GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Resolvido]Usar sprites como fonte?

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por gabrielsch Sex 04 Nov 2011, 10:59

Olá pessoal da GMBR!
Queria perguntar para você se eu poderia usar sprites como fonte em meus projetos por exemplo, definir que essa sprite seja a letra "A" então toda vez que eu digitar a letra "A" ou aparecer a letra "A" ele mostre o sprite que eu escolhi.

O interessante é que quando se cria uma fonte, você pode escolher do que ela vai ser/mostrar, apenas normal, dígitos, letras e tudo, e assim que você seleciona uma delas os numero em cima trocam acho que cada numero seria o ID das letras não seria?

Enfim alguém pode me ajudar com isso?

Flw! sorrindo2


Última edição por gabrielsch em Sex 04 Nov 2011, 11:31, editado 1 vez(es)
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por MatheusReis Sex 04 Nov 2011, 11:07

Existe uma função chamada font_add_sprite. Ela retorna a id de uma nova fonte, criada a partir de uma sprite, onde cada imagem dela será uma letra/tipo :

font_add_sprite(sprite, primeira letra, proporcional, separação)

sprite = sprite da qual a fonta será feita

primeira letra = primeira letra da fonte, ou seja, onde ela começa.
se minha sprite começa da letra 'a' (minuscula), colocaremos ord('a'), e por ai vai.
Também podemos fazer isso com números: ord('0')

proporcional = indica se a caixa de colisão das letras é proporcional ao seu tamanho (para organizar o texto na hora de digitar)

separação = intervalo em pixels entre uma letra e outra.
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : [Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por gabrielsch Sex 04 Nov 2011, 11:30



Vlw MatheusReis, funcionou perfeitamente aqui!

Antes de mais nada, eu vou mostrar como fiz para que quem não sabe ou não conseguiu faça direito.

Eu coloquei esse code no draw:

Código:
font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2)
draw_set_font(font)
draw_set_color(c_white)
draw_text(0,0,'Teste de texto!')

E para quem quiser, aqui esta o strip das letras que eu usei:

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Allleterstrip26

Flw! sorrindo2
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : [Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por Carlos Mahnke Sex 04 Nov 2011, 11:35

Só complementando o que o MatheusReis disse, a ordem dos caracteres deve obedecer a tabela ASCII.

Vc pode obter a lista de caracteres através do mapa de caracteres do Windows.
avatar
Carlos Mahnke

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : A+B (não colocar conceito)
Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 202
Prêmios : [Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por vinians Sex 04 Nov 2011, 11:54

gabrielsch escreveu:

Vlw MatheusReis, funcionou perfeitamente aqui!

Antes de mais nada, eu vou mostrar como fiz para que quem não sabe ou não conseguiu faça direito.

Eu coloquei esse code no draw:

Código:
font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2)
draw_set_font(font)
draw_set_color(c_white)
draw_text(0,0,'Teste de texto!')

E para quem quiser, aqui esta o strip das letras que eu usei:

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Allleterstrip26

Flw! sorrindo2
Amigo, somente para complementar, você não precisa colocar no draw o ]font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2) isso pode ser colocado no evento create, pois acaba lentificando o processo sem necessidade.
Flws
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Usar sprites como fonte? Empty Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos