[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Alex FC em Qui 22 Set 2011, 11:54


Matérias anteriores:

[M - 00] A arte do Game Design - Introdução

Matéria 01 - Tipos de equipes:

Antes de começar a fazer qualquer projeto, o Game Designer deve medir sua capacidade para saber se ele pode ou não tocar um projeto sozinho. Geralmente ele desenvolve sozinho projetos pequenos como jogos para Web e para dispositivos móveis. Mas quando a plataforma é um computador ou um console tudo é potencialmente mais difícil de trabalhar. Isso acontece porque o público alvo são pessoas que procuram se divertir por horas, o que um Passa-Tempo não faz, não é verdade?

Logo é necessária uma equipe para jogos que vão além de 15 minutos de Game Play. Mas você não faz ideia de como montar uma equipe? Calma, aprenderemos juntos a fazer isso no decorrer das matérias (incluindo essa).

Antes de começar a chamar pessoas você deve estabelecer quantos serão e o que farão. Então vou colocar alguns tipos base de equipes para já terem uma ideia:

Projeto pequeno (Web e celular):




1 Programador;
1 Artista 2D ou 3D.

É o tipo de equipe fácil de trabalhar. Onde os dois podem ser Game Designers. É altamente recomendado começar com esse tipo de equipe. Justo para o aprendizado e experiência. Forma ideal de projetos para celulares ou que são exibidos direto no navegador.

Projeto médio (Web, online, Plataformas móveis avançadas e PC):




1 a 2 Programadores;
2 artistas 2D ou 3D .

Às vezes o jogo possui modos em rede e para ter certeza de um ótimo resultado, um programador somente para esse quesito é indispensável. Um dos artistas cria personagens e itens o outro cuida do Level Design, ou seja monta todo o mundo em que o jogo acontece.

Projeto grande (PC e Consoles):





2 a 3 Programadores;
3 artistas 2D ou 3D;
1 a 2 Sonoplastas.

Esse tipo de projeto é para jogos comerciais. Por serem projetos longos, mais programadores são necessários, pois são muitos sistemas a serem criados. Aqui temos um artista a mais para cuidar do acabamento do jogo, como efeitos especiais. Em um jogo comercial é recomendado que todos os recursos sejam originais, como sons e músicas por exemplo. Sonoplastas são raríssimos de achar. Às vezes irá precisar de um sonoplasta para as músicas e outro para os efeitos sonoros.

Lembre-se que esses 3 tipos que citei são para jogos independentes, que possuem poucos recursos e necessitam poupar mão-de-obra. O Game Designer deve estar entre os integrantes, mas raramente ele é só Game Designer. Só reforço que será cansativo e o resultado não vai ser 100%.

Isso não é um padrão, é apenas uma base para você entender a equivalência da coisa. E que nada impede uma dupla de fazer um projeto grande ou médio.

Escolhida a forma que irá trabalhar o Game Designer já pode começar a escrever o projeto. Lembre-se que se você não tiver nada para apresentar a quem você chamar para equipe, ninguém dará crédito. Como alguém vai entrar em uma equipe sem saber o que será feito?

Então é disso que trataremos na próxima matéria, “Escrevendo um projeto”. Esta só foi uma introdução à formação de equipes. Falaremos muito mais sobre isso em outras matérias.

Próxima matéria:

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 26 Set 2011, 19:58, editado 1 vez(es)

Alex FC

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2503
Idade : 23
Data de inscrição : 20/12/2008
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://redscreensoft.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Grotle em Qui 22 Set 2011, 12:06

Parabéns pelo tutorial!!

Acho que aqui na GMBR, as formações de equipes não dão muito certo, principalmente por causa da comunicação, que geralmente só acontece pela internet porque a maioria das equipes que o pessoal monta aqui são de pessoas que não se conhecem e que não tem contato direto. Acho que uma boa equipe de desenvolvimento de jogos é aquela que reúne pessoas que morem na mesma cidade, que se conheçam e que possam se reunir em casa pra discutir o projeto e fazê-lo. Essa é uma realidade que desanima muita gente que quer fazer jogos, por não achar pessoas que sejam de confiança e que tenham tempo pra desenvolver o projeto.

O seu tutorial explica bem sobre as formas que se tem pra montar uma equipe, o tutorial ficou muito bom!
Parabéns, e continue fazendo bons tutoriais!

Flws!

Grotle

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 559
Idade : 21
Data de inscrição : 28/02/2010
Notas recebidas : B-B
Reputação : 12
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Ritton em Qui 22 Set 2011, 12:31

Excelente a matéria, meu caro amigo!Realmente uma pessoa que não tem suas capacidades de Game Designer bastante reduzida não poderá fazer um projeto como um MMO, ainda mais sozinho.É importante a equipe saber as limitações e capacidades do outro, pois pode-se trabalhar em uma melhor maneira de desenvolver o jogo.Meus sinceros parabéns e aguardarei novas matérias!

Abraços! investigador

Ritton

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 673
Idade : 18
Data de inscrição : 07/06/2011
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum