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IA Para Inimigos, Vidas, Especiais e Inimigos executando movimentos.

em Seg 04 Jul 2011, 21:06
Olá comunidade da GMBR!Venho fazer um pergunta: Como posso fazer o inimigo sempre me atacar, caso eu chegue perto.Por exemplo, caso o jogador chegue perto do inimigo, ele irá atacá-lo e caso ele tente fugir, ele irá atrás até o matar.Eu gostaria de saber algum tutorial que de informações de como fazer isso.

Venho trazer também outras perguntas: Como posso fazer com que a barra de vida diminua 10% da vida quando o jogador levar um ataque?Como posso fazer com que a barra de especial aumente a cada ataque dado no inimigo?Como posso fazer o inimigo executar os sprites de movimento, como são ensinados na aula 7: Levante e Ande por Reddragon?

Spoiler:

A última pergunta, só preciso que ele tenha IA para executar funções como: Atacar, Pular, Andar, etc...

Por favor, me respondam!Caso tenha algum tutorial no fórum, me indique! Exclamation

Para responder as perguntas, coloque nessa ordem para ficar mais fácil de eu entender:

1ª Pergunta:

2ªPergunta:

3ª Pergunta:

Última pergunta:

Valeu!Eu ficarei muito grato se me ajudarem! ;)
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Re: IA Para Inimigos, Vidas, Especiais e Inimigos executando movimentos.

em Seg 04 Jul 2011, 21:26
1ª Pergunta - Para o inimigo atacar quando estiver perto basta fazer isso:
Código:
 if distance_to_object(player)<10 then
{
ataque
}

No caso você muda a distancia que eu coloquei como 10. Lembre de trocar o nome "player" para o nome do seu personagem.

Aqui, se a distancia for maior que 10, o inimigo irá perseguir o personagem:
Código:
if distance_to_object(personagem)>10 then
{
if personagem.x<inimigo.x then inimigo.x+=5;
if personagem.x>inimigo.x then inimigo.x-=5;
}

Não testei, se tiver algo errado é só avisar.
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Re: IA Para Inimigos, Vidas, Especiais e Inimigos executando movimentos.

em Seg 04 Jul 2011, 23:23
2º pergunta: Eu fiz um tutorial de barra de sangue,mostra como fazer um barra,diminui-la e aumenta-la.
AQUI
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Re: IA Para Inimigos, Vidas, Especiais e Inimigos executando movimentos.

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