Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Sprites - Funções e Variáveis
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Sprites - Funções e Variáveis
Nome: Sprites - Funções e Variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis relacionados a sprites
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial serão explicadas algumas funções relacionadas a Sprites e Sub-imagens.
Vamos Começar!
Algumas funções podem ser usadas para criar, copiar ou remover sprites. Na maioria das vezes devem estar seguidas de uma variável. As que precisarem estão marcadas com um *.
sprite_duplicate(ind) *
Duplica a sprite ind para a sprite criada pela variável. Se a sprite não existir, a função retornará -1.
sprite_assign(ind,source)
Copia a sprite definida em source e cola na sprite ind, a substituindo.
sprite_merge(ind1,ind2)
Adiciona as sub-imagens de ind2 para ind1, sem substituir as já existentes.
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)*
Adiciona uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. O nome do arquivo deve estar entre aspas e com a extensão no final. Em imgnumb você coloca a sub-imagem que deverá ser carregada. removeback define se a cor de fundo deverá ser removida. Smooth arredonda as bordas do desenho, e xorig e yorig definem o ponto de origem da sprite.
sprite_replace(ind,fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)
Substitui a sprite ind pela imagem fname. Os outros parâmetros são os mesmos que o da função anterior.
sprite_add_sprite(fname) *
Esta função permite adicionar somente arquivos de sprite do Game Maker (.gmspr)
sprite_replace_sprite(ind,fname)
Substitui a sprite ind pela imagem fname, que deve ser .gmspr.
sprite_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria a sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_add_from_screen(ind,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria uma sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_add_from_surface(ind,id,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_delete(ind)
Deleta a sprite ind
sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel da sprite ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels da sprite spr.
sprite_set_offset(ind,xoff,yoff)
Define o ponto de origem da sprite ind
sprite_collision_mask(ind,sepmasks,bboxmode,bbleft,bbright,bbtop,bbbottom,kind,tolerance)
Define a collision mask da sprite ind. sepmasks indica se deve haver um mask para cada sub-imagem. bboxmode define qual o modo da bounding box (0=automatic, 1=full image e 2=user defined). bbleft, bbright, bbtop, bbbottom indicam as posições da bounding box (somente se bboxmode for 2). kind define o tipo da mask (0=precise, 1=rectangle, 2=disk e 3=diamond). tolerance define a tolerância em relação ao alpha da sprite (0-255).
sprite_exists(ind)
Retorna se a sprite ind existe.
sprite_get_name(ind)
Retorna o nome da sprite ind.
sprite_get_number
Retorna o número de sub-imagens da sprite ind
sprite_get_width(ind)
Retorna a largura da sprite ind
sprite_get_height(ind)
Retorna a altura da sprite ind
sprite_get_xoffset
Retorna o x-offset da sprite ind.
sprite_get_bbox_left(ind)
Retorna o valor do lado esquerdo da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_right(ind)
Retorna o valor do lado direito da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_top(ind)
Retorna o valor do lado de cima da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_down(ind)
Retorna o valor do lado de baixo da bounding box da sprite ind
sprite_save(ind,subimg,fname) - PRO
Salva a sub-imagem subimg da sprite ind no arquivo fname. O arquivo será salvo no formato png.
sprite_save_strip(ind,fname) - PRO
Salva a sprite ind no arquivo fname.
sprite_index - Indica a sprite do objeto.
sprite_width - Indica a largura da sprite.
sprite_height - Indica a altura da sprite.
sprite_xoffset - Indica o x-offset da sprite.
sprite_yoffset - Indica o y-offset da sprite.
image_number - Indica o número de sub-imagens da sprite.
image_index - Indica a sub-imagem atual na animação.
image_speed - Indica a velocidade da animação.
image_xscale - Indica a escala horizontal da sprite.
image_yscale - Indica a escala vertical da sprite.
image_angle - Indica o ângulo da sprite. PRO
image_alpha - Indica a transparência da sprite.
image_blend - Indica a cor de mistura da sprite. PRO
bbox_left - Lado esquerdo da bounding box.
bbox_right - Lado direito da bounding box.
bbox_top - Lado de cima da bounding box.
bbox_bottom - Lado de baixo da bounding box.
Pra quem não entendeu quando eu disse sprite ind, ind2 ou source, quis dizer que a ação ocorrerá na sprite definida em ind, ind2, etc.
E pra quem não sabe o quê é a bounding box, ela é a caixa que define qual parte da sprite poderá sofrer a colisão. Tudo o que estiver fora dela será ignorado durante a colisão do objeto.
E o tutorial termina aqui, espero ter ajudado e qualquer coisa é só perguntar!
さようなら!
Descrição: Usando funções e variáveis relacionados a sprites
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial serão explicadas algumas funções relacionadas a Sprites e Sub-imagens.
Vamos Começar!
1- Criando novas Sprites
Algumas funções podem ser usadas para criar, copiar ou remover sprites. Na maioria das vezes devem estar seguidas de uma variável. As que precisarem estão marcadas com um *.
sprite_duplicate(ind) *
Duplica a sprite ind para a sprite criada pela variável. Se a sprite não existir, a função retornará -1.
sprite_assign(ind,source)
Copia a sprite definida em source e cola na sprite ind, a substituindo.
sprite_merge(ind1,ind2)
Adiciona as sub-imagens de ind2 para ind1, sem substituir as já existentes.
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)*
Adiciona uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. O nome do arquivo deve estar entre aspas e com a extensão no final. Em imgnumb você coloca a sub-imagem que deverá ser carregada. removeback define se a cor de fundo deverá ser removida. Smooth arredonda as bordas do desenho, e xorig e yorig definem o ponto de origem da sprite.
sprite_replace(ind,fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)
Substitui a sprite ind pela imagem fname. Os outros parâmetros são os mesmos que o da função anterior.
sprite_add_sprite(fname) *
Esta função permite adicionar somente arquivos de sprite do Game Maker (.gmspr)
sprite_replace_sprite(ind,fname)
Substitui a sprite ind pela imagem fname, que deve ser .gmspr.
sprite_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria a sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_add_from_screen(ind,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria uma sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_add_from_surface(ind,id,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_delete(ind)
Deleta a sprite ind
2- Editando Sprites
sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel da sprite ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels da sprite spr.
sprite_set_offset(ind,xoff,yoff)
Define o ponto de origem da sprite ind
sprite_collision_mask(ind,sepmasks,bboxmode,bbleft,bbright,bbtop,bbbottom,kind,tolerance)
Define a collision mask da sprite ind. sepmasks indica se deve haver um mask para cada sub-imagem. bboxmode define qual o modo da bounding box (0=automatic, 1=full image e 2=user defined). bbleft, bbright, bbtop, bbbottom indicam as posições da bounding box (somente se bboxmode for 2). kind define o tipo da mask (0=precise, 1=rectangle, 2=disk e 3=diamond). tolerance define a tolerância em relação ao alpha da sprite (0-255).
3- Retornando valores
sprite_exists(ind)
Retorna se a sprite ind existe.
sprite_get_name(ind)
Retorna o nome da sprite ind.
sprite_get_number
Retorna o número de sub-imagens da sprite ind
sprite_get_width(ind)
Retorna a largura da sprite ind
sprite_get_height(ind)
Retorna a altura da sprite ind
sprite_get_xoffset
Retorna o x-offset da sprite ind.
sprite_get_bbox_left(ind)
Retorna o valor do lado esquerdo da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_right(ind)
Retorna o valor do lado direito da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_top(ind)
Retorna o valor do lado de cima da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_down(ind)
Retorna o valor do lado de baixo da bounding box da sprite ind
4- Salvando Sprites
sprite_save(ind,subimg,fname) - PRO
Salva a sub-imagem subimg da sprite ind no arquivo fname. O arquivo será salvo no formato png.
sprite_save_strip(ind,fname) - PRO
Salva a sprite ind no arquivo fname.
5- Variáveis
sprite_index - Indica a sprite do objeto.
sprite_width - Indica a largura da sprite.
sprite_height - Indica a altura da sprite.
sprite_xoffset - Indica o x-offset da sprite.
sprite_yoffset - Indica o y-offset da sprite.
image_number - Indica o número de sub-imagens da sprite.
image_index - Indica a sub-imagem atual na animação.
image_speed - Indica a velocidade da animação.
image_xscale - Indica a escala horizontal da sprite.
image_yscale - Indica a escala vertical da sprite.
image_angle - Indica o ângulo da sprite. PRO
image_alpha - Indica a transparência da sprite.
image_blend - Indica a cor de mistura da sprite. PRO
bbox_left - Lado esquerdo da bounding box.
bbox_right - Lado direito da bounding box.
bbox_top - Lado de cima da bounding box.
bbox_bottom - Lado de baixo da bounding box.
6- Explicações extras
Pra quem não entendeu quando eu disse sprite ind, ind2 ou source, quis dizer que a ação ocorrerá na sprite definida em ind, ind2, etc.
E pra quem não sabe o quê é a bounding box, ela é a caixa que define qual parte da sprite poderá sofrer a colisão. Tudo o que estiver fora dela será ignorado durante a colisão do objeto.
E o tutorial termina aqui, espero ter ajudado e qualquer coisa é só perguntar!
さようなら!
Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:18, editado 4 vez(es)
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprites - Funções e Variáveis
muito bom o Tutorial.
bem explicadinho nota: 10 tem umas ai que eu nem conheço
bem explicadinho nota: 10 tem umas ai que eu nem conheço
Re: Sprites - Funções e Variáveis
Muito obrigado!sonic luan escreveu:muito bom o Tutorial.
bem explicadinho nota: 10 tem umas ai que eu nem conheço
Para falar a verdade, eu mesmo não conhecia algumas .
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprites - Funções e Variáveis
Mais um ótimo tutorial seu cara, como já tinha dito, gostei muito do estilo, bem explicado, bem formatado, direto e objetivo. Continue assim explicando as funções do GM para conhecermos ainda mais os Códigos. E assim podemos diminuir as limitações nos nossos jogos.
Só acho que você devia explicar um pouco mais sobre ind, bouding box e etc...
Só acho que você devia explicar um pouco mais sobre ind, bouding box e etc...
Parabéns, movido para a sessão de Tutoriais Aprovados
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» AZ - Variaveis de sprites e imagens
» Background - Funções e Variáveis
» Funções para manipular variaveis
» Tem Como Colocar Variáveis,Funções do Gm81 no Gms?
» Super Manual Prático de Funções e Variáveis do Game Maker 8.0 [Letra A]
» Background - Funções e Variáveis
» Funções para manipular variaveis
» Tem Como Colocar Variáveis,Funções do Gm81 no Gms?
» Super Manual Prático de Funções e Variáveis do Game Maker 8.0 [Letra A]
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos