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Draw - Explicando algumas funções
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JV Justino
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Draw - Explicando algumas funções
Nome: Draw - Explicando algumas funções
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Oá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.
Vamos Começar!
draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.
draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.
draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).
draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).
draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.
draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.
draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.
draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size
draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:
draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color
draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha
draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.
Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV
make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.
make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.
color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.
color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.
color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.
color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.
color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.
color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.
merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.
Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Oá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.
Vamos Começar!
1- Desenhando Formas:
draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.
draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.
draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).
draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).
draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.
draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.
draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.
draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size
draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:
2- Usando Cor e Alpha:
draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color
draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha
draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.
Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV
make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.
make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.
color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.
color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.
color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.
color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.
color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.
color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.
merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.
Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!
Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:21, editado 8 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.
Parabéns, nota: 10
Ah, só uma coisa, Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.
Parabéns, nota: 10
Ah, só uma coisa, Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Eu estava achando que a formatação estava confusa!Dancity escreveu:Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.
Parabéns, nota: 10
Ah, só uma coisa? Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
Quanto a ser do lite, eu acho que é mesmo, pois no Help do GM não havia nada falando.
Vou dar mais uma olhada aqui para ver se acho alguma coisa.
Muito obrigado por comentar!
-Edit-
Testei todos os códigos no Lite, e todos funcionaram.
Última edição por joao vitor jv em Qui 23 Jun 2011, 23:17, editado 1 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções
O tutorial está bom.
Recebeu o selo de aprovado.
Ficou simples e objetivo.
Obs: Acho que funções de alpha não funcionam no lite.
Até mais!
Recebeu o selo de aprovado.
Ficou simples e objetivo.
Obs: Acho que funções de alpha não funcionam no lite.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Draw - Explicando algumas funções
nossa muito bom mesmo,lol
Off : pq a fonte ta assim?
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Provavelmente foi o post do Pedro, como ele mesmo disse.
Acho que qualquer acento ou cedilha nos posts virarão esses símbolos.
AFF
-Edit-
Já arrumei o tópico, e acho que não irá trocar os caracteres novamente
Acho que qualquer acento ou cedilha nos posts virarão esses símbolos.
AFF
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Já arrumei o tópico, e acho que não irá trocar os caracteres novamente
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.
Off:O Curso GMLs está a caminho!
Off:O Curso GMLs está a caminho!
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Muito obrigado Fiuz'en Had!Fiuz'en Had escreveu:Corrigi o tópico e a mensagem do Pedro Henrique. Ambos com caracteres estranhos..
Enfim, ótimo tutorial.
Eu achei que minhas explicações estavam muito vagas, e a formatação era confusa...Super Games escreveu:Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.
Off:O Curso GMLs está a caminho!
Agradeço a todos pelos comentários!
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.
Até mais!
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.
Até mais!
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Sem problemas Pedro! O importante é que o problema já foi resolvido e o tutorial consertado.Pedro Henrique escreveu:Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.
Até mais!
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Aproveitando o tutorial do joao tenho uma dúvida que com certeza já foi explicada aqui no fórum mas não consigo achar de jeito nenhum >.<
Por exemplo quando temos um objeto com evento draw nele e marcamos uma sprite para ele siplismente não aparece e o objeto fica invisivel. Gostaria de saber como usar umobjeto com evento draw e ao mesmo tempo definir um sprite para le sem que ele suma?
Por exemplo quando temos um objeto com evento draw nele e marcamos uma sprite para ele siplismente não aparece e o objeto fica invisivel. Gostaria de saber como usar umobjeto com evento draw e ao mesmo tempo definir um sprite para le sem que ele suma?
Re: Draw - Explicando algumas funções
É só você colocar no evento Draw:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Só que, se você estiver usando image_angle, image_alpha e/ou image_blend, você tem que usar o draw_spr_ext().
@Topic:
O tópico está muito bem formatado e bem explicado. É o básico, mas pra quem não sabe, muito útil.
(Eu nem sabia que existia a função draw_clear oO)
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Só que, se você estiver usando image_angle, image_alpha e/ou image_blend, você tem que usar o draw_spr_ext().
@Topic:
O tópico está muito bem formatado e bem explicado. É o básico, mas pra quem não sabe, muito útil.
(Eu nem sabia que existia a função draw_clear oO)
Última edição por Igor KinGamer em Ter 26 Jul 2011, 13:48, editado 2 vez(es)
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Re: Draw - Explicando algumas funções
Pow Igor vlw mesmo cara, tava procurando isso aqui faz um tempo pois estava meio chato ficar craido um objeto separado para draw e outro para colocar nas room dava um trabalho danado mas, agora não vai dar mais trabalho LOL
Re: Draw - Explicando algumas funções
Octimo tutorial. Espero que faça muitos mais. ;D
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