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[Pedido] Exemplos de Inimigos para plataforma

em Sab 22 Jan 2011, 04:32
Olá pessoal...
Eu estou com uma dúvida um tanto cruel na programação de meu jogo.
Até então, os inimigos que programei são apenas típicos andarilhos, se movem pelo solo, com alguma AI, como pular, fugir do herói, correr em direção dele, perseguir, parar às vezes e lançar alguma coisa e etc.

Mas, me deparei com uma coisa: Como programar inimigos que, por exemplo, voam em direção ao herói apenas quando ele está na tela, que seguem uma determinada rota, que sua AI só o faça seguir por um certo caminho, mesmo que não seja de uma forma linear ( está preso a uma haste ou coisa do gênero ) e etc?

Existe alguma Engine que contenha exemplos de programação de inimigos?
Eu não estou tendo problemas com a AI dos mesmos, mas realmente eu estou com poucas idéias de como programar esses tipos especiais que eu comentei, principalmente Bosses...

E outra dúvida: Existe algum tutorial explicando como é o funcionamento do sistema de trilhas ( Paths ) do Game Maker? Se sim, poderiam me passar o Link ou me orientar sobre onde procurar-lo?

Desde já agradeço a atenção...
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Re: [Pedido] Exemplos de Inimigos para plataforma

em Sab 22 Jan 2011, 16:47
R.N.Liar: Basta vc criar um path, por exemplo. vc quer fazer com que um inimigo se movimente no ar... vc vai em "Criar Path", vai abrir uma janela quadriculada, lá tem um quadrado bem pequeno (Acho que verde) que vc pode clicar e arrastar para formar um caminho, depois de criar o caminho nomeie e salve o path.
Vá no seu inimigo, crie um evento CREATE, vá na ação "Set a path", e no espaço que estiver escrito path: escolha o path que vc fez (aquele que vc nomeou) e para colocar ele no jogo vá na room que vc quiser clique no objeto (inimigo) que vc colocou o path e coloque-o onde vc quiser, se quiser no alto é só colocar o objeto no alto...
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Re: [Pedido] Exemplos de Inimigos para plataforma

em Sab 22 Jan 2011, 17:24
olha pro inimigo seguir o personagem vc coloca o seguinte nostep dele
Código:
if player.x>x{
hspeed=2
image_xscale=-1
}else{
hspeed=-2
image_xscale=1
}
vc faz assim ae ele vai perseguir o personagem blz?! espero ter ajudado
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Re: [Pedido] Exemplos de Inimigos para plataforma

em Sab 22 Jan 2011, 17:38
Ceramente para fazer uma IA deste jeito quer uma grande experiencia R.N.Liar, você pode ir na assinatura do Jiraya, lá tem uma engine de IA simples de plataforma, básica mas boa.


Espero ter ajudado...
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Re: [Pedido] Exemplos de Inimigos para plataforma

em Sab 22 Jan 2011, 17:49
Na questão de programar AI, eu não tive problemas...
A questão, é sobre certos tipos de inimigos, tipo pássaros e morcegos que agem apenas quando estão na tela ou perto do herói, inimigos que seguem sua rota por um objeto apenas, que tem seus movimentos restritos a uma haste, por exemplo, um bicho tem sua AI definida, mas não pode ficar a tal distância de um tal objeto, por exemplo, como se estivesse preso por uma corrente e etc...
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