dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

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dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por PhanPher em Sab 04 Jun 2011, 15:30

eu to fazendo um jogo estilo arkanoid
mas quando a bola destrói todos os blocos como que eu posso fazer para passar de tela --\' ?
mas tem que funcionar na versão grátis do GM GM8 zangado


a outra é como que eu fasso o player ter vidas la! ? (eu pensava que já vinha com vidas nervoso )

e a última é como que eu coloco do lado da tela tipo uma tabela do lado da tela computador , com as vidas, os pontos, a tela, e o nome do jogo, tem como colocar? anh!

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por sonic luan em Sab 04 Jun 2011, 15:43

sei a primeira duvida coloca:
Código:

if !instance_exist(obj_bloco)
{root_goto_next()}


Última edição por sonic luan em Sab 04 Jun 2011, 15:44, editado 1 vez(es)

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por Lucas 5293 em Sab 04 Jun 2011, 15:43

Primeiramente bem-vindo ao fórum
Voce pode consultar as aulas do reddragon que ajudam muitos iniciantes:
Clicando Aqui

ou

para quando o todos os blocos forem destruidos passar de fase no evento step do player arraste o execute code e escreva:
Código:
if !instance_exist(obj_bloco){root_goto_next()}
e para o player ter vidas coloque no execute code do evento create dele:
Código:
lifes=3
e para diminuir as vidas coloca:
Código:
lifes-=1
e para aumentar as vidas coloca:
Código:
lifes+=1
e para quando as vidas acabarem reiniciar a fase coloca
Código:
if lifes<=0
room_restart()


Última edição por Lucas 3952 em Sab 04 Jun 2011, 15:54, editado 1 vez(es)

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por Need_90 em Sab 04 Jun 2011, 15:51

isso responde a 2ª e 3ª duvida
Clique aqui

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por Shadow10 em Sab 04 Jun 2011, 15:51

Nas propriedades do player, adicione um evento create e nele cole isso:
Código:
global.vidas = 5;
global.pontos = 0;

Em um outro objeto adicione um evento draw e cole isso:
Código:
draw_set_color(c_white);
draw_text(x,y,"Vidas : "+string(global.vidas)+" Pontos : "+string(global.pontos));
Ja nesse evento de destruir blocos, o Sonic Luan respondeu certo.

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por LCS em Sab 04 Jun 2011, 16:02

Primeiramente bem vindo ao fótum como o Lucas disse ali em cima leia as aulas do reddragon para entender como funciona o básico de gml e como funciona o básico do gm também

mas vamos lá

1º Cria um obj chamado obj_control no step dele tu coloca o seguinte

Código:
if !instance_exists(nome_do_objeto_bloco_vai_aqui)
{
  room_goto_next()
}
nesse checamos se nao existir mais nenhuma instancia do objeto bloco entao vamos para a proxima room

2º adcione um evento create nesse objeto control e escreve:

Código:
lives=3
agora no draw desse objeto control coloca o seguinte
Código:
draw_text(12,12,"Vidas: "+string(lives))
isso desenha o numero de vidas

3º agora terceira é quase a mesma coisa que a segunda supondo que tu ja tenha definido o score no jogo é a mesma logica, desenhar um texto com o valor do score
Código:
draw_text(64,12,"Score: "+string(score))
tu pode mudar o valor de x e y

mas ainda recomendo tu ver as aulas do reddragon porque se não tu não vai entender nada deses codes ai
flws!

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por PhanPher em Sab 04 Jun 2011, 16:36

valeu ae, mas e quando é + de 1 bloco, tipo
obj_bloco1, obj_bloco2, etc..
o que que tem que fazer?

PhanPher

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Re: dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

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