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[Resolvido][duvida] como fazer um estoque de balas

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Mensagem por gm_fanclub Ter 20 Set 2011, 18:06

olá a todos desse maravilhoso forum, queria lhes perguntar isto:
fiz uma arma (comum) que atira (simples). aí eu queria que o player começaria com 15 balas, e no momento em que for atirando as balas vao diminuindo até chegar em 0 e falar: voce não tem mais balas, procure bonus pelo camiho, ou compre mais.

Origado a você que responder!!


Última edição por gm_fanclub em Qua 21 Set 2011, 18:16, editado 1 vez(es)
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Mensagem por y_Tiago Ter 20 Set 2011, 18:46

Crie uma var assim no evento Create do player:
Código:
balas=15
No evento que faz ele atirar adicione:
Código:
if balas > 0{
balas-=1
//coloque seu código de tiro
}else{
show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais.")
}
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Mensagem por gm_fanclub Ter 20 Set 2011, 19:22

mulatiago escreveu:Crie uma var assim no evento Create do player:
Código:
balas=15
No evento que faz ele atirar adicione:
Código:
if balas > 0{
balas-=1
//coloque seu código de tiro
}else{
show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais.")
}

cara, isso não ira dar certo. se colocar isto vai ficar aparecendo toda hora o show_message, mesmo tendo balas.....
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Mensagem por gustavo ferreira Ter 20 Set 2011, 20:13

cara faz assim no create
Código:
global.balas=15
ae no step
Código:
if tecla que faz atirar{
if global.balas>0{
//codigos que fazem atirar
global.balas-=1
}else{
show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais.")
}}
pra o objeto que abastece de bala add a ele uma colisão com o player e coloque o seguinte codigo
Código:
instance_destroy()
ai no evento Destroy vc coloca
Código:
global.vida+=15

espero ter ajudado XD!!
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Mensagem por DiegoBr Ter 20 Set 2011, 21:55

Bom, é um esquema bem simples e parecido com o do tio aí de cima :
1- Criando as balas
No Create do Player coloque este código :
Código:
global.balas=15
OBS: Aqui você está criando a variavel das balas e dizendo que elas começam com 15 .

2- Diminuindo o estoque
No Código/Evento que você botou para atirar,bote este código :
Código:
global.balas-=1
OBS: Sempre que atirar isto fara com que os tiros diminuam de 1 em 1. Sê você não souber fazer um tiro por meio de código,me manda um MP que resolvo para você.
ar
3- Recarregando
Crie um Objeto com nome Obj_Recarregar, ele fará com que cada vez que você colida com o objeto player ele recarregue toda arma.
No Step do Obj_Recarregar ponha :
Código:
if place_meeting(x,y,Obj_Player)
{
global.balas+=15
instance_destroy()
}
OBS:O place_meeting é igual a colisão. Este Obj_Player você já deve saber que é o player, e instance_destroy() fará com que ele desapareça ao colidir. O Global.balas+=15 fará com que recarregue todo o pente ao colidir com este objeto.

4- Regulando/Configurando
Para que seu jogo não fique tosco nem estranho,para que quando ele for recarregar suas balas não passem de 15 no pente e nem virem numeros negativos,menores que 0,use este código no step do Obj_Player .
Código:
if global.balas >=15
{
global.balas=15
}
////
if global.balas<=0
{
show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais.")
global.balas=0
}
OBS:Com um pouco de interpretação você entende esse código.
Espero que você tenha entendido bem =D
Qualquer coisa ,mande MP Happy, Só não sou bom em criação de jogos 3D e com jogos de mira com mouse .
fuiz


Última edição por DiegoBr em Ter 20 Set 2011, 21:58, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais."))
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Mensagem por saim Qua 21 Set 2011, 08:30

gm_fanclub escreveu:
mulatiago escreveu:Crie uma var assim no evento Create do player:
Código:
balas=15
No evento que faz ele atirar adicione:
Código:
if balas > 0{
balas-=1
//coloque seu código de tiro
}else{
show_message("Você não tem mais balas, procure munição extra pelo caminho ou compre mais.")
}

cara, isso não ira dar certo. se colocar isto vai ficar aparecendo toda hora o show_message, mesmo tendo balas.....
Não, o código está ok. Note que o show_message está dentro do else e que tudo está dentro do evento de atirar.
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