GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Background - Funções e Variáveis

Ir para baixo

Background - Funções e Variáveis Empty Background - Funções e Variáveis

Mensagem por JV Justino Qui 30 Jun 2011, 18:31

Nome: Background - Funções e variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM8 Lite/Pro

Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.

Vamos Começar!

1- Criando e Editando Backgrounds


Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.

background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.

background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.

background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.

background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.

background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).

background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname

background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.

background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
  • 0- Horizontal
  • 1- Vertical
  • 2- Retângulo
  • 3- Elipse
  • 4- Horizontal Dupla
  • 5- Vertical Dupla

background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.

background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.

background_delete(ind)
Deleta o background ind.

background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.

2- Retornando Valores


background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.

background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.

background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.

background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.

background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.

3- Variáveis


background_color
Define qual será a cor de fundo da room.

background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.


Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.



background_visible[0-7]
Define se o background será visível.

background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.

background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.

background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.

background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.

background_width[0-7]
Define a largura do background.

background_height[0-7]
Define a altura do background.

background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.

background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.

background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.

background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.

background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.

background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.

background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.

background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.


E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!

さようなら!
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Background - Funções e Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos