Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Olá amigos,Esse e meu 100º post no fórum ,e quem ganha o presente é você.
Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.
Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo!
1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).
Feito isso tudo salve e teste.
jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.
Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.
Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.
Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo!
1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
- Código:
//objeto1
//subir
if keyboard_check(ord("W")){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(ord("A")){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(ord("D")){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(ord("S")){
y+=5}
- Código:
//objeto2
//subir
if keyboard_check(vk_up){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(vk_left){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(vk_right){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(vk_down){
y+=5
}
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).
Feito isso tudo salve e teste.
jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.
Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.
Última edição por Pit Bull em Qua 27 Jul 2011, 00:11, editado 2 vez(es)
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
O tutorial funciona bem.
Só que você poderia formatar e organizar melhor o tutorial, só assim ele será aprovado (pelo menos por mim).
Até mais!
Só que você poderia formatar e organizar melhor o tutorial, só assim ele será aprovado (pelo menos por mim).
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Você poderia me ensina a fazer aquele tipo de code que é idêntico ao do game maker?
Só assim vou poder arrumar 100%.
Só assim vou poder arrumar 100%.
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
É claro que ajudo.
É bem fácil, é só colocar:
Até mais!
É bem fácil, é só colocar:
- Código:
<gml> Meu código
Minha segunda linha
Minha terceira linha
</gml>
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Para fazer isso ultilize as tagsPit Bull escreveu:Você poderia me ensina a fazer aquele tipo de code que é idêntico ao do game maker?
Só assim vou poder arrumar 100%.
- Código:
<gml>//Código</gml>
{
game_end()
}
PS: Coloque [Tutorial] no titulo do tópico
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Tópico revisado e arrumado(não sei outro modo de explicar,se os moderadores souberem, peso para colocar)
@lucas 5293 já coloquei e muito obrigado por me ensinar o código.
@lucas 5293 já coloquei e muito obrigado por me ensinar o código.
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Wow! Que tópico mais legal!
Valeu mesmo, pois vai ajudar muita gente, inclusive eu!
OFF TOPIC:
Acessar esse site pelo iPad 2 e tão legal! @.@
Valeu mesmo, pois vai ajudar muita gente, inclusive eu!
OFF TOPIC:
Acessar esse site pelo iPad 2 e tão legal! @.@
Última edição por Zignaw em Sáb 02 Jul 2011, 13:00, editado 1 vez(es)
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Muito obrigado Zignaw,demorei muito escrevendo o tópico,desde de ontem 1 hora da manha ate 2 e meia dai eu fiquei com sono e dormi,acordei 10 horas e terminei ele "Pit Bull Hoje à(s) 11:05 am".Tinha algumas coisas que eu não sabia faze como [code][code] e coloca imagem.
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Ok, e legal saber disso!
Não sei como vcs conseguem acessar aqui nessas horas, pois eu já estou dormindo nessas horas.
Desculpem pela falta de assentos, pois estou acessando agora pelo meu iPad 2.
Não sei como vcs conseguem acessar aqui nessas horas, pois eu já estou dormindo nessas horas.
Desculpem pela falta de assentos, pois estou acessando agora pelo meu iPad 2.
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial- Fazendo um replay...
» Tutorial para iniciantes : Fazendo a sprite de um SOL usando o efeito Blur do GM !
» por um akaso tem como dividir a tela para 2 players so q se o player 1 passar pelo portal e ir para a proxima tela o player 2 nao ir a nao ser q ele passe pelo portal
» (lite)Sobre objeto ficar no canto da tela
» como faço objeto ficar no canto da tela?
» Tutorial para iniciantes : Fazendo a sprite de um SOL usando o efeito Blur do GM !
» por um akaso tem como dividir a tela para 2 players so q se o player 1 passar pelo portal e ir para a proxima tela o player 2 nao ir a nao ser q ele passe pelo portal
» (lite)Sobre objeto ficar no canto da tela
» como faço objeto ficar no canto da tela?
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos