como saber a posição do tiro?

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Resolvido como saber a posição do tiro?

Mensagem por hgb-games em Sab 13 Ago 2011, 20:26

galera estão vendo esse sprite:



eu coloquei esse codigo nele pra executar o tiro:

Código:
if image_xscale=1{
if keyboard_check(ord('X'))and atira=true and abaixado=false{
atira=false
alarm[0]=15
sound_play(tiro)
instance_create(x+29,y,Tiro)}

if keyboard_check(ord('X'))and atira=true and abaixado=true{
atira=false
alarm[0]=15
sound_play(tiro)
instance_create(x+29,y+9,Tiro)}
}else{
if keyboard_check(ord('X'))and atira=true and abaixado=false{
atira=false
alarm[0]=15
sound_play(tiro)
instance_create(x-29,y,Tiro)}

if keyboard_check(ord('X'))and atira=true and abaixado=true{
atira=false
alarm[0]=15
sound_play(tiro)
instance_create(x-29,y+9,Tiro)}}

só que a bala sai da cara dele. eu queria q a bala saisse da ponta da arma. como fazer isso?
ajuda ae gente


Última edição por hgb-games em Dom 14 Ago 2011, 12:46, editado 3 vez(es)

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Resolvido Re: como saber a posição do tiro?

Mensagem por Dancity em Sab 13 Ago 2011, 20:39

Pelo código eu vi que ele fica em posições diferentes, ou então acho que era pra ficar. Mas preste atenção, o que você vai fazer é o seguinte:

Este lindo código aqui, se encontra 4 vezes no codigo completo. Ele serve pra criar o objeto do tiro:
Código:
instance_create(x+29,y,Tiro)
O que você vai fazer é ir manipulando o x e y desse código para que fique alinhado com a arma. É complicado dizer aqui exatamente, onde vai ficar, você vai ter que ficar testando e também vai depender da origin da sprite.
Só lembrando, que você vai ter que alinhar o tiro com a arma em cada uma das posições, ok?

Espero ter ajudado.

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Resolvido Re: como saber a posição do tiro?

Mensagem por hgb-games em Sab 13 Ago 2011, 20:49

Dancity escreveu:Pelo código eu vi que ele fica em posições diferentes, ou então acho que era pra ficar. Mas preste atenção, o que você vai fazer é o seguinte:

Este lindo código aqui, se encontra 4 vezes no codigo completo. Ele serve pra criar o objeto do tiro:
Código:
instance_create(x+29,y,Tiro)
O que você vai fazer é ir manipulando o x e y desse código para que fique alinhado com a arma. É complicado dizer aqui exatamente, onde vai ficar, você vai ter que ficar testando e também vai depender da origin da sprite.
Só lembrando, que você vai ter que alinhar o tiro com a arma em cada uma das posições, ok?

Espero ter ajudado.

vlw cara.
mas eu tentei mudar as duas posições com numeros de 1 a 100 e não deu certo

ajuda aeee gente por favor!!

Editado por Dancity:
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Resolvido Re: como saber a posição do tiro?

Mensagem por luiz_eldorado em Sab 13 Ago 2011, 23:12

cara, se ninguem respondeu sua pergunta, espere, alguém vai ajuda-lo. Não faça post duplo. Quanto a pergunta, tente fazer assim: coloque a sprite na origem da room, coloque o mouse onde tá a arma, veja lá em baixo da room, o x e o y. É só colocar lá depois.

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Resolvido Re: como saber a posição do tiro?

Mensagem por Livsk em Sab 13 Ago 2011, 23:20

off: Velho, não é fazendo posts duplos que se conseguem respostas...

on:

Usasse o código instance_create(x,y,Tiro)
para criar o objeto tiro.

x,y é o plano cartesiano a partir da origem do player, ou seja, a bala criará na origem 0,0 do player.

pra deixar o tiro sair da arma, abra o paint, pegue a sprite do player, e veja a cordenada x e y exata da arma e coloque ela no código assim:

instance_create(x+COORDENADA X,y+ COORDENADA Y,Tiro)

Se você trocar x ou y pelo valor o objeto será criado a partir do plano cartesiano da room, por isso se usa o "+"

Isso é um resumo do que o Dancity falo, é simples, basta analisar a matemática!

flw

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Resolvido Re: como saber a posição do tiro?

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