- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 16:04
Olá , eu queria entender o d3d do GML SDK tipo os collision : Como usar2 cada um deles ... basicamente so isso
Para quem não conhece foi feito pelo jiraya , e é muito bom :
http://gmbr.forumeiros.com/t13916-extensaogml-sdk-v10
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
Para quem não conhece foi feito pelo jiraya , e é muito bom :
http://gmbr.forumeiros.com/t13916-extensaogml-sdk-v10
- Código:
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z) {
morre=true
}
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
- Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Número de Mensagens : 803
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 10
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:26
e outra coisa : qual é a diferença do x1 e do x2? do y1 e do y2? do z1 e do z2?
Eh como se fosse formar um cubo:
x1 = ONDE VAI COMEÇAR A LINHA VERTICAL DO CUBO?
x2 = ONDE VAI TERMINAR A LINHA VERTICAL DO CUBO?
y1= ONDE COMEÇA A LINHA HORIZONTAL DO CUBO?
y2 = ONDE TERMINA A LINHA HORIZONTAL DO CUBO?
z1 = EM QUE ALTURA COMEÇA O CUBO(PRONTO)?
z2 = EM QUE ALTURA TERMINA O CUBO(PRONTO)?
'''''obs.: se z1 for =1 ele vai criar um cubo!
se z2 = 2 ele vai criar 2 cubos! (acho que eh isso)''''''
Eh como se fosse formar um cubo:
x1 = ONDE VAI COMEÇAR A LINHA VERTICAL DO CUBO?
x2 = ONDE VAI TERMINAR A LINHA VERTICAL DO CUBO?
y1= ONDE COMEÇA A LINHA HORIZONTAL DO CUBO?
y2 = ONDE TERMINA A LINHA HORIZONTAL DO CUBO?
z1 = EM QUE ALTURA COMEÇA O CUBO(PRONTO)?
z2 = EM QUE ALTURA TERMINA O CUBO(PRONTO)?
'''''obs.: se z1 for =1 ele vai criar um cubo!
se z2 = 2 ele vai criar 2 cubos! (acho que eh isso)''''''
- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:33
aah valeu , mais a maior duvida agora é :
Código:
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z) {
morre=true
}
Qual é o erro?
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
Código:
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z) {
morre=true
}
Qual é o erro?
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
- Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Número de Mensagens : 803
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 10
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:37
@Datebanhawn escreveu:aah valeu , mais a maior duvida agora é :
Código:
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z) {
morre=true
}
Qual é o erro?
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
Ele está dizendo que não reconhece o valor "x" ou seja o obj_inimigo nao existe na tela
- Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Número de Mensagens : 928
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 47
Prêmios: 0
: 0
: 1
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:41
a diferença entre x1 e x2 não é assim.
funciona assim:
x = largura
y = comprimento
z = altura
isso fala onde ele está.
para dezenhar um quadrado, preciso de 2 pontos:
x1 y1 e x2 y2
o 1º é para o ponto superior esquerdo
o 2º é para o ponto inferior direito
assim como c desenha um quadrado no paint
tudo o que tem 1 é o primeiro ponto
tudo o que tem 2 é o sengund ponto!
FLWS
funciona assim:
x = largura
y = comprimento
z = altura
isso fala onde ele está.
para dezenhar um quadrado, preciso de 2 pontos:
x1 y1 e x2 y2
o 1º é para o ponto superior esquerdo
o 2º é para o ponto inferior direito
assim como c desenha um quadrado no paint
tudo o que tem 1 é o primeiro ponto
tudo o que tem 2 é o sengund ponto!
FLWS
- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:46
entendi , mas o obj esta na tela e nao esta funcionando
- Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Número de Mensagens : 803
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 10
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 17:47
Foi o que eu disse! ;D x1 onde começa o ponto(linha) x2 onde termina ponto (linha) x = area largura = vertical (por que vertical? se x fica na horizontal?,assim que vc defini o y o x2 torna a linha vertical! É COMPLEXO!
- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 18:01
mano , por favor nao fiquem conversando aqui!!Essa duvida est[a me acabando --`
- Ranking :
Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Número de Mensagens : 2516
Insígnias de JAM :x 1
x 0
x 0
Reputação : 177
Prêmios: 2
: 1
: 1
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 18:28
Datebanhaw esse é um fórum de aprendizagem. Se você não quer aprender caia fora. Eu cansei de ver seus posts. As pessoas tentando ajudar e e você fazendo pouco delas.
Você não vai encontrar tudo que quer pronto, do jeito que quer. E com certeza do jeito que está fazendo vai sair um jogo todo bugado.
Estude, estude e estude. Só na base da cola não se chega a lugar nenhum.
E sobre a dúvida, eles já responderam de mil e uma formas e você ainda não entendeu.
FLWS!
Você não vai encontrar tudo que quer pronto, do jeito que quer. E com certeza do jeito que está fazendo vai sair um jogo todo bugado.
Estude, estude e estude. Só na base da cola não se chega a lugar nenhum.
E sobre a dúvida, eles já responderam de mil e uma formas e você ainda não entendeu.
FLWS!
- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 18:32
a duvida do unknow variable x ninguem respondeu , não quero codigos prontos , so quero saber qual é o erro , vc esplica com os outros sem mesmo saber das coisas
- Data de inscrição : 13/10/2010
Número de Mensagens : 149
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 18:39
A sua dúvida já foi respondida:
Soul Limaloko escreveu:@Datebanhawn escreveu:aah valeu , mais a maior duvida agora é :
Código:
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z) {
morre=true
}
Qual é o erro?
Error in code at line 11:
d3d_check_collision(bullet,x,y,z,obj_inimigo,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y,obj_inimigo.z) {
^
at position 59: Unknown variable x
Ele está dizendo que não reconhece o valor "x" ou seja o obj_inimigo nao existe na tela
- Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 182
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 18:44
Não , eu tinha pedido 3 duvidas , 2 delas foram, na verdade so uma foi , mas a outra eu descobri sozinho , mesmo assim ainda resta uma duvida.Tanto que se você ler o Titulo do Tópico você vera que o nome é Diversas Coisas , ou seja mais de uma coisa, entendeu agora?Quer que desenha?
- Ranking :
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 5
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 21:20
Você só colocou "obj_bullet" e não "obj_bullet.x".
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z)
Até+
if d3d_check_collision(obj_inimigo,x,y,z,bullet,bullet.x,bullet.y,bullet.z)
Até+
- Data de inscrição : 13/10/2010
Número de Mensagens : 149
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 21:34
Na verdade está correto, você coloca dessa maneira:
- Código:
d3d_check_collision(ind1,x1,y1,z1,ind2,x2,y2,z2);
- Ranking :
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Número de Mensagens : 913
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 41
Prêmios: 1
: 0
: 0
Re: Diversas coisas
em Dom 25 Set 2011, 22:05
O PROBLEMA PODE ESTAR SENDO NOS IDS DOS OBJETOS...
Se vc criou o inimigo antes do bullet na room, pode ser dê erro, pois vc está solicitando a leitura do código no bullet antes mesmo de criá-lo.
Siga estes passos e veja se funciona:
*delete todos os bullets e inimigos da room.
*recoloque-os, colocando primeiro o bullet.
e diga se funcionou!
Se vc criou o inimigo antes do bullet na room, pode ser dê erro, pois vc está solicitando a leitura do código no bullet antes mesmo de criá-lo.
Siga estes passos e veja se funciona:
*delete todos os bullets e inimigos da room.
*recoloque-os, colocando primeiro o bullet.
e diga se funcionou!
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum