[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

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[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Alex FC em Seg 26 Set 2011, 19:56


Bom, agora que vocês já sabem o básico, vamos parar com introduções e ir para o desenvolvimento.

Ideias, inspiração e criatividade:

Quantas vezes tu já se perguntou ao iniciar um projeto: Que tipo de jogo eu devo fazer? Milhares acredito eu. Afinal é por isso que você está aqui né?

Não existe uma fórmula para criar jogos bons. Mas existe uma para não criar jogos ruins. Vou tentar ensinar isso de uma forma simples pra você.



Para criar um jogo você precisa de ideias, inspiração e criatividade. Talvez ter a ideia central de um jogo seja uma das partes mais difíceis. Não faltam referências, ser original está cada vez mais difícil e temos consumidores muito exigentes.

Às vezes coisas simples como o estilingue do Angry Birds fazem a diversão (Mas o estilingue serve para matar os passarinhos, não é? Ai que entra a criatividade, no jogo ele lança os passarinhos). As coisas do dia-a-dia podem te servir de grande inspiração.

Caso seja um trabalho mais sério, boas fontes de inspiração são os filmes e documentários. Não é a toa que muitos filmes se tornam jogos e vice-versa.



Enfim, para o próximo passo você já tem que ter a ideia principal do jogo em mente. Isso é algo que não tem como explicar, é uma arte. Lembre-se que essa é a ideia principal do jogo, é como o coração. Se ele estiver mal todo o resto também vai mal.

Para criar a ideia base, você precisa ter:

-Personagem principal: Tudo deve girar em torno deste personagem. Lembrando que o personagem pode ser mais de um e pode ser uma pessoa, um monstro, um lugar, etc.

-Objetivo: Tudo no jogo deve ser feito com uma finalidade. Afinal quem está jogando quer ser recompensado com a vitória ou pelo menos acumulo de pontos.

-Mundo em que tudo acontece: O personagem deve cumprir seu objetivo dentro um espaço.

-Público alvo: Quem vai jogar seu jogo? Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, fãs de terror, psicopatas, sedentos por sangue (Não! Não são vampiros.), pessoas que não aguentam esperar sem fazer nada (Ponto de ônibus, corredor de hospital, recreio etc.), etc. Tudo feito no jogo deve ser direcionado a esse público.

Exemplo:

-Personagem principal: Zé, o coelho faminto.

-Objetivo: Comer todas as cenouras que ver pela frente sem que Paulo perceba.

-Mundo em que tudo acontece: Horta do Sr. Paulo.

-Público alvo: Crianças sapecas.

Com isso você já pode dar continuidade ao seu projeto.

Rascunho:

Já teve a ideia? Beleza, Agora você precisa passar toda essa ideia principal para o papel para apresentar a quem você pretende chamar para sua equipe. É como eu disse na matéria anterior, Como alguém vai entrar em uma equipe sem saber o que será feito?

A próxima etapa é sobre “Formando equipes”, e isso vou deixar para a próxima matéria para que vocês fixem tudo tranquilamente nas suas cabecinhas. Após essa voltaremos ao desenvolvimento com o GDD (Game Design Document).

Próxima matéria:

[M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes

FLWS!


Última edição por Alex FC em Dom 02 Out 2011, 10:09, editado 1 vez(es)

Alex FC

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Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Lauro em Seg 26 Set 2011, 20:14

Bom, pra falar a verdade eu já sabia disso, ia até fazer um tópico parecido xD.
Porém gostei da clareza na escrita, interativa e bem humorada, é bom para quem não tem uma ideia (#FFUUU agora é ideia sem acento no e eu sempre esqueço ¬¬), boa sobre esse assunto.
Boa mano, continue criando tópicos como esse, vai ver você salva a galere da GMBR perdida aí no mundo dos jogos.

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Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

Mensagem por Grotle em Dom 02 Out 2011, 12:31

Muito boa matéria!!
Você explicou muito bem o assunto, e o modo simples como você organizou as ideias foi muito bom. Adorei Zé, o coelho faminto. Razz

Parabéns pelo tutorial!!

Flws!

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Re: [M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

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