Criando um Inventário

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Criando um Inventário

Mensagem por JV Justino em Dom 02 Out 2011, 12:47

Nome: Criando um inventário
Requerimentos: GM8 Lite/Pro
Descrição: Como criar um inventário usando Arrays
Nível de Dificuldade: Intermediário/Avançado

Olá a todos!
Neste tutorial, será ensinado a criar um inventário usando Arrays e o loop For.
Para entender o tutorial, será preciso ter conhecimento sobre Arrays e o loop For.

Vamos Começar!


1- Preparando o Conteúdo


Para fazer o nosso inventário, usaremos alguns simples itens.
Para isso, crie uma sprite de nome spr_items. Carregue nela, respectivamente, as imagens:
E coloque como primeira sub-imagem um espaço vazio. Logo será explicado o porquê.
Crie também uma sprite chamada spr_arrow e carregue esta imagem:

2- Criando o Inventário


Aqui é onde tudo começa. Nosso inventário terá 32 slots, ou seja, os espaços onde serão armazenados os itens.
Crie um objeto chamado obj_inv. Nele coloque o seguinte código:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    global.inv[i,0]=0;
    global.inv[i,1]='-';
    global.inv[i,2]=0;
    global.inv[i,3]=0;
    global.inv[i,4]='';
}
selector=1;

Explicando:
A variável global.inv é uma array bi-dimensional. O primeiro índice define o slot que será criado/alterado. Foram criados 32 slots, mas você pode colocar mais slots também. O segundo índice define os atributos do slot. Eles são


  • 0- É a identificação do slot. Cada item tem um número de identificação. Quando o seu valor é 0, o slot ficará vazio
  • 1- É o nome do item.
  • 2- É a quantidade de itens no slot. Quando se tem mais de um item do mesmo tipo no inventário, eles podem ocupar o mesmo slot.
  • 3- É a sprite do item. Como a sprite dos itens é única, este índice definirá a sub-imagem de cada item. E quando não há nenhum item no slot, não será desenhado nada. Por isso foi colocada a sub-imagem em branco.
  • 4- É a descrição do item. Uma breve descrição sobre o item do slot, dizendo o que é e o que faz.


Selector será a variável que definirá o slot que será selecionado.





Agora no evento Step, vamos colocar este pequeno código:

Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_up) && selector!=1)
{
    selector-=1;
}
if(keyboard_check_pressed(vk_down) && selector!=32)
{
    selector+=1;
}

Explicando:
Quando apertar para cima ou para baixo, o selecionador irá se mover.





Agora vamos desenhar o inventário. No evento Draw coloque:

Código:
for(i=1;i<=16;i+=1)
{
    draw_set_color(c_black)
    draw_text(112,128+i*14,string(global.inv[i,1]))
    draw_text(352,128+i*14,string(global.inv[i+16,1]))
    draw_text(288,128+i*14,'x'+string(global.inv[i,2]))    
    draw_text(512,128+i*14,'x'+string(global.inv[i+16,2]))
}
draw_sprite(spr_items,global.inv[selector,3],96,80)
draw_set_color(c_black)
draw_text(160,80,string(global.inv[selector,4]))
if(selector<=16)
draw_sprite(spr_arrow,0,96,128+selector*14);
else
draw_sprite(spr_arrow,0,336,-96+selector*14);

Teste o jogo e verá desenhados vários slots, e uma seta controlada pelo teclado.
Seu inventário já está pronto!


3- Configurando os Slots



O inventário já foi criado, mas não configurado. Mesmo que um item fosse adicionado ao inventário, ele não teria nome, imagem e nem descrição.

Para configurar tudo isso, será usado um script, chamado scr_inv_items. Nele será colocado o seguinte código:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=1
    {
        global.inv[i,1]='Tônico'
        global.inv[i,3]=1
        global.inv[i,4]='Recupera 50 HP de um#aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=2
    {
        global.inv[i,1]='Tônico Médio'
        global.inv[i,3]=2
        global.inv[i,4]='Recupera 200 HP de um#aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=3
    {
        global.inv[i,1]='Tônico Completo'
        global.inv[i,3]=3
        global.inv[i,4]='Recupera todo HP de um#aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=4
    {
        global.inv[i,1]='Poção Simples'
        global.inv[i,3]=4
        global.inv[i,4]='Recupera 20 MP de um#aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=5
    {
        global.inv[i,1]='Poção Mágica'
        global.inv[i,3]=5
        global.inv[i,4]='Recupera 50 MP de um#aliado'
    }    
    if global.inv[i,0]=6
    {
        global.inv[i,1]='Mega Poção'
        global.inv[i,3]=6
        global.inv[i,4]='Recupera todo o MP de#um aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=7
    {
        global.inv[i,1]='Elixir'
        global.inv[i,3]=7
        global.inv[i,4]='Recupera todo o HP e#MP de um aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=8
    {
        global.inv[i,1]='Ultra Elixir'
        global.inv[i,3]=8
        global.inv[i,4]='Recupera todo o HP e#MP de todos os#aliados'
    }
    if global.inv[i,0]=9
    {
        global.inv[i,1]='Cura'
        global.inv[i,3]=9
        global.inv[i,4]='Cura o status de um#aliado'
    }
    if global.inv[i,0]=10
    {
        global.inv[i,1]='Revive'
        global.inv[i,3]=10
        global.inv[i,4]='Revive um aliado com#metade do HP'
    }
}


E no evento Step coloque:

Código:
scr_inv_items()


Agora tudo foi configurado. Sempre que for adicionado um item no slot, ele receberá nome, descrição e imagem.


4- Armazenando Itens



Agora que tudo já foi preparado, vamos fazer os itens que serão armazenados.
Crie um objeto e chame-o de obj_items. No evento Create coloque:

Código:
sprite_index=spr_items;
image_speed=0;
image_index=1;

Explicando:
O objeto terá a sprite spr_items, não será animado, e sua sub-imagem é a número 1.

Agora no evento Key Press > Digits > 1 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=1;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=1 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

Explicando:
Assim que for pressionada a tecla 1, ele checará se há um slot vazio, ou um slot ocupado pelo mesmo item. Se houver, será quebrado o loop e o item será adicionado ao slot, e a quantidade será aumentada.

Teste o jogo. Pressione a tecla 1 e verá que o item é adicionado ao slot, e quando selecionado, desenha a sua imagem e sua descrição.





Podem ser feitos mais itens. Para isso, cole os códigos, seguindo o spoiler:
Clique aqui para ver os códigos:
No evento Key Press > Digits > 2 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=2;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=2 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 3 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=3;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=3 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 4 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=4;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=4 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 5 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=5;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=5 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 6 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=6;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=6 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 7 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=7;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=7 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 8 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=8;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=8 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 9 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=9;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=9 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

No evento Key Press > Digits > 0 coloque:

Código:
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=10;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=10 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

Teste o jogo novamente, aperte as teclas correspondentes e veja o resultado





E este tutorial acaba por aqui. Como devem ter visto, ele está bem simples. Caso queira ver algo mais completo, veja minha Engine de RPG, que utiliza o sistema aqui ensinado.
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!

さよぅなら!


Última edição por JV Justino em Ter 09 Dez 2014, 17:43, editado 5 vez(es)

JV Justino

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Dancity em Dom 02 Out 2011, 13:51

Parabéns, o tutorial está muito bem explicado, organizado e formatado. A divisão ficou ótima. Me agradou a forma com que você explicou cada passo. Não tenho muito o que falar, é um tutorial excelente e de alto nível educacional para o fórum. Aprovado!

Dancity

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Mr. Kaleb em Dom 02 Out 2011, 14:44

Ow, eu fui testar mas não tem a spr_arrow.
No mais, o tutorial está muito bem explicado.

Mr. Kaleb

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por JV Justino em Dom 02 Out 2011, 14:53

Acabei me esquecendo do spr_arrow
Me desculpe por isso, já estou consertando ;)

flw

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Benjamim_M em Dom 19 Fev 2012, 18:23

quando eu aperto 1 naum acontece nada :/

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por GMaker 81 em Dom 05 Ago 2012, 17:24

Benjamim_M escreveu:quando eu aperto 1 naum acontece nada :/

Você já experimentou por o obj_items na room

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Fireheaddew em Qua 08 Ago 2012, 19:29

aproveitando que o tópico foi revivido...
Ótimo tutorial, faz um tempo que procurava algo parecido!
A forma como você explica o tutorial permite que o usuário entenda para que serve cada função e dessa forma ele saberá como personalizar o inventário.
Uma coisa interessante que pode diminuir o tamanho código do para adicionar um item ao inventário é colocar-lo um script(scr_adicionar_item), assim:
Código:
//argument0=código do item
for(i=1;i<=32;i+=1)
{
    if global.inv[i,0]=0
    {
        global.inv[i,0]=argument0;
        global.inv[i,2]=1;
        break;
    }
    if global.inv[i,0]=argument0 and global.inv[i,2]<99
    {
        global.inv[i,2]+=1;
        break;
    }
}

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por david199 em Dom 28 Jul 2013, 20:41

blz  valew ai gostei muito do tutorial eu estava prescisando aprender a criar um inventario.

david199

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por rodrigo2219 em Ter 10 Dez 2013, 13:16

E pra fazer usar o item selecionado?

rodrigo2219

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Zero. em Ter 10 Dez 2013, 15:28

Adicione uma condição onde o item esteja colidindo com o arrow ou q o item esteja selecionado de alguma forma.

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por rodrigo2219 em Ter 10 Dez 2013, 15:47

Poderia dar um exemplo??

rodrigo2219

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por luizbills em Ter 10 Dez 2013, 17:52

@FlyAway
Você poderia fazer um projeto com o inventório que você ensina nesse tutorial e disponibiliza-lo para download? Acho legal tutoriais com exemplos.

luizbills

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Isaque Onix em Ter 10 Dez 2013, 18:05

não acredito que não comentei esse post
cara me ajudou muito!
adaptei para meu jogo, e funfou direitinho.

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Zero. em Qua 11 Dez 2013, 16:10

luizbills, o tutorial n é meu =D kkkkkk mas eu tenho uma engine de inventário aqui no forum, mas acho q n ta comentada =X .
Rodrigo, se a arrow for um obj ( a arrow q falo é algo q informe oq está selecionada, como um cursor) e ele estiver em cima de um item por exemplo. faz assim.
em um evento de colisão do item com o cursos.
if keyboard_check_pressed(vk_space) // se estiver colidindo com um item e apertar espaço
{
// fazer a ação de usar o item.
}

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Isaque Onix em Qua 11 Dez 2013, 16:54

spr_arrow é o sprite que mostra o objeto selecionado... da pra fazer com um quadrado transparente no meio!

esse inventario é bom pq só precisa de um objeto pra coloca-lo em ação... flw Smile

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por rodrigo2219 em Qui 12 Dez 2013, 11:15

Vou tentar.VLW

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Re: Criando um Inventário

Mensagem por Riccardoric em Qua 05 Nov 2014, 10:00

N consigo abrir as imagens '-' aparece um sapo e uma messagens "Click and discover imageshack" como faço ?? :/

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Re: Criando um Inventário

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