tambem tenho essa duvida, me corrija se estiver enganado. Basicamente o que ele quer é uma luz saindo de uma parte do player como na imagem abaixo, e essa luz seguirá o player.

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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 15:51
@Nedotavio1807 escreveu:Tambem tenho essa duvida, me corrija se estiver enganado. Basicamente o que ele quer é uma luz saindo de uma parte do player como na imagem abaixo, e essa luz seguirá o player.


exatamente isso, igual tmb quando vc ataca no God of War aquelas luzes que saem da Athena's Blade
ou naruto ultimate ninja 4

viram aquelas linhas de luz saindo e seguindo os pulsos e os calcanhares do naruto sao essas linha de luz!!
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 16:54
Bom... Eu andei pesquisando e acho que a dll ultimate3d pode lhe ajudar... Bom ela é meio complicada mas depois de um tempinho fica fácil mexer com ela...
EX.:
http://ultimate3d.org/Screenshots/LaserFX7115.jpg
aqui o site: http://ultimate3d.org/
e o site pra baixar: http://ultimate3d.org/?Categorie=Downloads&SubCategorie=SDK&Style=Classic

Espero ter ajudado... Happy
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qua 16 Nov 2011, 22:03
vlw irlansn
vo dar uma olhada nela aqui depois comento se era isso msm que eu procurava
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 03:38
Bom, o jogo é 3D mesmo? Se for 2D, há um tempo atrás eu fiz um engine que fazia uns rastros de luz assim usando vetores. Não sei se é isso, mas se for você pode usá-lo se quiser:

640kbworld*forum*st/t7-efeito-rastro-da-espada-forma-vetorial-polimorfica

As regras do fórum não permitem spam, então você tem que tirar os asteriscos e colocar pontos no lugar.
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 12:55
aeeee era esse trem ai msm, mais, isso dai eh meio complicado olhei aqui e eh meio confuzo...
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 13:42
Eu não olhei a engine, mas imagino que ela faça o seguinte:
1 - Armazena os pontos em que a lâmpada passou numa array (tem gente que chama arrays de vetores, suponho que o ninja seja uma dessas pessoas)
2 - Liga os pontos(*)
3 - A cada step, o último ponto é eliminado, dando lugar ao penúltimo e assim sucessivamente, até o primeiro ponto, que será a nova posição da lâmpada no step atual.

Em (*), o efeito é criado. Só ligar os pontos, com draw_line, vai parecer que tem um cabelo pendurado na lâmpada, então faz-se necessário um trabalho maior, ali.
Talvez sabendo o que está sendo feito fique mais fácil entender a engine.

@Ninja8086, favor corrigir se eu estiver errado.
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 15:32
mais vejam soh gente, eu soh quero ter um ponto com luz entao aonde esse ponto passar ele deixar o seu rastro, a sua linha por onde passou,
tipo assim no centro do sprite tem um ponto de luz, entao se eu movimentar o sprite esse ponto tmb se movimenta deixando seu rastro por ondeele passou
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 15:42
É bem simples, mas pode ter um bom resultado, cria uma sprite de um pixel "brilhante", entao faça um objeto com ele e no creat coloque alarm[0]=15, e no alarm[0] instance destroy.

Então no player coloque no step, if (alguma variavel como por exemplo atacando) instance_create(x,y,nome do obj_pixel)

Acho que com alguns acertos essa gambiarra pode lhe ser util Very Happy
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 16:31
@SoMateus escreveu:mais vejam soh gente, eu soh quero ter um ponto com luz entao aonde esse ponto passar ele deixar o seu rastro, a sua linha por onde passou,
tipo assim no centro do sprite tem um ponto de luz, entao se eu movimentar o sprite esse ponto tmb se movimenta deixando seu rastro por ondeele passou
E "por onde ele passou" é um monte de pontos, portanto carece de uma array que os armazene e desenhe o efeito ligando uns aos outros. Certo?
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 18:58
Não sei porque essa complicação toda, use particulas, simples.
Se não sabe usar, aqui tem um tutorial meu sobre isso: http://gmbr.forumeiros.com/t17254-tutorialparticulas
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Re: Como linhas de Luz que seguem determinados pontos do personagem?

em Qui 17 Nov 2011, 22:21
@saim escreveu:1 - Armazena os pontos em que a lâmpada passou numa array (tem gente que chama arrays de vetores, suponho que o ninja seja uma dessas pessoas)
2 - Liga os pontos(*)
3 - A cada step, o último ponto é eliminado, dando lugar ao penúltimo e assim sucessivamente, até o primeiro ponto, que será a nova posição da lâmpada no step atual.

Tá certo sim. Daí o alcance do rastro fica por conta de quantos pontos tem o array.

@SoMateus escreveu:mais vejam soh gente, eu soh quero ter um ponto com luz entao aonde esse ponto passar ele deixar o seu rastro, a sua linha por onde passou,
tipo assim no centro do sprite tem um ponto de luz, entao se eu movimentar o sprite esse ponto tmb se movimenta deixando seu rastro por ondeele passou

O efeito parte dessa ideia mesmo, mas como eu disse lá no tópico, ele é um pouquinho mais chato porque usa arrays e funções pra desenhar vetores, mas é bem tranquilo de adaptar!

Uma outra ideia legal e mais fácil seria usar partículas como o amigo "The Games Never Finish" disse. Nesse caso, usar partículas seria melhor pra fazer apenas um rastro, mas se for uma forma mesmo, daí o exemplo do vetor seria mais perfeito, mas daria mais trabalho!

The Games Never Finish escreveu:Não sei porque essa complicação toda, use particulas, simples.
Se não sabe usar, aqui tem um tutorial meu sobre isso: http://gmbr.forumeiros.com/t17254-tutorialparticulas
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