Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Background - Funções e Variáveis
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Background - Funções e Variáveis
Nome: Background - Funções e variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.
Vamos Começar!
Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.
background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.
background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.
background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.
background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.
background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).
background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname
background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.
background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
background_delete(ind)
Deleta o background ind.
background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.
background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.
background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.
background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.
background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.
background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.
background_color
Define qual será a cor de fundo da room.
background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.
Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.
background_visible[0-7]
Define se o background será visível.
background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.
background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.
background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.
background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.
background_width[0-7]
Define a largura do background.
background_height[0-7]
Define a altura do background.
background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.
background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.
background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.
background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.
background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.
background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.
background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.
background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.
E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!
さようなら!
Descrição: Usando funções e variáveis para manipular Backgrounds
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial será ensinado como usar funções e variáveis para criar, editar e remover Backgrounds.
Vamos Começar!
1- Criando e Editando Backgrounds
Sempre que são criados recursos por meio de funções, eles retornam o valor para uma variável que deverá segui-las. Se for necessário o uso de um variável na função, ela estará marcada com um *.
background_duplicate(ind)*
Duplica o background definido em ind, retornando seu valor para a variável.
background_assign(ind,source)
Copia o background definido em source e cola no background ind.
background_add(fname,removeback,smooth)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, retornando o valor para a variável. Em removeback deve ser colocado 1 se quiser que a cor de fundo seja removida ou 0 se não quiser. Em smooth deve ser colocado 1 se quiser que as bordas sejam arredondadas ou 0se não quiser.
background_replace(ind,fname,removeback,smooth)
Faz o mesmo que a anterior, mas substituindo o background ind pela imagem do arquivo fname.
background_add_background(fname)*
Adiciona um background a partir do arquivo fname, que deve ser um arquivo padrão de backgrounds do Game Maker (.gmbck).
background_replace_background(ind,fname)
Substitui o background ind pelo background do arquivo fname
background_create_color(w,h,col)*
Cria um background de uma única cor, com largura w, altura h e cor col.
background_create_gradient(w,h,col1,col2,kind)*
Cria um background gradiente, de largura w altura h, e com a mistura das cores col1 e col2. Em kind deve ser colocada a forma que será feito gradiente. Elas são:
- 0- Horizontal
- 1- Vertical
- 2- Retângulo
- 3- Elipse
- 4- Horizontal Dupla
- 5- Vertical Dupla
background_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
background_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth)*
Cria um background copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
background_delete(ind)
Deleta o background ind.
background_set_alpha_from_background(ind,back)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel do background ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels do background back.
2- Retornando Valores
background_exists(ind)
Retorna se o background ind existe.
background_get_name(ind)
Retorna o nome do background ind.
background_get_width(ind)
Retorna a largura do background ind.
background_get_height(ind)
Retorna a altura do background ind.
background_get_texture(back)
Retorna a textura do background back.
3- Variáveis
background_color
Define qual será a cor de fundo da room.
background_showcolor
Define se a cor de fundo deverá ser mostrada.
Em cada room do Game Maker é possível inserir 8 backgrounds, mas não existem 8 variáveis para cada atributo, e então são usadas Arrays. Se você não sabe o que são Arrays, pesquise no fórum, pois existem muito tutoriais ensinando. As arrays podem receber valores de 0 a 7, e farão efeito somente no background com o mesmo número da array.
background_visible[0-7]
Define se o background será visível.
background_foreground[0-7]
Define se o background será um foreground, ou seja, ficará a frente de todos os elementos da room.
background_index[0-7]
Define qual será o background a ser desenhado.
background_x[0-7]
Define a posição x do background na room.
background_y[0-7]
Define a posição y do background na room.
background_width[0-7]
Define a largura do background.
background_height[0-7]
Define a altura do background.
background_htiled[0-7]
Define se o background se repetirá horizontalmente.
background_vtiled[0-7]
Define se o background se repetirá verticalmente.
background_xscale[0-7]
Define a escala horizontal do background. Não pode receber valores negativos.
background_yscale[0-7]
Define a escala vertical do background. Não pode receber valores negativos.
background_hspeed[0-7]
Define a velocidade horizontal do background.
background_vspeed[0-7]
Define a velocidade vertical do background.
background_blend[0-7] - Pro
Define a cor de mistura do background. Use c_white para nenhuma mistura.
background_alpha[0-7]
Define a transparência do background.
E chega ao fim este tutorial. Quem tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só falar!
さようなら!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Super Manual Prático de Funções e Variáveis do Game Maker 8.0 [Letra A]
» Sprites - Funções e Variáveis
» Funções para manipular variaveis
» Tem Como Colocar Variáveis,Funções do Gm81 no Gms?
» AZ - Variaveis de background
» Sprites - Funções e Variáveis
» Funções para manipular variaveis
» Tem Como Colocar Variáveis,Funções do Gm81 no Gms?
» AZ - Variaveis de background
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|