GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

3 participantes

Ir para baixo

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por All-x Seg 26 Set 2011, 19:56


Bom, agora que vocês já sabem o básico, vamos parar com introduções e ir para o desenvolvimento.

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 02Ideias, inspiração e criatividade:[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 02

Quantas vezes tu já se perguntou ao iniciar um projeto: Que tipo de jogo eu devo fazer? Milhares acredito eu. Afinal é por isso que você está aqui né?

Não existe uma fórmula para criar jogos bons. Mas existe uma para não criar jogos ruins. Vou tentar ensinar isso de uma forma simples pra você.

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 01

Para criar um jogo você precisa de ideias, inspiração e criatividade. Talvez ter a ideia central de um jogo seja uma das partes mais difíceis. Não faltam referências, ser original está cada vez mais difícil e temos consumidores muito exigentes.

Às vezes coisas simples como o estilingue do Angry Birds fazem a diversão (Mas o estilingue serve para matar os passarinhos, não é? Ai que entra a criatividade, no jogo ele lança os passarinhos). As coisas do dia-a-dia podem te servir de grande inspiração.

Caso seja um trabalho mais sério, boas fontes de inspiração são os filmes e documentários. Não é a toa que muitos filmes se tornam jogos e vice-versa.

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 03

Enfim, para o próximo passo você já tem que ter a ideia principal do jogo em mente. Isso é algo que não tem como explicar, é uma arte. Lembre-se que essa é a ideia principal do jogo, é como o coração. Se ele estiver mal todo o resto também vai mal.

Para criar a ideia base, você precisa ter:

-Personagem principal: Tudo deve girar em torno deste personagem. Lembrando que o personagem pode ser mais de um e pode ser uma pessoa, um monstro, um lugar, etc.

-Objetivo: Tudo no jogo deve ser feito com uma finalidade. Afinal quem está jogando quer ser recompensado com a vitória ou pelo menos acumulo de pontos.

-Mundo em que tudo acontece: O personagem deve cumprir seu objetivo dentro um espaço.

-Público alvo: Quem vai jogar seu jogo? Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, fãs de terror, psicopatas, sedentos por sangue (Não! Não são vampiros.), pessoas que não aguentam esperar sem fazer nada (Ponto de ônibus, corredor de hospital, recreio etc.), etc. Tudo feito no jogo deve ser direcionado a esse público.

Exemplo:

-Personagem principal: Zé, o coelho faminto.

-Objetivo: Comer todas as cenouras que ver pela frente sem que Paulo perceba.

-Mundo em que tudo acontece: Horta do Sr. Paulo.

-Público alvo: Crianças sapecas.

Com isso você já pode dar continuidade ao seu projeto.

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 04Rascunho:[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto 04

Já teve a ideia? Beleza, Agora você precisa passar toda essa ideia principal para o papel para apresentar a quem você pretende chamar para sua equipe. É como eu disse na matéria anterior, Como alguém vai entrar em uma equipe sem saber o que será feito?

A próxima etapa é sobre “Formando equipes”, e isso vou deixar para a próxima matéria para que vocês fixem tudo tranquilamente nas suas cabecinhas. Após essa voltaremos ao desenvolvimento com o GDD (Game Design Document).

Próxima matéria:

[M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes

FLWS!


Última edição por Alex FC em Dom 02 Out 2011, 10:09, editado 1 vez(es)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Lauro Seg 26 Set 2011, 20:14

Bom, pra falar a verdade eu já sabia disso, ia até fazer um tópico parecido xD.
Porém gostei da clareza na escrita, interativa e bem humorada, é bom para quem não tem uma ideia (#FFUUU agora é ideia sem acento no e eu sempre esqueço ¬¬), boa sobre esse assunto.
Boa mano, continue criando tópicos como esse, vai ver você salva a galere da GMBR perdida aí no mundo dos jogos.
Lauro
Lauro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios : [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Grotle Dom 02 Out 2011, 12:31

Muito boa matéria!!
Você explicou muito bem o assunto, e o modo simples como você organizou as ideias foi muito bom. Adorei Zé, o coelho faminto. Razz

Parabéns pelo tutorial!!

Flws!
Grotle
Grotle

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 559
Prêmios : [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto Empty Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos