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Draw - Explicando algumas funções

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Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino em Qui 23 Jun 2011, 21:34

Nome: Draw - Explicando algumas funções
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Ní­vel: Intermediário
Requerimentos: GM8 Lite/Pro

Oá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.

Vamos Começar!

1- Desenhando Formas:

draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.

draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.

draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).

draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).

draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.

draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).

draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.

draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.

draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r

draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.

draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size

draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:


2- Usando Cor e Alpha:

draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.

draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color

draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.

draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha

draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.

Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow


Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV

make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.

make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.

color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.

color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.

color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.

color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.

color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.

color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.

merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.

Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!


Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:21, editado 8 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Dancity em Qui 23 Jun 2011, 21:52

Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.

Parabéns, nota: 10

Ah, só uma coisa, Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino em Qui 23 Jun 2011, 21:55

@Dancity escreveu:Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.

Parabéns, nota: 10

Ah, só uma coisa? Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
lol! Eu estava achando que a formatação estava confusa!

Quanto a ser do lite, eu acho que é mesmo, pois no Help do GM não havia nada falando.
Vou dar mais uma olhada aqui para ver se acho alguma coisa.

Muito obrigado por comentar!

flw

-Edit-
Testei todos os códigos no GM8 Lite, e todos funcionaram.


Última edição por joao vitor jv em Qui 23 Jun 2011, 23:17, editado 1 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por PedroX em Qui 23 Jun 2011, 22:14

O tutorial está bom.
Recebeu o selo de aprovado.
Ficou simples e objetivo.

Obs: Acho que funções de alpha não funcionam no lite.

Até mais!

PedroX

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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Need_90 em Qui 23 Jun 2011, 22:21

nossa muito bom mesmo,lol

Off : pq a fonte ta assim?
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino em Qui 23 Jun 2011, 23:23

Provavelmente foi o post do Pedro, como ele mesmo disse.
Acho que qualquer acento ou cedilha nos posts virarão esses símbolos.

AFF

-Edit-
Já arrumei o tópico, e acho que não irá trocar os caracteres novamente Happy
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Super Games em Sex 24 Jun 2011, 08:32

Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.

Off:O Curso GMLs está a caminho!
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Super Games

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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino em Sex 24 Jun 2011, 11:37

@Fiuz'en Had escreveu:Corrigi o tópico e a mensagem do Pedro Henrique. Ambos com caracteres estranhos..

Enfim, ótimo tutorial.
Muito obrigado Fiuz'en Had!

@Super Games escreveu:Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.

Off:O Curso GMLs está a caminho!
Eu achei que minhas explicações estavam muito vagas, e a formatação era confusa...
Agradeço a todos pelos comentários! Feliz
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por PedroX em Sex 24 Jun 2011, 12:22

Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.

Até mais!

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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino em Sex 24 Jun 2011, 12:30

@Pedro Henrique escreveu:Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.

Até mais!
Sem problemas Pedro! O importante é que o problema já foi resolvido e o tutorial consertado.

flw
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Adriano Heartless em Ter 26 Jul 2011, 13:39

Aproveitando o tutorial do joao tenho uma dúvida que com certeza já foi explicada aqui no fórum mas não consigo achar de jeito nenhum >.<

Por exemplo quando temos um objeto com evento draw nele e marcamos uma sprite para ele siplismente não aparece e o objeto fica invisivel. Gostaria de saber como usar umobjeto com evento draw e ao mesmo tempo definir um sprite para le sem que ele suma?
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Igor KinGamer em Ter 26 Jul 2011, 13:44

É só você colocar no evento Draw:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Só que, se você estiver usando image_angle, image_alpha e/ou image_blend, você tem que usar o draw_spr_ext().

@Topic:

O tópico está muito bem formatado e bem explicado. É o básico, mas pra quem não sabe, muito útil.
(Eu nem sabia que existia a função draw_clear oO)


Última edição por Igor KinGamer em Ter 26 Jul 2011, 13:48, editado 2 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Adriano Heartless em Ter 26 Jul 2011, 13:46

Pow Igor vlw mesmo cara, tava procurando isso aqui faz um tempo pois estava meio chato ficar craido um objeto separado para draw e outro para colocar nas room dava um trabalho danado mas, agora não vai dar mais trabalho LOL
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Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por GameMakerPortugal em Qua 27 Jul 2011, 16:42

Octimo tutorial. Espero que faça muitos mais. ;D
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Re: Draw - Explicando algumas funções

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