PADGU Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D?

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PADGU Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D?

Mensagem por rogerbif em Sex 12 Ago 2011, 20:35

Brasileiros

Um grupo de pessoas deveria se reunir e provar que é possível resolver qualquer problema, por mais complexo ou trabalhoso que seja, para que sirva de exemplo de superação.

Vamos reconstruir a cidade de Porto Alegre em 3D no estilo GTA.

Programadores de jogos de computador, artistas, modeladores, músicos e diversos profissionais de Norte a Sul do país se reúnem toda sexta-feira em conferências e dão rumo ao projeto, batizado de PADGU, Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D. O projeto segue os moldes da licença Creative Commons, é totalmente open source e sem fins lucrativos.

Tá, mas o que é um arroio?
De acordo com a Wikipedia, arroio é um termo usado no Rio Grande do Sul para designar rio. Pode ser usado desde para ribeiros até grandes canais fluviais, mas é mais comum como sinônimo de córrego.

O tema e a ambientação do projeto
Para quem ainda não conhece a topografia de Porto Alegre, a capital dos gaúchos, mais abaixo tem uma foto da bacia hidrográfica do arroio Dilúvio circundada em vermelho. O arroio em si está destacado em azul ciano. Notem que literalmente ele divide a cidade em duas partes.



Observando isto foi decidido que ele será a espinha dorsal do projeto. A cidade de Porto Alegre, com praticamente 500 Km², será totalmente reconstruída em 3D o mais próximo da realidade possível. Uma tarefa e tanto, jamais feita em nenhuma parte do globo, até onde sabemos. O esforço para coordenar milhares de desenvolvedores também fará parte do projeto e ferramentas serão criadas para coordenar os grupos de trabalho.
Nossa inspiração é o jogo internacionalmente conhecido Grand Theft Auto, mas iremos além. Porto Alegre 3D será nossa Sand Box onde daremos apenas os nossos primeiros passos.

Está é a imagem do arroio dilúvio para quem não conhece:



No projeto PADGU, uma de nossas metas é criar uma versão Cheonggyecheon do Arroio Dilúvio. Mas que nome esquisito é esse?
O arroio coreano Cheonggyecheon
Na Coreia do Sul, na cidade de Seoul, há mais ou menos uns 6 anos um arroio chamado Cheonggyecheon foi despoluído e revitalizado. Hoje ele serve de exemplo e inspiração, um feito e tanto!

Veja algumas imagens:

Confira a evolução mostrada nesta foto sequencial, com a situação do arroio coreano em 1995, 2005 e 2011:




Veja agora mais algumas belas imagens do arroio coreano após o processo de despoluição:




[img]http://www.selectgame.com.br/wp-content/uploads/2011/08/cheonggyecheon-2.jpg[img/]

O Arroio Dilúvio
No Rio Grande do Sul a capital Porto Alegre fica localizada a beira de um grande lago, o Guaíba. Ele tem um volume de água de aproximadamente 1.5 bilhão de metros cúbicos. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 km², equivalente a 30% do território gaúcho, onde vivem 70% da população.
Não diferente de muitas cidades brasileiras, a capital dos gaúchos despeja águas poluídas através do já famoso arroio Dilúvio, que ganhou este nome porque costumava inundar os bairros vizinhos. 19 % de suas águas correm no município de Viamão, as nascentes de águas puras e cristalinas estão localizadas na reserva natural do Parque Saint-Hilaire, um refugio para a vida silvestre da região metropolitana com uma biodiversidade composta por 161 espécies de plantas, 12 espécies de mamíferos, 47 de répteis, 23 de anfíbios e 14 espécies de peixes.
A extensão do arroio Dilúvio é de aproximadamente 15 quilômetros. Neste trajeto ele recebe esgoto doméstico, lixo, entulho de obras, sofás, fogões, pneus, partes de automóveis e carcaças de animais. Desde 2006 o Departamento de Esgotos Pluviais já dragou e retirou 230 mil toneladas de terra e lixo de suas águas, isto equivale a 19.166 caminhões-caçamba, cheios.
A situação chegou ao limite. O arroio Dilúvio despeja suas águas poluídas no Lago Guaíba de onde a população tira sua água para beber.

[size=150]Os objetivos do PADGU[/size]
Os objetivos do PADGU são os seguintes:
1 ) Vamos fomentar o debate sobre o arroio Dilúvio. Despoluição JÁ.
Queremos que as pessoas comecem a se importar com a situação do arroio Dilúvio. Por isso vamos ambientar nossos primeiros jogos ali. É um absurdo que o arroio ainda seja destino do lixo e esgoto da cidade.

2 ) Criaremos um ambiente livre, democrático e criativo.
O grupo é livre, não existe um controle central. É totalmente democrático. Tópicos polêmicos são decididos por votação. A única coisa certa no momento é o tempo: imaginamos que estamos em trilhos de trem e se não progredirmos seremos atropelados pelo trem do tempo. Por isso neste momento toda sexta-feira às 21:00hs nos reunimos para dar diretivas ao projeto. Ninguém é obrigado a frequentar as conferências ou realizar uma determinada tarefa. Cada um entra no projeto e escolhe o que quer fazer e ser (Uma pessoa pode ser programador e modelador ao mesmo tempo, por exemplo). Pensando nisto já criamos alguns cargos:



3 ) Exploraremos todos os detalhes do desenvolvimento de games.
Como se cria fogo em um game? Como se cria chuva? Como se anima um personagem? Como simulamos a realidade no ambiente virtual? Quais as melhores técnicas para atingir um alto grau de qualidade em um projeto, texturas, iluminação, proporção? Literalmente abordaremos todos os tópicos no desenvolvimento de um grande projeto.

4 ) Inovaremos e seremos vanguarda.
Quando as pessoas juntam as cabeças e tentam resolver um problema a mágica acontece! Em nosso ambiente seremos compelidos a inovar, pensar fora do convencional, surpreender, fazer diferente e melhor.

5 ? Usaremos a engine Unity 3D, Ferramentas de Modelagem, faremos animações, arte, músicas e efeitos especiais.
A Unity 3D é a engine escolhida para desenvolver este projeto pois ela apresenta inúmeras vantagens: a primeira delas é que é gratuita. Todos podem utilizá-la baixando da internet. Se bem que é verdade que existem algumas limitações na versão free e a PRO custa atualmente aproximadamente US$ 1000, mas com o tempo (quando conseguirmos doações) poderemos adquirir ferramentas para aqueles que ainda não tem. Queremos explorar todos os recursos da ferramenta.



6 ) Criaremos ferramentas de gerenciamento em projetos gigantescos (500 ? 1000 pessoas).
Como dividir inteligentemente milhares de modelos a serem modelados? Como trabalhar de forma compartilhada? Para responder a perguntas nesta linha nós experimentaremos, criaremos ferramentas as quais nos possibilitem avançar rapidamente em nosso projeto.



7 ) Promoveremos o crescimento pessoal dos integrantes do grupo e desenvolveremos nossas habilidades colaborativas.
Diversas pessoas virão, com níveis diferentes de conhecimento. Por isso, criaremos módulos de treinamento para equalizar os desenvolvedores de modo que consigamos trabalhar juntos e avançar na mesma direção. Não é um processo fácil: cada um deve procurar desenvolver suas habilidades colaborativas para que o projeto avance. O ambiente será multidisciplinar e pessoas de outras áreas como arquitetos, biólogos, professores, engenheiros, advogados, jornalistas e urbanistas poderão participar. Criaremos uma lista de requisições e perguntas que qualquer pessoa identificada possa responder. A meritocracia faz parte deste projeto e aquele que for mais ativo receberá mais pontos e será rapidamente identificado por outros participantes. Queremos que pessoas de todas as áreas se envolvam no projeto.



8 ) Construiremos uma vitrine, uma espécie de portfólio.
Aqueles que participarem do projeto podem tirar proveito, pois estarão prontos para trabalhar em qualquer projeto. Já pensamos em criar um espécie de assinatura que será ativada dentro do jogo com uma combinação de teclas dizendo o que foi criado por quem, entre outras ideias possíveis.

9 ) Nos divertiremos muito!
O processo de criação de games é sempre muito divertido! Não há uma só conferência em que não saiam boas risadas e os brainstorms são sensacionais! O projeto é sério mas é muito divertido!




Para saber mais:
Toda sexta-feira às 21:00 nos reuniremos em conferência. Costumamos nos reunir sempre neste horário através de um canal do TeamSpeak. Eis abaixo outras das nossas formas de contato:

Timeline do PADGU: http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/6923/PADGU/
Fórum do projeto: http://simplesmentejogos.com.br/forum/viewforum.php?f=55
Site oficial (em construção): http://www.arroiodiluvio.com.br
Imagens do Projeto: http://www.flickr.com/photos/66258287@N06/
Canal do You Tube: http://www.youtube.com/user/ProjetoArroioDiluvio
Grupo do Facebook: http://www.facebook.com/groups/176296859102902?ap=1
Gostaríamos de divulgar também estes sites:
http://www.youtube.com/user/AguasBrasileiras
http://paginas.ufrgs.br/arroiodiluvio
Mais Imagens do Cheonggyecheon: http://www.slide.com/r/xMZAjErX1j8h4iFilXjKrCHC1Rz0zWXL

Já é possível se movimentar no setor vermelho: http://www.unificador.com.br/ArroioDiluvio/

wasd
espaço
mouse look
SHIFT ESQUERDO CORRE




Parte do Texto reproduzido de :



http://www.selectgame.com.br/aos-desenvolvedores-conhecam-o-projeto-arroio-diluvio-games-unity-3d/

rogerbif

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Re: PADGU Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D?

Mensagem por Tiger em Sex 12 Ago 2011, 22:46

Eu gostei desse projeto é bem ecológico ,o jogo eu acho uma boa iniciativa para mostrar e conscientizar a população a valorizar os nossos rios, e eu vi um vídeo beta do jogo, achei que estão indo no caminho certo, eu nunca fui de criar jogos 3D já que o mesmo é o dobro de esforço e dedicação, como em equipe tem mais vantagem se tiverem essa harmonia e cada um fazer sua parte.

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Re: PADGU Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D?

Mensagem por Klior em Sex 12 Ago 2011, 23:06

Que projeto maravilhoso, tudo perfeitamente organizado, projeto muito ambicioso, espero que consigam terminar.

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Re: PADGU Projeto Arroio Dilúvio Games Unity 3D?

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